Greenwashing: saiba o que é e como evitá-lo

No Dia Mundial do Meio Ambiente o Blog do Sebrae RS te explica o que é Greenwashing com algumas dicas para não o praticar

Publicado em: Leitura: 2 minutos

Com a popularização das práticas ESG (Environmental, Social and Governance), a importância de adotar práticas ecologicamente sustentáveis na sua empresa entrou evidência na mesma medida que o Greenwashing – uma prática que requer bastante atenção para que possa ser evitada. 

Mas afinal, o que é Greenwashing? É um conceito criado em 1986, pelo ambientalista Jay Westerveld, que acontece na prática quando empresas e organizações apresentam uma imagem enganosa de preocupação ambiental e sustentabilidade.  

E isso pode acontecer até sem querer, porque a prática pode ser sutil e varia em sua gravidade. Então o Blog do Sebrae RS aproveita o Dia Mundial do Meio Ambiente para citar alguns exemplos e algumas dicas de como evitá-la: 

Compromisso com marketing  

Talvez o lugar onde o Greenwashing mais facilmente se apresenta seja através do marketing. No fenômeno conhecido como marketing de compensação, a fim de “limpar” sua imagem, algumas empresas tentam compensar práticas prejudicais ao meio ambiente fazendo doações ambientais. 

Algo parecido acontece através do uso de embalagens que parecem ecologicamente corretas, mas que não são recicláveis ou biodegradáveis. Por vezes, o produto em si é sustentável, mas seu descarte é prejudicial ao meio ambiente. 

A sustentabilidade funciona como um todo 

Tomar cuidado para não supervalorizar o aspecto sustentável positivo enquanto ignora outros que estão em processo de melhoria ou que ainda não foram adotadas no seu negócio.  

Outra prática que se transforma em Greenwashing é quando empresas exageram ao exaltar os benefícios ambientais de um determinado produto e fazem com que ele pareça mais ecologicamente correto do que ele realmente é. 

Fiscalize as práticas da sua empresa 

A necessidade de conhecer exatamente as práticas sustentáveis adotadas pelo seu negócio é um aliado na hora de reivindicar esses hábitos, como, por exemplo, trazendo informações ou evidências concretas para apoiar essas afirmações. 

A transparência também é fundamental para evitar o Greenwashing. É importante se certificar que as informações sobre as práticas ambientais sejam completas e que não escondam impactos negativos. 

Como evitar diretamente o Greenwashing 

Existem alguns modos para fiscalizar o Greenwashing de maneira efetiva e prática: 

 – Pacto Global da ONU e objetivos: Uma iniciativa desse acordo elaborado pelas Nações Unidas são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) onde as empresas se comprometem a seguir os princípios estabelecidos e comunicam quando atingem as metas propostas. 

 – Selos ambientais: Existem diversas instituições certificadoras de selos ambientais que são atribuídos às empresas que cumprem os requisitos propostos para práticas ESG. 

 – GRI: No mesmo passo do Pacto da ONU, o relatório de sustentabilidade da Global Report Initiative auxilia empresas a validarem suas práticas ESG de um modo universal a fim de aumentar a transparência e padronização. 

 – Sistema B: É uma avaliação que mede o impacto positivo de uma empresa no meio ambiente. Também faz benchmarking com outros negócios. 

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Sebrae
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