A importância da inovação aberta para o crescimento dos negócios tradicionais

Descubra como transformar seu negócio através da inovação aberta.

Publicado em: Leitura: 2 minutos

A inovação é um elemento vital para a sobrevivência e o sucesso dos negócios tradicionais no mundo em constante evolução. À medida que as demandas dos consumidores, a concorrência e a tecnologia continuam a evoluir, as empresas que não conseguem acompanhar correm o risco de ficar para trás.

Nesse contexto, a inovação aberta surge com o papel de tornar os negócios tradicionais mais ágeis, menos burocráticos e mais focados nas dores dos seus clientes e do mercado em que atuam.
Antes de falarmos sobre a importância da inovação aberta para os negócios tradicionais, vale entendermos o conceito de inovação aberta.

O que é inovação aberta?

É um modelo de gestão empresarial que busca o desenvolvimento disruptivo ao descentralizar a inovação. Em vez de depender exclusivamente de recursos internos, a empresa estabelece parcerias externas com outras organizações e indivíduos. Isso parte do reconhecimento de que, mesmo com pessoas altamente capacitadas, há limitações no conhecimento de um grupo restrito.

Empresas, por si só, não abrangem todo o conhecimento necessário para inovação, acompanhamento de tendências e reinvenção. Portanto, estrategicamente, ao abrir espaço para a contribuição de agentes externos com experiências variadas, elas podem ampliar sua capacidade de criar soluções inovadoras e se manter competitivas no mercado.

Como as pequenas empresas tradicionais podem implementar a inovação aberta em seus modelos de negócios?

A implementação pode ocorrer de maneira simples e econômica nos modelos de negócios de empresas tradicionais. Por exemplo, quando uma padaria local colabora com fornecedores de ingredientes para criar receitas exclusivas, ou quando uma loja de roupas realiza concursos de design abertos para envolver a comunidade local, estão colocando o conceito de inovação aberta em prática.

inovação aberta

Quais são os benefícios para os negócios tradicionais?

Como já vimos nesse texto, a inovação aberta é uma estratégia poderosa que pode transformar pequenos negócios tradicionais, permitindo-lhes competir de forma mais eficaz no mercado atual. Os principais benefícios da adoção da inovação aberta são:

  • Criação de produtos e serviços únicos: ela aberta permite a criação de produtos e serviços únicos, aumentando a competitividade no mercado.
  • Promoção da colaboração e engajamento com a comunidade local: promove a colaboração e o engajamento com a comunidade local, fortalecendo a marca.
  • Novas oportunidades de negócios e parcerias estratégicas: pode levar a novas oportunidades de negócios e parcerias estratégicas.

Como o Sebrae RS pode apoiar a implementação da inovação aberta nos pequenos negócios?

Além de todo o portfólio de consultorias, oficinas e workshops do Sebrae RS que levam a temática de inovação aos pequenos negócios tradicionais, criamos a Inno2b. A plataforma é um ambiente virtual para conectar empresas que possuem desafios tecnológicos (demandantes) com empresas que geram soluções de inovação (solucionadoras).

 

Gostou do assunto e quer mais informações sobre inovação aberta? Clique aqui, e acesse a plataforma Inno2b.

CONHEÇA A PLATAFORMA

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: