Tendências de empreendedorismo para aplicar no seu negócio em 2024

Após um período de recessão e incertezas, 2023 apresentou um cenário mais otimista para os negócios, indicando que 2024 pode ser um ano promissor para empreender.

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No primeiro semestre de 2023, o país registrou um saldo positivo de 868 mil novos pequenos negócios, conforme levantamento do Sebrae com base em dados da Receita Federal.

E não apenas o número total de empresas em atividade é maior, mas também o faturamento: em julho de 2023, 31% dos empreendedores observaram aumento de receita – eram 25% em abril. Além disso, menos negócios de pequeno porte tiveram queda no faturamento, somando 37% em julho, frente a 43% em abril.

Cenário econômico favorece empreendedorismo

No segundo trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) surpreendeu o mercado com uma alta de 3,4% frente ao mesmo período de 2022. Para 2024, a previsão da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda (SPE/MF) é de crescimento de 2,3% no PIB e de inflação em 3,4%. Já a taxa Selic pode cair a 9%, tornando empréstimos e financiamentos mais baratos.

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Conceitos sobre empreendedorismo

Empreendedorismo – O empreendedorismo está ligado à capacidade de uma pessoa identificar oportunidades, além de desenvolver e executar projetos com impacto positivo nos negócios, na sociedade e na vida das pessoas.

Empreendedorismo por necessidade: é quando a situação em que a pessoa se encontra a levou a empreender por falta de uma alternativa profissional. Por meio do empreendedorismo, ela busca uma forma de criar renda, além de melhorar a sua vida financeira e a autoestima profissional.

Empreendedorismo por oportunidade: ocorre quando uma pessoa se torna empreendedora por ter percebido uma oportunidade de negócio e quer preencher essa lacuna, mesmo tendo outras perspectivas profissionais.

Empreendedorismo social: é uma modalidade focada em resolver problemas sociais e ambientais. É diferente das Organizações Não Governamentais (ONGs), porque, como acontece com as empresas, busca gerar lucro com suas atividades.

Empreendedorismo corporativo: também chamado intraempreendedorismo, consiste em ter uma postura empreendedora mesmo não sendo dono da empresa, mas um colaborador que busca oportunidades de negócios, melhorias e soluções para o todo.

Empreendedorismo digital: são os negócios que atuam predominantemente no ambiente virtual, modalidade crescente em todo o mundo, especialmente após o início da pandemia. E-commerce, marketing digital e tecnologia da informação são exemplos.

Empreendedorismo em série: é o caso de empreendedores que conseguem identificar oportunidades de negócio, estruturar empresas e ter um bom desempenho em diferentes negócios, contando com outras pessoas para garantir a administração de todos eles.

Tendência por tendência: o que vem por aí em 2024

Possibilidade de redução nos custos: em setembro de 2023, pela primeira vez na série histórica produzida pelo Sebrae e pelo IBGE, a elevação dos custos deixou de ser a principal preocupação das pequenas empresas (32% dos entrevistados), passando a dividir o posto com a falta de clientes (32%).

Digitalização contínua e acelerada: O ano de 2023 foi marcado pela forte popularização de aplicativos de inteligência artificial. Ferramentas que criam textos e imagens – como o ChatGPT e o Midjourney – já fazem parte da rotina de muitos negócios. Em 2024, a tendência é de continuidade desse avanço.

Responsabilidade social e ambiental: Os consumidores têm questionado cada vez mais a posição das empresas quanto a temas políticos, sociais e ambientais. Os eventos climáticos extremos levam muitas pessoas a repensar seus hábitos de consumo e a preferir comprar de empresas comprometidas com modelos de negócio que exerçam menor impacto ambiental.

Compartilhamento e colaboração: Conforme a lógica de priorizar a maior vida útil dos produtos, muitos consumidores têm aderido à economia compartilhada, abrindo mão da posse de um bem ou recurso em troca de utilizá-lo temporariamente

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Sebrae
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