Desenrola Brasil: o programa limpa-nome do Governo

O Desenrola Brasil é a nova iniciativa governamental de recuperação de crédito para pessoas físicas e pequenos negócios. Saiba como participar e quitar suas dívidas com condições especiais. Mas atenção: o prazo para a faixa 1 encerra em 31 de março!

Publicado em: Leitura: 2 minutos

Imagem destaque do blog post do Sebrae RS sobre o mutirão desenrola brasil

Lançado com o objetivo de facilitar a renegociação de créditos inadimplidos, o Desenrola Brasil visa auxiliar devedores que possuem dívidas negativadas entre 2019 e 2022, com valor atualizado inferior a R$ 20 mil. Através de uma plataforma digital segura, os devedores podem acessar a lista de dívidas elegíveis para negociação, visualizar os descontos oferecidos pelos credores e optar pela melhor forma de regularização.

Quem pode participar 

O programa é direcionado a pessoas físicas com renda bruta mensal de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que buscam uma oportunidade para sanar suas pendências financeiras.

Benefícios do Desenrola Brasil para pequenos negócios

Os pequenos negócios se beneficiam diretamente do Desenrola Brasil. Primeiro porque amplia a capacidade de consumo dos brasileiros, que deixam de estar negativados e voltam a ter potencial de consumo. Depois, porque se o empreendedor estiver negativado na pessoa física, ele também não consegue acessar crédito para sua empresa.

“O programa beneficia os consumidores, mas também os donos de pequenos negócios que estão aproveitando essa oportunidade, com condições mais vantajosas de negociação de suas dívidas, para limparem seu nome na pessoa física e poder voltar a obter crédito, visto que se o dono do negócio tiver restrições na pessoa física isso impacta também a obtenção de crédito na pessoa jurídica. Essa é uma ação estratégica para a retomada do desenvolvimento econômico, que passa por reduzir o número de endividados no país”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Como participar

Os interessados devem acessar a plataforma oficial do Desenrola Brasil por meio do gov.br ou através dos canais parceiros, como a Serasa. Lá conseguirão visualizar as ofertas de negociação. As opções de pagamento incluem débito automático, boleto ou Pix, facilitando o processo de quitação das dívidas.

Prazos e condições do Desenrola Brasil

As negociações da Faixa 1 do programa estão abertas até o dia 31 de março de 2024, abrangendo dívidas de até R$20 mil negativadas no período entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022. É uma janela de oportunidade para que os devedores regularizem sua situação financeira e retomem o caminho do crescimento econômico.

O Desenrola Brasil é mais do que um programa de renegociação de dívidas: é uma estratégia do Governo Federal para fortalecer a economia, permitindo que consumidores e empresários voltem a investir e consumir. Com a participação de 654 empresas credoras, o programa oferece uma ampla gama de possibilidades para que os devedores encontrem soluções adequadas para suas dívidas, garantindo um futuro financeiro mais estável e promissor.

 

Fontes: Desenrola Brasil vai beneficiar pequenos negócios. Agência Sebrae. Acesso em 2024. Serasa Limpa Nome: Desenrola Brasil. Serasa. Acesso em 2024. Programa Desenrola Brasil. Governo Federal. Acesso em 2024. Entenda como os pequenos negócios podem aproveitar o Desenrola. Poder 360. Acesso em 2024. Empreendedores com dívidas até 20 mil devem ficar de olho no Desenrola Brasil. Agência sebrae. Acesso em 2024.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: