Ecossistema de Games
A indústria de games global passou de uma diversão dos jovens para um lugar de destaque na estratégia de renovação tecnológica de inúmeros países.
Publicado em: Leitura: 2 minutos
A indústria de games cresce há anos de maneira exponencial. Esse desenvolvimento acelerado do setor se deve a inúmeros fatores, entre eles, habilidade de dialogar com todas as engrenagens envolvidas na criação de um jogo digital.
Dica: depois desta leitura, embarque no episódio #15 do nosso podcast Plano de Voo.
Um entretenimento que alcança mais de 70% da população brasileira merece um olhar especial. Além disso, a maioria dos players são mulheres. Que oportunidades estão por trás dos games? Para falar sobre isso e muito mais, o Plano de Voo recebe Everton Vieira, da Izyplay, e Carolina Ferreira, gestora do Programa de Games do Sebrae RS. Confira!
Produzir games é uma tarefa extremamente desafiadora. Envolve compreender todos os diversos aspectos relativos à produção, do design à codificação, passando pela gestão de projetos, marketing e finanças. Para algumas empresas de pequeno porte, lidar com todas essas responsabilidades é algo que traz para o processo de criação uma complexidade muitas vezes difícil de se atravessar para que um jogo seja efetivamente lançado. Artistas, programadores, modeladores 3D, game designers, compositores e designers de efeitos sonoros devem atuar em harmonia de acordo com influências externas como estratégia de marketing e vendas, relações públicas, investidores e publicadores. Plataformas de segurança de dados, meios de pagamento, gestão e negociação de anúncios, aquisição de usuários (Gusmão), enfim, um ecossistema complexo e que deve ser compreendido pelos empreendedores para atingir uma fatia de mercado. Todo este sistema que compõe o funcionamento da indústria, caracteriza-se como oportunidade de empregabilidade para os indivíduos que buscam colocação neste mercado, mas, acima de tudo, em um mundo onde empreender é uma tendência e, muitas vezes, uma necessidade. Como no caso do Brasil a empregabilidade ainda é baixa, o setor possui uma infinidade de posições a serem exploradas dentro deste ecossistema.
A indústria de games global passou de uma diversão dos jovens para um lugar de destaque na estratégia de renovação tecnológica de inúmeros países.
No Estado do Rio Grande do Sul, a indústria de games tem apresentado um desenvolvimento muito consistente e com um planejamento conjunto entre as empresas para fortalecer o setor, temos muito espaço para crescer neste mercado promissor.
Gostou deste conteúdo? Então aproveite o Curso Online Gratuito Estratégias para identificar oportunidades de mercado: construa a estratégia de mercado da empresa considerando seus interesses pessoais, da empresa e do ambiente onde estão inseridos.
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: