Como melhorar a gestão da minha empresa?
Empreendedora Kelly Amaro conta como aprender sobre gestão impulsionou o sucesso da By Kelly Modas
Atualizado em: Leitura: 3 minutos
Sustentar a família era o objetivo de Kelly Amaro, proprietária da By Kelly Modas, sem emprego e com um filho recém nascido, ela encontrou no empreendedorismo uma saída para encarar os desafios e fomentar oportunidades. Mãe solteira, começou sua caminhada como sacoleira vendendo lingerie de porta em porta no início dos anos 2000. A primeira remessa de peças foi comprada com um dinheiro emprestado. Hoje, mais de 20 anos após o início de sua trajetória, a empreendedora é proprietária de uma loja de roupas de marca própria no bairro Restinga, Zona Sul de Porto Alegre.
Apesar do sucesso atual, Kelly encontrou dificuldades ao longo do caminho, principalmente por não possuir noções relacionadas à gestão. Problemas que a levaram a ter de voltar ao mercado de trabalho formal e, por vezes, pensar em desistir do sonho de ter o próprio negócio.
Ao lado da Analista de Relacionamento do Sebrae RS , Giovana Renata Vanzella, Kelly contou sua trajetória no episódio 58 do Plano de Voo – podcast da organização. Listamos seis pontos importantes de sua jornada.
Cuidado com a confiança
Mesmo que tenha começado vendendo lingeries, Kelly vendeu também produtos domésticos, bijuterias, entre outros itens. Isso a ajudou a ampliar o número de clientes. Ela afirma que iniciou vendendo entre amigas e que o negócio foi crescendo, conforme as indicações. Porém, o fato de vender mercadorias sem a devida cobrança imediata fez com que o negócio tivesse de arcar com a inadimplência de determinados clientes. Neste momento, teve de voltar ao trabalho formal para pagar as contas.
É preciso persistir
Apesar de ter voltado para a formalidades, Kelly seguiu com sua sacola vendendo seus produtos. Levava os produtos ao escritório de call center que trabalhava na época. Isso complementava sua renda e ajudava nas contas de casa. A rotina era de trabalho durante a semana e de viagem para buscar produtos nos dias de folga. Embora cansativa, a jornada manteve a vontade de ser sua própria chefe.
Vá direto à fonte
Além do trabalho formal e a venda de seus artigos, Kelly também auxiliava uma amiga que vendia outros produtos. Com isso, complementava ainda mais sua renda, através de um percentual de comissão. Porém, com o passar do tempo, viu que poderia ir além. “Ela ficava feliz com as minhas vendas e eu pensei ‘isso aqui é bom’. Então, decidi beber a água direto da fonte”, comenta.
Saiba onde e como ir
Com isso, a mais uma vez empreendedora decidiu sair do emprego. Com o dinheiro da rescisão, foi a São Paulo comprar roupas para revender. Mesmo que hospedada na casa da tia, na capital paulista, ela não conhecia nada na cidade. Acabou por gastar todo o dinheiro na primeira loja em que entrou. Porém, boa parte dos artigos encontrados eram de baixa qualidade e acabaram não sendo vendidos, gerando prejuízo à Kelly.
Tenha um Plano
Coragem com certeza é uma das principais virtudes do empreendedor. Porém, não é a única. Como disse a analista de relacionamento do Sebrae RS, Giovana Renata Vanzella, é comum dar um passo como esse. “A Kelly conseguiu reverter, mas muitos não conseguem. É importante pensar na gestão do negócio”, afirma. A analista comenta que o Plano de Negócios é o melhor caminho nesses momentos. Essa ferramenta faz com que você veja a estrutura de fornecedores, finanças, capital de giro inicial, dentre outros aspectos.
Vivendo o sonho
Mesmo em meio a tantos percalços, Kelly conseguiu tornar-se uma empreendedora de sucesso. Ao longo do caminho, aprendeu com os erros cometidos do passado e atualmente mantém uma marca própria, com produtos criados por ela mesma.
Quer saber como ela chegou até esse momento? Escute na íntegra o episódio do Plano de Voo, clicando aqui ou na imagem abaixo; Conheça a história da Kelly e ouça como aprender a gerir sua empresa levou a empreendedora ao sucesso.
- Entenda como começar a planejar o seu negócio
- Vendas online: veja por que digitalizar o teu negócio é importante
- Como vender online?
- 7 dicas para escalar sua startup e obter sucesso no mercado
- Como organizar o meu negócio?
- Tudo o que você precisa saber para se tornar um MEI
- Quer vender mais na Black Friday? Saiba como
- Em 6 tópicos, saiba o que o Sebrae RS faz para te ajudar com a empresa
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: