Criatividade e Imaginação: táticas de inovação que podem transformar o seu negócio

Descubra como transformar o seu negócio utilizando criatividade e imaginação para gerar inovação.

Publicado em: Leitura: 2 minutosNível: Básico

Criatividade e imaginação podem parecer algo subjetivo num primeiro momento. Pois bem, se pensarmos com atenção, as duas estão presentes no cotidiano e o que precisamos é entender como ambas podem nos ajudar a transformar o nosso negócio.

Antes de descobrir como desenvolver o potencial criativo e como utilizar a imaginação para transformar ideias, vamos relembrar o que sabemos de criatividade e imaginação:

Criatividade: é a capacidade de criar e produzir coisas novas ou transformar o ambiente conforme necessidade. Não se trata de algo único, específico e limitado e aumenta na medida em que geramos repertório, entendimento e conexão.

Imaginação: é quando criamos a partir da combinação de ideias criativas e pensamos além da nossa própria realidade.

O resultado da soma entre criatividade e imaginação é o que move a sociedade, o ambiente e as pessoas para um lugar melhor. Ou seja, podemos dizer que as duas promovem a habilidade de trazer à tona soluções novas e valiosas para o nosso negócio. Agora que sabemos o que é criatividade e imaginação, vamos descobrir como podemos utilizá-las para transformar o nosso negócio.

criatividade e imaginação: imagem de uma lâmpada com trações de um foguete abaixo dela

Como criatividade e imaginação podem ajudar a transformar o seu negócio?

Para iniciar você pode imaginar como seria o seu negócio daqui um ano. Digamos que na sua imaginação você pensou que seu negócio atraiu novos clientes, aumentou vendas e por consequência faturou mais. Agora, utilizando novamente a sua imaginação, pense em como você gerou a atração dos novos clientes? Para auxiliar, podemos utilizar a criatividade:

  • Imagine alguma melhoria para o seu negócio, podendo ser uma forma diferente de divulgar seu produto/serviço, ampliando a sua abrangência.
  • Pense em formas de atender alguma nova necessidade dos seus clientes ou de pessoas que você ainda não se relaciona.
  • Quem sabe uma outra maneira de organizar e gerir o seu negócio, liberando tempo para outras atividades, como por exemplo, desenvolver um novo produto/serviço e assim aumentar o seu mercado?

 

Agora que você imaginou o que pode fazer diferente, para potencializar ainda mais a sua criatividade, não deixe de conferir o curso Como ter ideias criativas e inovar na prática.

 

CONFIRA O CURSO

 

Para por as suas ideias em prática, comece priorizando das mais fáceis até as mais complexas, executando pequenas melhorias e não esqueça de realizar alguns testes e validar com os seus clientes, para poder direcionar e não errar nas suas escolhas. Para auxiliar na organização das suas ideias, você ainda pode participar do nosso curso Planejamento para inovar.

 

ACESSE AQUI

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: