Por que muitas empresas têm dificuldades quando estão crescendo?
Especialista fala dos desafios que empresas em crescimento enfrentam, podendo até fechar, e dá dicas de como o negócio pode se desenvolver de forma saudável.
Publicado em: Leitura: 2 minutosNível: Básico
Alcançar o crescimento é o sonho de qualquer empreendedor, porém, pouco se fala de muitas empresas que, mesmo em momentos de prosperidade, encontram desafios que podem reverter o
sucesso obtido, podendo levar até ao fechamento do negócio. Falta de estrutura e de processos bem definidos, dados imprecisos ou com má integração e gestão de equipe são alguns exemplos de obstáculos dos negócios que não conseguem acompanhar seu próprio desenvolvimento. Para tratar desse tema e proporcionar dicas para empresas que crescem ou planejam crescer, conversamos com a analista de relacionamento com clientes da regional Campanha e Fronteira Oeste do Sebrae RS, Elisângela da Silva Pinto.
Desafios e dificuldades na gestão e nas finanças
A falta de planejamento é um dos principais fatores que afetam o desenvolvimento de uma empresa, para a Elisângela “o planejamento é um ponto muito importante para o negócio. Crescer sem o planejamento pode levar até o fechamento da empresa, pois o empresário não tem definido onde ele quer chegar, não tem clareza dos recursos que pode utilizar e previsão de riscos, podendo perder inclusive o capital que investiu e contrair dívidas futuras”.
Segundo a especialista, na gestão, o maior desafio está em “estruturar um planejamento realista, relacionado com o cotidiano da empresa, onde possa se ter claro seu faturamento, custos, estratégias de venda e de marketing”. Isso ocorre porque, à medida que o negócio cresce, aumenta também a complexidade dos processos de gestão desses pilares. A gestão de pessoas também foi citada como um desafio, pois é essencial montar uma equipe eficaz e que trabalhe em sinergia.
Quando o assunto é finanças, Elisângela também aponta a importância do planejamento financeiro, pois é essencial “que o gestor conheça o seu ponto de equilíbrio, possa identificar qual a necessidade de capital de giro, ter um fluxo ajustado com prazos de pagamento e recebimento de acordo com a realidade da empresa”, além de citar a relevância de um bom controle de estoque.
Dicas para a empresa crescer de forma saudável
Para que o tão desejado crescimento do negócio aconteça de forma saudável, uma dica da Elisângela, tida como fundamental, é o planejamento e as metas, ou seja, saber aonde o negócio quer chegar e ter definido os meios necessários para alcançar esse objetivo, conhecendo seus pontos fortes e fracos. A especialista também cita que uma prioridade é o atendimento ao cliente, pois a satisfação do cliente deve estar em primeiro lugar. Analisar constantemente o mercado e conhecer o seu público podem ser diferenciais para o desenvolvimento da sua empresa.
Outra dica importante é cuidar do financeiro. “Ele é o coração do negócio, e você, tendo clareza de suas finanças, conseguirá tomar decisões mais assertivas”, diz Elisângela. Ela acrescenta que uma empresa em crescimento pode reverter seu bom resultado se fizer escolhas erradas nesse aspecto.
Quer ouvir o conteúdo na íntegra? Acesse o material gratuito e aproveite!
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: