Ecossistema de Games

A indústria de games global passou de uma diversão dos jovens para um lugar de destaque na estratégia de renovação tecnológica de inúmeros países.

Publicado em: Leitura: 2 minutos

A indústria de games cresce há anos de maneira exponencial. Esse desenvolvimento acelerado do setor se deve a inúmeros fatores, entre eles, habilidade de dialogar com todas as engrenagens envolvidas na criação de um jogo digital.

Dica: depois desta leitura, embarque no episódio #15 do nosso podcast Plano de Voo.

Um entretenimento que alcança mais de 70% da população brasileira merece um olhar especial. Além disso, a maioria dos players são mulheres. Que oportunidades estão por trás dos games? Para falar sobre isso e muito mais, o Plano de Voo recebe Everton Vieira, da Izyplay, e Carolina Ferreira, gestora do Programa de Games do Sebrae RS. Confira!

Produzir games é uma tarefa extremamente desafiadora. Envolve compreender todos os diversos aspectos relativos à produção, do design à codificação, passando pela gestão de projetos, marketing e finanças. Para algumas empresas de pequeno porte, lidar com todas essas responsabilidades é algo que traz para o processo de criação uma complexidade muitas vezes difícil de se atravessar para que um jogo seja efetivamente lançado. Artistas, programadores, modeladores 3D, game designers, compositores e designers de efeitos sonoros devem atuar em harmonia de acordo com influências externas como estratégia de marketing e vendas, relações públicas, investidores e publicadores. Plataformas de segurança de dados, meios de pagamento, gestão e negociação de anúncios, aquisição de usuários (Gusmão), enfim, um ecossistema complexo e que deve ser compreendido pelos empreendedores para atingir uma fatia de mercado. Todo este sistema que compõe o funcionamento da indústria, caracteriza-se como oportunidade de empregabilidade para os indivíduos que buscam colocação neste mercado, mas, acima de tudo, em um mundo onde empreender é uma tendência e, muitas vezes, uma necessidade. Como no caso do Brasil a empregabilidade ainda é baixa, o setor possui uma infinidade de posições a serem exploradas dentro deste ecossistema.

A indústria de games global passou de uma diversão dos jovens para um lugar de destaque na estratégia de renovação tecnológica de inúmeros países.

ecossitsema de games

No Estado do Rio Grande do Sul, a indústria de games tem apresentado um desenvolvimento muito consistente e com um planejamento conjunto entre as empresas para fortalecer o setor, temos muito espaço para crescer neste mercado promissor.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite o Curso Online Gratuito Estratégias para identificar oportunidades de mercado: construa a estratégia de mercado da empresa considerando seus interesses pessoais, da empresa e do ambiente onde estão inseridos.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: