Tendências para o setor de beleza em 2023
O mercado de beleza do Brasil é um dos maiores do mundo, sendo responsável por 4% do PIB nacional.
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De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil ocupa a 2ª posição entre os países que mais lançam produtos na área e está em 4º lugar entre os países que mais consomem produtos de beleza no mundo.
Separamos algumas oportunidades e tendências do mercado da beleza para ficar de olho em 2023.
Vendas do mercado brasileiro
Segundo a Statista, a venda de produtos de higiene pessoal e cosméticos no Brasil alcançou R$ 124,5 bilhões em 2021 e pode ultrapassar os R$ 130 bilhões em 2026. Nesse cenário destacam-se fragrâncias, produtos masculinos, desodorantes, cuidados com o cabelo, produtos infantis, proteção solar, maquiagem, produtos para banho, cuidados com a pele e produtos depilatórios.
Mercado masculino: produtos e serviços para o público masculino observam um interesse cada vez maior. Os consumidores estão mais abertos a experimentar esses itens. Como resultado, o Brasil é hoje o segundo maior mercado de produtos de beleza para homens, segundo a Abihpec.
Mudanças comportamentais do consumidor
- Do it yourself e a terceirização de serviços: o Do it yourself, conhecido em português como “faça você mesmo”, é um tipo de prática na qual o cliente opta por fazer os procedimentos estéticos como cortar e/ou pintar os cabelos, fazer a unha ou mesmo se depilar em casa sem contratar o serviço de terceiros. Foi uma prática que ganhou mais popularidade durante a pandemia. Segundo a tendência avaliada pelo Google, 34% das pessoas pretendem voltar a terceirizar os serviços que achar necessário; 14% pretende terceirizar apenas cuidado com os cabelos; 13% pretende continuar sem terceirizar os serviços, 11% maquiagem, 10% unhas e 9% cuidados estéticos com a pele;
- Crescimento do e-commerce e suas consequências para o mercado: o e-commerce também foi um setor que explodiu durante os anos de 2020 e 2021 em decorrência da pandemia. Isso significa que grande parte das compras e das vendas de produtos e serviços passaram a ser realizadas no meio digital. Essa maneira de consumir também impactou o modo como as pessoas escolhem os serviços e produtos. Por exemplo, se no mercado físico é possível experimentar o produto, avaliar a cor da maquiagem e sentir o cheiro de um shampoo para os cabelos, essas experiências foram substituídas por recomendações de amigos e influencers;
- Produtos personalizados e conscientes: outra tendência que vem se desenvolvendo é o aumento na busca por produtos com ingredientes naturais (e com menos uso de insumos químicos), que causem menos impacto na pele, cabelo e no meio ambiente. Além disso, produtos que sejam direcionados a diferentes tons de pele, idades e também produtos diferenciados para cabelos de diversas texturas e cores.
Produtos e serviços em evidência
- Skincare;
- Unhas: novos designs, cores e brilhos;
- Cabelos rebeldes e naturais;
- Produtos e serviços por assinatura;
- Comodidade da tecnologia: agendamentos e atendimento por aplicativos.
Sustentabilidade, bem-estar e nichos
Sustentabilidade, propósito das empresas, a própria saúde e bem-estar estão entre as maiores preocupações dos consumidores. Além disso, nichos de consumo buscam produtos que atendam suas necessidades específicas e demandam soluções que atendam os seguintes critérios:
- Sustentabilidade: consumidores estão preocupados com a preservação do meio ambiente e o uso de ingredientes naturais que não sejam nocivos à saúde;
- Saúde primeiro: beleza e saúde estão cada vez mais unidas e com foco no bem-estar. Após mais de dois anos de pandemia, esse comportamento deve se fortalecer;
- Propósito e transparência: consumidores buscam se identificar com os reais valores das marcas que consomem. Ter claro seu objetivo, seus ideais e propósitos é algo que pode convencer o consumidor a optar por seu produto ou serviço;
- Beleza natural e empoderamento: pessoas reais e belezas naturais estão com tudo. A busca por um ideal de beleza universal foi trocada pela busca da aparência que satisfaça seus próprios padrões com simplicidade e bem-estar.
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