Empreendedorismo materno: superando desafios

Descubra como o empreendedorismo materno está redefinindo o equilíbrio entre trabalho e vida familiar, oferecendo às mães a oportunidade de prosperar profissionalmente enquanto permanecem presentes na vida de seus filhos.

Publicado em: Leitura: 3 minutos

Imagem destaque do blog post do Sebrae RS sobre empreendedorismo materno

O empreendedorismo materno emerge como uma força transformadora no Brasil, com um número crescente de mulheres buscando a autonomia profissional após a maternidade. Esse movimento não apenas reflete uma mudança nas aspirações de carreira, mas também uma busca por um equilíbrio mais saudável entre as responsabilidades profissionais e familiares.

O empreendedorismo materno e seus desafios

O caminho para o empreendedorismo materno é pavimentado com desafios únicos. A conciliação entre maternidade e trabalho exige um equilíbrio constante, onde a sobrecarga física e mental pode se tornar um obstáculo diário.

Além disso, o acesso limitado a recursos financeiros e a luta para se manter no mundo dos negócios são barreiras adicionais que as mães empreendedoras enfrentam.

As vantagens do empreendedorismo materno

Apesar dos desafios, o empreendedorismo materno oferece vantagens inegáveis. A flexibilidade de horário permite que as mães criem um cronograma de trabalho que se adapte às necessidades de sua família, promovendo uma proximidade maior com os filhos. 

Além disso, a independência financeira e a realização pessoal e profissional são metas alcançáveis através desse caminho.

A tomada de decisão para empreender na maternidade

A decisão de empreender durante a maternidade é profundamente pessoal e envolve uma avaliação cuidadosa das prioridades de vida. Muitas mães veem no empreendedorismo a chance de não apenas seguir suas paixões, mas também de serem exemplos de determinação e independência para seus filhos.

Dicas para mãe empreendedoras

Para as mães que embarcam nessa jornada, algumas estratégias podem ser essenciais para o sucesso:

  • Encontre o nicho ideal: identifique uma área que não apenas desperte sua paixão, mas que também ofereça potencial de mercado. Seja através do e-commerce, serviços de delivery ou consultoria, escolha um caminho que alinhe seus interesses com as necessidades do mercado.
  • Estabeleça metas realistas: defina objetivos claros para seu negócio e sua vida pessoal, mantendo um equilíbrio saudável entre os dois.
  • Automatize e delegue: utilize tecnologia para otimizar processos e não hesite em delegar tarefas, permitindo que você se concentre no que realmente importa.
  • Priorize o autocuidado: lembre-se de que cuidar de si mesma é fundamental para manter sua saúde física e mental, permitindo que você seja a melhor versão de si mesma tanto para sua família quanto para seu negócio.

Ser mãe + ser MEI

A formalização como Microempreendedora Individual (MEI) oferece uma série de benefícios, incluindo a legalidade do negócio, carga tributária reduzida e acesso a benefícios previdenciários como o salário-maternidade. Esse pode ser o primeiro passo para transformar uma paixão em um empreendimento lucrativo e formalizado.

Histórias que inspiram

Katia D’Angela inicialmente equilibrou sua carreira em uma multinacional com a venda de doces para colegas de trabalho, mas foi após perder seu emprego em 2015 que passou a se dedicar integralmente à confeitaria. Kátia relata que sua transição foi impulsionada pela maternidade e pelo desejo de estar mais presente na vida de seu filho.

Já Luciana Argenta é uma empreendedora destacada no campo da saúde mental. Ela superou desafios pessoais e a maternidade e redirecionou sua carreira para o setor da saúde, obtendo enorme sucesso. Reconhecida pelo Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Luciana conquistou o primeiro lugar na categoria de pequenos negócios no Rio Grande do Sul e a terceira posição em nível nacional, mostrando seu impacto significativo como mulher empreendedora.

Histórias como as de Katia D’Angela e Luciana Argenta iluminam o caminho para futuras empreendedoras maternas, demonstrando que, com determinação e apoio adequado, é possível superar obstáculos e prosperar.

O programa Sebrae Delas oferece suporte específico para mães empreendedoras, reconhecendo os desafios únicos que enfrentam e fornecendo recursos para ajudá-las a ter sucesso.

Para as mães empreendedoras, o empreendedorismo materno não é apenas uma carreira; é uma jornada de crescimento, aprendizado e realização. Com as estratégias certas e uma rede de apoio, é possível criar um negócio próspero que não comprometa o tempo precioso com a família.

Para mais dicas e histórias inspiradoras, clique aqui e acesse o conteúdo completo.

Banner do blog post do Sebrae RS. Na imagem de fundo azul, temos uma ilustração que remete à temática do texto no lado esquerdo. No lado direito temos a marca do Sebrae, a sinalização de conteúdo gratuito e a frase “Empreendedorismo materno, conciliação e estratégias”. Logo abaixo temos o botão que direciona para o download do conteúdo completo.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: