Lojas menores e locais: a tendência para ficar de olho

Conheça a aposta dos grandes varejistas globais para se aproximar dos clientes e aumentar as vendas.

Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário

Ao que tudo indica, a receita para conquistar clientes no varejo é mais simples do que parece: basta ficar ligado nos desejos dos consumidores. Para isso, é essencial acompanhar de perto as mudanças e transformações do setor. E sabe qual é a última grande novidade do segmento? Lojas menores e locais.

Ao invés de investir em tecnologias sofisticadas e modernas, as tendências atuais do varejo apontam para algo diferente: apostar em estabelecimentos menores e atentos às demandas da comunidade ao redor. Ou seja, aproveitar essa tendência pode ser uma ótima chance de se destacar.

Para te manter informado sobre essa novidade, acompanhamos de perto a última edição da NRF, a maior feira global do varejo, direto de Nova York. Quer saber como aproveitá-la da maneira mais simples e prática possível? Então vem com a gente!

Conheça o cliente 

Pode até parecer batido, mas não é: conhecer as preferências do teu cliente faz toda a diferença na hora de planejar os próximos passos do negócio. Aliás, isso vale pra empresas de todos os tamanhos, como destaca a Kyle Leahy, CEO da marca de cosméticos Glossier: “Nosso superpoder é o cliente. Somos uma marca voltada para as necessidades dos nossos clientes”. Além disso, a empresa norte-americana usa a tecnologia para ouvir as opiniões dos consumidores e aprimorar seus produtos a partir do feedback.

Para conhecer o teu público, a nossa dica é descobrir onde e como o teu consumidor passa a maior parte do tempo dele. Assim, fica mais fácil apresentar o teu produto ou serviço como uma solução útil, sem forçar a barra. Também vale perguntar quais outras marcas e empresas ele consome, pois pode ser uma ótima chance de fechar novas parcerias. Por exemplo, uma loja de móveis pode indicar uma loja de decoração para um cliente em processo de mudança. Já tinha pensado nisso? 

Aposte na criatividade

Para se destacar em meio à concorrência e conquistar a atenção dos clientes, é essencial sair do comum. Olha só o que algumas empresas têm feito para se destacar! 

A Petco, uma rede de petshops dos Estados Unidos, deu um show de criatividade em sua loja de Manhattan, Nova York. Eles criaram uma barbearia para pets, com uma decoração retrô super bacana e estações de autolavagem. Legal, né?

E a Crate & Barrel, uma loja internacional de móveis e decoração, inovou de outra forma: abriram simultaneamente uma loja física e uma loja digital imersiva, que são idênticas. Parece até um videogame! Assim, o cliente pode conferir os produtos da marca de luxo sem sair de casa. Tudo pensado para oferecer a melhor experiência, seja no virtual ou no presencial. 


Mas será que dá pra fazer algo assim na tua loja? Claro que sim! Dá uma olhada nas nossas dicas: 

– Repense a decoração
A forma como a tua loja é organizada e decorada pode influenciar muito na experiência do cliente. Que tal investir em decorações temáticas em datas especiais para chamar atenção e aumentar as vendas? 

Ofereça experiências personalizadas
Procure formas de personalizar a experiência do cliente, para torná-la única e memorável. Isso pode envolver serviços como customização de produtos e consultorias especializadas.

– Aposte em colaborações
Considere trabalhar com outros artistas, designers ou marcas locais para criar produtos exclusivos. Afinal,  essas parcerias podem trazer novos clientes para a tua loja.

Invista na tua comunidade 

Para se aproximar dos clientes, muitas empresas estão adotando uma abordagem mais regional e simplificada, através de lojas menores e locais. Aliás, um ótimo exemplo disso é a Pop Up Grocer, um minimercado em Nova York que oferece café para atrair clientes e movimentar a região. Essa estratégia simples facilita a rotina dos moradores da cidade.

Já a ON Running, loja de tênis na Big Apple, encontrou uma maneira interessante de se destacar: organizando corridas de rua para a comunidade local. A ideia por trás da ação é criar um espaço seguro para corredores de todos os níveis, ao mesmo tempo em que apresenta seus últimos lançamentos.

Quer se destacar também? A gente te mostra o passo a passo: 

 1) Descubra os interesses dos clientes
Assim como uma grande pesquisa pode te ajudar a conhecer o teu cliente, uma simples caixa de perguntas no Instagram pode ajudar bastante.
 
2) Veja se esses interesses se alinham com o teu propósito
Identifique qual resposta foi mais popular entre os teus seguidores e confirme se ela está relacionada com o teu negócio. Por exemplo, se descobrir que muitos dos clientes da tua loja de moda têm interesse em natação, por que não investir em uma coleção exclusiva para esse público? 

 3) Promova eventos temáticos
Siga o exemplo da ON e encontre maneiras criativas de integrar os teus produtos aos interesses dos clientes. Isso pode ser feito através de pequenos eventos e feiras, realizadas em parceria com empresas do teu bairro.   

Gostou das dicas e quer conferir um resumão de tudo que rolou na NRF 2024? Acesse nosso e-book gratuito agora mesmo e confira as tendências que estão transformando o varejo.  

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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