Aprenda como fazer um Fluxo de Caixa em 5 passos

A gente te ajuda a montar a ferramenta de Fluxo de Caixa que vai auxiliar no controle das finanças da tua empresa.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

A organização financeira é um dos principais pontos de atenção de qualquer empresa. Afinal, são as finanças que vão decidir muitas coisas no teu negócio, incluindo o tempo de atividade dele. Fazer essa gestão já é naturalmente desafiador, e em um cenário com os acontecimentos climáticos que afetaram o nosso estado recentemente, fica mais complexo ainda. E pra garantir que a tua empresa tenha vida longa e muito sucesso na operação, acompanhar o controle das finanças através do fluxo de caixa, ferramenta utilizada pra registrar todos os movimentos financeiros do teu negócio, pode fazer toda a diferença. Seja pagamento de pessoal, recebimento do valor de um serviço prestado, um produto vendido, compra ou venda de máquinas e produtos: o fluxo de caixa vai te ajudar a ter uma visão completa do negócio.

Se, assim como muitos empreendedores, pensar em todo esse mapeamento das finanças te bate um pequeno desespero, pode respirar aliviado. A gente fez um passo a passo simples e direto, pra otimizar o teu fluxo de caixa e manter o controle das tuas finanças em dia. Vem ver!

1) Monte uma planilha de controle 

Pode-se dizer que o fluxo de caixa é algo como um “tabelão” onde serão registradas todas as entradas e saídas de recursos da tua empresa pra identificar os saldos disponíveis. Dessa forma, é possível ter uma visão completa, além de total controle sobre tuas finanças.

2) Determine o nome das entradas e saídas de recurso   

Defina qual nome terá cada tipo de entrada ou saída do teu caixa. Por exemplo: as entradas podem ser divididas em “vendas à vista” e “vendas a prazo”; as saídas, em “fornecedores”, “folha de pagamento”, “aluguel”, “marketing”, “empréstimos”, etc. Ter esse registro é importante pra visualizar todos os seus movimentos financeiros, acompanhando onde está concentrado o maior volume de movimentações e, se necessário, ter informações pra recalcular rota e fazer mudanças no teu negócio.

3) Levante o teu saldo de caixa inicial 

Identifique o valor total de recursos disponíveis na empresa, considerando a somatória dos recursos em dinheiro (papel moeda) e nos bancos. Sabendo desse valor, é possível identificar, em um futuro próximo, se a ferramenta está tendo um efeito positivo como é o esperado. 

4) Anote as previsões de entradas e saídas 

Anote tudo aquilo que está previsto para entrar e sair do teu caixa. Ter essas informações escritas no teu fluxo de caixa é a melhor maneira de enxergar o futuro, podendo ver antecipadamente sobre os próximos passos da saúde financeira do teu negócio e pensar em ações necessárias para realizar algum complemento. 

5) Avalie os saldos 

Ao fim do dia, avalie o total de saídas, de entradas, e, por fim, faça um saldo do dia (o saldo das entradas – saídas). Além disso, faça um saldo acumulado presente e futuro. Isso vai te ajudar a visualizar o andamento do seu negócio com mais clareza. Vale lembrar que dados e informações sobre o teu negócio são uma fonte riquíssima de informações e podem mudar o jogo de verdade. Mantenha esses controles financeiros sempre atualizados e veja, na prática, todos os benefícios de um fluxo de caixa bem estruturado.

Importante:  

Tenha atenção especial ao saldo futuro, pois ele apontará se há ou não recursos previstos para honrar os compromissos de médio e longo prazo. E lembre-se: o objetivo do fluxo de caixa é justamente ajudar a “prever o futuro” da tua empresa, então nada de deixar isso pra depois, combinado?

 

Precisa de ajuda com o fluxo de caixa? 

A gente sabe que lidar com finanças sempre parece um pouco difícil. Afinal, como falamos ali em cima, esse processo é bem importante pra todos os negócios. Pra te apoiar nessa missão, criamos um guia prático, com todos os detalhes que tua empresa precisa quando o assunto é fluxo de caixa, é só clicar aqui e acessar o material gratuito. Juntos, a gente organiza as tuas finanças e alcança os melhores resultados pro teu negócio.

Veja outros conteúdos

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: