Como usar a inteligência artificial na minha empresa?

Aproveite as dicas de inteligência artificial dos maiores nomes do varejo global para simplificar a tua rotina.

Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário

No ranking das tecnologias mais pesquisadas do Google em 2023, o grande destaque foi a Inteligência Artificial (IA). Termos como “Chat GPT”, “IA generativa” e “Como usar inteligência artificial na minha empresa?” também chamaram a atenção ao longo do último ano. Ou seja, as pessoas estão curiosas para entender mais sobre essa tecnologia e o teu negócio precisa ficar por dentro para aproveitar ao máximo o potencial dessas ferramentas.

Durante a NRF 2024, a maior feira do varejo, ficou claro como negócios de todos os setores e tamanhos podem aproveitar os benefícios dessa tecnologia. Então, bora te atualizar sobre inteligência artificial com os aprendizados das grandes empresas?

 

Crie experiências personalizadas

Na última edição da NRF, ficou claro que os clientes buscam experiências personalizadas, algo que grandes empresas já estão colocando em prática. Um exemplo é a Ulta Beauty, marca de beleza dos Estados Unidos, que utiliza Inteligência Artificial para personalizar recomendações aos clientes. Através da análise dos dados de compra, eles ajudam os consumidores a entenderem seu tipo de pele e cabelo para oferecer os melhores produtos.  

Outra empresa que apostou na IA para personalizar a experiência dos clientes é o Mercado Livre. A gigante argentina de tecnologia usa a inteligência artificial para criar descrições de produtos que respondam as dúvidas dos consumidores. Dessa forma, fica mais fácil para o cliente encontrar seus produtos favoritos no e-commerce da empresa. Interessante, né? 

E a dúvida que fica é: como usar a inteligência artificial na minha empresa? Sabemos que aplicar tudo isso em um pequeno negócio pode parecer desafiador. Por isso, nossa sugestão é começar aos poucos e testar ideias. Que tal usar o Chat GPT para personalizar e-mails com base no histórico de compra dos clientes? Se precisar de inspiração, temos até uma sugestão de prompt (modelo) para usar na plataforma:  

“Sou dono (a) da empresa [inserir nome da empresa], do setor de [inserir setor], esses são meus produtos: [listar produtos]. Pode me ajudar a escrever um e-mail para um cliente que já comprou [listar produtos já comprados pelo cliente]? Queremos oferecer um novo produto da lista. Utilize um tom simples, próximo e humano.” 

Use IA para facilitar a rotina 

É bem comum ouvir por aí que a inteligência artificial vai substituir a mão de obra humana. Um spoiler: isso não passa de um mito. Essa tecnologia foi criada para apoiar na execução de tarefas e deixar nossa rotina mais fácil. Na tua empresa, isso pode liberar tempo para atividades mais complexas. O Walmart, por exemplo, é um dos maiores varejistas globais e usa a tecnologia para resumir documentos extensos e complexos, economizando o tempo de seus associados.

Já o Mercado Livre usa a inteligência artificial como apoio em diversas atividades da empresa. Em primeiro lugar, calculam o tempo de entrega considerando o endereço do usuário, a localização do produto e o histórico de entregas anteriores. Além disso, aplicam a IA para prever preços competitivos, considerando não apenas os custos, mas também as ações dos concorrentes. Por fim, usam a tecnologia para resumir conversas com os usuários, melhorando a eficiência no atendimento ao cliente e evitando repetições de perguntas.

Para incorporar a IA na tua rotina, é essencial saber os teus objetivos, como muito bem destacado por Chris Rupp, Chief Customer Officer da Victoria’s Secret, durante a NRF: “Tudo começa com a compreensão da necessidade do consumidor que você deseja atender. Em seguida, busca-se encontrar a melhor tecnologia que realizará esse trabalho.” Pensando nisso, separamos umas dicas valiosas pra ti: 

– Use a IA para resumir documentos muito extensos;
– Faça um sistema de agendamento automatizado;
– Integre chatbots e assistentes virtuais no atendimento.

Lembre-se de revisar tudo 

No cenário atual, a Inteligência Artificial é considerada uma ferramenta poderosa para impulsionar os negócios dos mais diferentes tamanhos. Contudo, é fundamental acompanhar os desafios apontados pelas grandes empresas. Como citado anteriormente, o Mercado Livre, destaca diversos pontos que merecem nossa atenção ao explorar essa tecnologia:

1) É preciso ter responsabilidade:
A Inteligência Artificial não é perfeita e também comete erros, por isso contar com a revisão humana é fundamental.

2) Ainda temos muito a aprender:
A tecnologia ainda vai evoluir muito. Por isso, é preciso testar ferramentas de IA, fazer ajustes quando necessário e encontrar o que faz sentido pra ti.

3) Atenção a diversidade e inclusão:
Os grandes nomes do varejo destacam a importância da diversidade no setor, tanto em termos de dados quanto de perspectivas humanas, para garantir que os sistemas sejam mais justos.

 

Ainda te perguntando “Como usar inteligência artificial na minha empresa”? A gente recomenda dar uma olhada no nosso e-book “Inteligência Artificial e novas tecnologias para os pequenos negócios”. É gratuito e cheio de dicas úteis pra ti.  

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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