Como criar prompts e aproveitar o ChatGPT para o teu negócio

Confira o passo a passo para criar os melhores prompts e aproveite todas as vantagens dessa funcionalidade.

Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Básico

Já ouviu falar sobre prompts? Com o avanço da Inteligência Artificial (IA), ferramentas como o ChatGPT têm revolucionado a maneira como os empreendedores resolvem problemas e geram novas ideias. E tudo começa com uma coisa simples: um prompt bem feito! Pra que tu possa colocar essa facilidade no teu dia a dia e aproveitar todos os benefícios da inteligência artificial, vamos te explicar o que é um prompt e te mostrar como usar esse recurso ao teu favor, seja pra criar conteúdos, melhorar processos ou buscar soluções pra tua empresa.

O que é um prompt?

Um prompt é a forma como tu te comunica com o ChatGPT. Na prática, é a pergunta ou instrução que tu dá pra ferramenta entender o que tu quer e como tu precisa do apoio dela. Quanto mais claro e específico for a tua solicitação, melhores serão as respostas. Simples, né? Por exemplo, se perguntar “O que é marketing digital?”, a resposta da inteligência artificial vai ser ampla e genérica. Mas a tua pergunta for “Quais estratégias de marketing digital funcionam melhor pra uma loja de moda feminina?”, a resposta já vai ser muito mais útil e direcionada pro teu contexto, o que facilita todo o processo.

Qual a vantagem de usar prompts?

No dia a dia de um negócio, a gente sabe que tempo é precioso (e talvez um dos maiores desafios de todo empreendedor). Quando tu sabe como estruturar uma boa pergunta, economiza tempo, recebe respostas mais objetivas e pode aplicar as novas soluções mais rápido. Isso tudo ajuda a resolver problemas do teu negócio de maneira prática, direta e eficiente.

Passo a passo para criar prompts que funcionam

Agora que a gente já passou pela primeira etapa, que é entender o que é um prompt, vamos juntos buscar um método prático pra criar prompts eficientes e aproveitar ao máximo a Inteligência Artificial. Vem com a gente, ver como é simples e possível de ser aplicado pra qualquer situação do teu negócio:

 

1. Definir quem o ChatGPT deve ser
Imagina que tu tá contratando um especialista pra te ajudar. É assim que a tua solicitação para o ChatGPT começa, definindo quem ele deve “ser” na hora de responder às tuas solicitações. Pode ser um consultor de marketing, um especialista em vendas ou o que fizer sentido pra tua empresa.
Exemplo: “Preciso que tu pense como um especialista em marketing digital.”


2. Definir o que tu quer que ele faça
Depois de definir o papel do ChatGPT, é hora de dizer qual tarefa quer que ele execute. Aqui a dica é pedir algo específico, como criar um post pro Instagram, desenvolver uma estratégia ou até mesmo sugerir ideias.
Exemplo: “Cria um texto pro Instagram.”

 

3. Definir o tema e o contexto do teu negócio
Agora que já pensou nos passos 1 e 2,  indica sobre o que quer falar e o contexto da tua empresa, pra que ele possa entregar a melhor alternativa pra ti. Pra isso, vale incluir detalhes sobre o teu público-alvo, o setor de atuação do teu negócio e o objetivo da ação.
Exemplo: “O tema do post é sobre tendências de moda pra uma loja de roupas femininas.”

 

4. Fornecer mais detalhes quando necessário
Se tu tá lidando com uma situação específica, oferecer mais detalhes podem ajudar a inteligência artificial a te dar uma resposta ainda mais personalizada pro teu negócio.
Exemplo: “Minha loja é voltada pro público jovem e eu quero que o post atraia novos seguidores.”

Aplicando isso na prática

Agora, juntando tudo, vamos ver como fica o exemplo completo de um bom prompt:
“Tu é um especialista em marketing digital. Cria um post pro Instagram sobre as tendências de moda pra uma loja de roupas femininas voltada pro público jovem, com o objetivo de atrair novos seguidores.”
Esse exemplo te mostra como, com uma simples estrutura, é possível obter uma resposta personalizada e que atende diretamente as necessidades do teu negócio.

 

Exemplos extras pra usar no dia a dia

  • Pra um MEI que trabalha com gastronomia: “Tu é um especialista em marketing digital. Me sugere estratégias de marketing pra aumentar as vendas de doces artesanais.”
  • Pra uma pequena empresa de tecnologia: “Tu é um especialista em vendas. Me ajuda a desenvolver uma estratégia de vendas B2B pra uma empresa que oferece software de gestão.”
  • Pra um comércio local: “Tu é um especialista em marketing local. Quais são as melhores formas de atrair mais clientes pra uma loja física no centro da cidade?”

 

 

Aprender a usar prompts de forma eficiente vai te ajudar a economizar tempo e obter respostas mais precisas pro teu negócio. Seguindo esses passos simples na rotina do teu negócio, vai perceber que o ChatGPT pode ser uma ferramenta poderosa pra impulsionar a tua empresa. E lembre-se: a clareza na hora de formular o teu prompt é a chave do sucesso! Quer conferir outras dicas sobre inteligência artificial? É só acessar o link e aproveitar o nosso conteúdo gratuito.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: