Qual a importância da Gestão Empresarial?
O Sebrae RS te mostra por que é necessário aplicar uma eficiente Gestão Empresarial na tua empresa
Atualizado em: Leitura: 2 minutos
Muitas vezes um pequeno negócio inicia com apenas uma pessoa – neste caso, o empreendedor. É ele quem acaba por fazer tudo. Atende, vende, dentre outras funções operacionais que a empresa necessita. Em meio a inúmeras tarefas, a Gestão Empresarial acaba ficando de lado. No entanto, este é um aspecto extremamente importante e a falta disso acaba se tornando um problema. Seja no presente ou em um futuro próximo.
Por que a Gestão Empresarial é importante?
A importância da Gestão Empresarial se dá por conta dos indicadores que essa ferramenta oferece. Com esses dados, o empreendedor consegue tomar decisões de forma mais acertada, correndo menos riscos com investimentos ou movimentos futuros. Sem esse formato de organização, o empresário acaba por não ter controle do seu negócio.
Gestão Empresarial = Resultados
A importância dessa ferramenta está diretamente ligada aos resultados do negócio. O empreendedor que aplica esse tipo de ferramenta ao seu negócio consegue visualizar os retornos à sua empresa. E em qualquer área. Seja no trabalho do marketing, setor de vendas, operacional, dentre outros.
O que pode acontecer com quem não faz Gestão Empresarial?
Os empreendedores que não praticam a gestão de suas empresas podem ter uma série de problemas. Dentre os principais, investimentos desnecessários, como compras de produtos que há em grande número no estoque, por exemplo. Isso pode acontecer pelo fato de o empreendedor não ter os indicadores de controle da sua empresa, justamente por não utilizar a técnica.
Além disso, outro aspecto importante que a Gestão Empresarial dá ao empreendedor são os resultados de qualquer ação dentro do negócio. Podemos usar como exemplo a participação em feiras. Caso você não utilize essa ferramenta, será difícil saber se esse movimento trouxe ou não algum resultado para o negócio.
Quem deve fazer a Gestão Empresarial?
O responsável por fazer o trabalho de Gestão Empresarial do negócio deve ser o próprio empreendedor. Isso porque a gestão precisa da análise e controle sobre tudo que acontece com a empresa. Sendo assim, ninguém melhor que o dono do empreendimento para fazer esse trabalho, não é mesmo?!. Afinal de contas, como vimos, é através desses dados que as decisões que vão trilhar o futuro do negócio são tomadas.
Não sei como fazer o trabalho de Gestão Empresarial. E agora?
Esse trabalho realmente não parece tarefa fácil, mas há alternativas que podem te auxiliar nesse momento. Para isso, o Sebrae RS oferece materiais gratuitos que vão te ajudar a entender como funciona esse processo. Clique aqui para garantir o e-book “Como usar o Plano de Negócios para organizar a tua empresa”.
Veja outros conteúdos
- O que é Gestão Empresarial?
- Nova função no WhatsApp: entenda o serviço de localização de empresas e como incluir a sua
- Qual o 1º passo para fazer diferente na sua empresa?
- O que é empreendedorismo por necessidade?
- O que é um Plano de Negócios?
- Quais são os pilares de um Plano de Negócios?
- Qual o valor do MEI para 2023?
- O que é a NRF?
- Qual o valor do MEI para 2022?
- Como me tornar um MEI?
- Saiba o que fazer para lançar um novo produto
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: