Guia de Sabores Únicos do RS
Conheça os 50 alimentos gaúchos que são destaque pela regionalidade, qualidade reconhecida e inovação.
Atualizado em: Leitura: 4 minutos
No Brasil, a indústria de produtos alimentícios apresenta elevada dispersão territorial, mesmo assim as regiões Sudeste e Sul se destacam nesse setor. Em 2020, existiam 49.600 estabelecimentos e 1.634.511 empregados desse segmento no país, tendo o Rio Grande do Sul participação de aproximadamente 9% nos estabelecimentos e 8% no número de empregados. A economia gaúcha possui estreita reIação com os mercados nacional e internacional, superior à média brasileira (FEE, 2022).
Como identificamos as 50 empresas diferenciadas
Temos uma importante atuação no setor de alimentos em todas as regiões do estado do Rio Grande do Sul. Nossa equipe técnica de alimentos pré-selecionou 107 potenciais empresas para representarem os alimentos diferenciados do Sul, com base nos critérios: Destaque Regional e Resultados Efetivos dentro dos Projetos do Setor de Alimentos.
Após a pré-seleção, essas empresas passaram por uma entrevista com aplicação de questionário detalhado e estruturado, desenvolvido pelo Sebrae Nacional, entre o período de novembro e dezembro de 2021.
As informações obtidas foram analisadas segundo cinco critérios mais específicos, usando como referência o modelo VRIO: Regionalidade, Entusiasmo, Diferenciação, Organização e Maturidade Digital. Esses critérios foram avaliados através da Escala Likert (pontuação de 1 a 5). A média geral do potencial de diferenciação das empresas foi de 4,37, o que vai ao encontro dos objetivos do projeto “Alimentos Diferenciados do Sul”.
O setor predominante entre as empresas destacadas foi o de vinhos, espumantes e sucos de uva e, consequentemente, a região com mais destaque foi a Serra Gaúcha, seguida pela Região da Campanha.
Critérios de Avaliação
Para chegar nas 50 empresas finalistas desse relatório, bem como identificar os seus produtos destaque, o modelo VRIO foi usado como referência para a avaliação.
Se um negócio tem recursos Valiosos, Raros e difíceis de Imitar, e se Organiza para explorar esses recursos (VRIO), significa que tem mais probabilidade de se diferenciar e, consequentemente, obter melhores resultados. Para os empreendimentos do projeto “Alimentos Brasileiros Diferenciados”, além do modelo VRIO, foram levadas em consideração as maiores notas nos critérios de Regionalidade, Entusiasmo, Diferenciação, Maturidade Digital e Organização.
Critérios da Pesquisa
De acordo com outras pesquisas que realizamos, 39% das empresas que apostam em produtos e serviços diferenciados aumentam as suas chances de sobrevivência. O Brasil é um celeiro de oportunidades no setor de alimentos e bebidas por ser rico em biodiversidade. Nesse sentido, visando potencializar oportunidades para essas empresas, o Sebrae Nacional desenvolveu o projeto “Alimentos Brasileiros Diferenciados” para selecionar empresas com potencial para expor seus produtos em uma nova plataforma desenvolvida pelo Sebrae.
Nessa pesquisa, foram cadastrados até cinco produtos de cada negócio, além disso, para participar do projeto precisava ser um pequeno negócio de alimentos ou bebidas in natura ou processados, MEI, microempresa, empresa de pequeno porte ou produtor rural. Foram considerados aqueles alimentos e bebidas in natura e processados que têm as seguintes características: tradicionais, coloniais, típicos, regionais e artesanais. Também foram levados em consideração atributos adicionais, como ser orgânico certificado, estar no comércio justo, possuir certificações socioambientais, ser oriundo da biodiversidade, inovadores ou gourmet.
Revelações da Pesquisa
Foram cadastrados 373 produtos entre alimentos e bebidas. Das 107 empresas entrevistadas, 54% possuem suas marcas registradas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).
A pesquisa abordou os principais desafios ou limites do empreendimento, conforme o gráfico abaixo. Os dois principais desafios para essas empresas são o acesso a mercados em melhores condições e a própria gestão do negócio. Por isso é tão importante a participação das empresas nas nossas ações e projetos, como apoio para o desenvolvimento organizacional.
Expectativas das empresas
78% das empresas têm como principal expectativa o auxílio na divulgação dos seus produtos em outros canais.
Essa expectativa vai ao encontro da baixa média geral obtida na pesquisa para o critério Maturidade Digital, que ficou abaixo de 4. Várias empresas apontaram ausência de canais digitais estruturados, como site, e-commerce e redes sociais.
Em alguns casos, essa expectativa de divulgação está alinhada à característica comercial de como é realizado o processo de produção e comercialização das empresas que ainda é artesanal e tradicional, o que dificulta a venda em grande escala.
Outro fator a ser considerado é o público-alvo dessas empresas, que na maioria (80%) é o consumidor final, ou seja, a cadeia é curta e menos burocrática. Ao realizar vendas para outros potenciais compradores, como varejo e órgãos públicos, a exigência de processos estruturados e registros é ainda maior, o que exige processos de gestão melhor estruturados.
Por fim, destaca-se que 69% dos empreendimentos fazem parte de uma rota turística no estado do Rio Grande do Sul. Isso torna-se muito positivo para esses estabelecimentos, pois geram uma relação de “ganha-ganha”, em que as empresas se apoiam no turismo da região e, ao mesmo tempo, promovem uma experiência gastronômica diferenciada aos turistas.
Nossa atuação nas Cadeias Produtivas
A estratégia de atuação do Sebrae RS visa “Transformar o Rio Grande do Sul no estado referência em alimentos e bebidas de alto valor agregado, ampliando negócios para as empresas da cadeia produtiva”. Dessa forma, o foco de atuação vai desde a questão tecnológica (Agritech, Foodtech, ScaleUp), obtenção de certificações (orgânicos, PAS, I.G., I.P., D.O.), prospecção de novos mercados e expansão (franquia, centrais: vendas, compras, logística), ao desenvolvimento de produtos de valor agregado, valorizando a produção artesanal e regional.
A atuação também visa a aproximação dos elos da cadeia, com foco nos varejos especializados em Alimentos e Bebidas (A&B), desenvolvimento da presença digital até a questão de internacionalização das empresas.
Quer conhecer os 50 alimentos destaques? Então acesse o GUIA DE SABORES ÚNICOS DO RS e veja as informações na íntegra.
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