Inovação em negócios tradicionais é uma realidade

A inovação é uma colaboradora do seu time de trabalho

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

Você sabia que a inovação não é só para startups ou empresas de base tecnológica e que pode ser pensada e trabalhada nos negócios ditos tradicionais e para os pequenos negócios?

 

Afinal, o que é inovação?

Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias, aumentando assim a competitividade dos pequenos negócios, criando vantagens competitivas e implementando melhorias em processos operacionais, produtos e serviços, novos mercados e modelos de negócio.

Umas das grandes inverdades que são faladas por alguns empresários é que inovação não é para o seu segmento de mercado, que ele está consolidado e não tem espaço para mudanças.

Independente do seu setor de atuação e por mais tradicional que ele possa parecer, sempre há espaço para desenvolvimento de novas ideias, novos formatos de negócio e propostas de valor.

 

E como dar o primeiro passo para a inovação?

 

Se você já entendeu que inovação é algo necessário, compartilho abaixo algumas possibilidades legais para colocar na prática:

Metodologias

Metodologias existem “aos montes” no mercado, indo desde o entendimento de um problema que se busca resolver na empresa ou de mercado, aprender a transformá-lo em oportunidade de negócio, estruturar uma solução adequada e conectada com necessidade e executá-la e acompanhar os seus resultados.

Trazendo um exemplo prático, particularmente gosto bastante do conceito de Design de Serviços, que faz uma abordagem que busca aperfeiçoar a experiência dos clientes e a qualidade dos serviços prestados por uma empresa.

Ela potencializa com que os empreendimentos podem repensar os diferentes aspectos e pontos de contato com os clientes, tendo como resultados:

  • Aumento da competitividade de mercado
  • Otimização de processos
  • Maior engajamento de funcionários
  • Aumento da receita
  • Atração e fidelização de clientes

Ferramentas

As Ferramentas também não são um problema de serem encontradas, e aí podemos citar algumas:

  • Café Mundo
  • Canvas do Modelo de Negócio
  • Canvas da Proposta de Valor
  • Mapa de Empatia
  • Brainstorming

E existem muitas outras! Importante é conhecê-las e analisar qual melhor se adapta a sua ideia de negócio, sua necessidade.

Leituras

Outra dica que trago são dois livros que possuem diversas ferramentas e que uso muito no meu dia a dia, tanto nas minhas aulas de pós graduação como projetos profissionais:

  • Gamestorming: Jogos Corporativos para Mudar, Inovar e Quebrar Regras
  • Sprint: o método usado pelo Google para testar e aplicar novas ideias em apenas 05 dias

Ambos são práticos, objetivos, criativos e visuais (diria até divertido), auxiliando muito na criação de novas ideias, engajamento da equipe e análise de problemas, explorando novas possibilidades de negócio.

 

Finalizo então, estimulando que, independentemente do seu segmento de atuação, crie constantemente metodologias ≠ de trabalho, faça uma comunicação de forma criativa com seu(s) cliente(s), crie novas formas de monetizar o seu negócio, utilize de ferramentas digitais, ouça o cliente, suas ideias e dicas, sempre busque parcerias (Open Innovation), pense inovação de forma sistêmica na sua empresa, invista em capacitação e estimule o intraempreendedorismo, você certamente não vai se arrepender dos resultados obtidos.

Aproveite o tema e embarque no episódio #14 do nosso podcast Plano de Voo.

Este episódio vem para desmascarar o mito de que inovação não é para esse tipo de empresa. Todo mundo pode inovar e é isso que a gente conversa com Dagoberto Trento, expert no assunto, e Márcio Pires, nosso gerente de inovação aqui do Sebrae RS. 

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: