Franquias: conheça 4 modelos que fazem sucesso no mercado

Saiba como acelerar a expansão da sua empresa com franquias

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

mulher negra com vestido verde e casaco branco em pé na frente da vitrine de uma loja com fachada rosa

Existem diferentes modelos que podem ser adotados para atuar com franquias. É importante saber as características de cada um para que você identifique qual se adapta melhor ao perfil de franqueado que sua marca está buscando.

Franquia é um modelo de negócio onde o sistema de operação de uma empresa é transferido para outro ponto comercial com autorização de quem criou o modelo inicial. Grandes exemplos de franquias são McDonalds, Subway, Cacau Show e O Boticário.

Elas podem ser de diferentes modelos, sendo importante compreender as características de cada uma delas para identificar qual se encaixa melhor melhor ao perfil de franqueado que sua marca está buscando. Diversas marcas estão criando modelos mais enxutos com investimento menor, buscando atrair um público que não tem tanto capital para investir, mas vale lembrar que isso não é uma regra e varia conforme os objetivos da franqueadora.

Conheça os modelos de franquias

A seguir, você conhece 4 modelos de franquias que fazem sucesso no mercado.

Loja em shopping

Este costuma ser o modelo mais completo e, consequentemente, precisa de um planejamento mais amplo e detalhado. Por ser neste formato, o custo é maior, em compensação, a possibilidade de retorno também é maior.

Outro detalhe importante quando falamos deste tipo de franquia é que ela normalmente está inserida em uma rede de franquias com restrição de território, ou seja: apenas um franqueado em um determinado perímetro.

banner azul com a ilustração de uma seta vermelha para cima representando o crescimento das franquias

Quiosque

Franquias deste tipo são mais simples e, consequentemente, com um investimento inicial menor. As principais características deste modelo são a facilidade e rapidez de montagem. 

São comumente encontradas em shoppings, mas também podem ocupar espaços de rodoviárias, feiras, entre outros.

Franquias baratas

Se você pensa que para ser um franqueado é preciso investir muito dinheiro, existe um modelo que não exige muito investimento inicial. Estamos falando de micro e minifranquias.

Legalmente, elas são parecidas com os demais modelos, mas exigem um investimento inicial mais baixo, além de precisar de poucos colaboradores e espaço reduzido para funcionamento.

Estas franquias estão presentes no ramo de alimentação, saúde e bem-estar e podem ser quiosques, containers, entre outros.

Home based

Com a chegada da pandemia, muitas áreas do mercado adaptaram seu formato de trabalho para home office, e esta transformação também foi vista no mundo das franquias. Hoje existem modelos de franquias que funcionam com operação totalmente home office.

Perspectivas para o mercado de franquias

Mesmo que este mercado tenha sido muito atingido pela pandemia, apresenta uma boa perspectiva de crescimento para 2022, com um aumento de 9% do faturamento, segundo relatório da Associação Brasileira de Franquias.

Quer saber mais sobre como sua empresa pode se expandir através desse modelo de negócio? Descubra mais oportunidades no relatório completo aqui.

banner azul com a ilustração de loja colorida

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: