Dia do Cabeleireiro: 05 dicas para ter sucesso no seu salão de beleza

Confira dicas práticas para administrar seu salão de beleza e ter sucesso no seu negócio.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Fazer a gestão de um salão de beleza pode ser bastante desafiador para um empreendedor que escolheu investir neste segmento. Pois, a maioria que faz a escolha neste ramo, acaba sendo o próprio profissional responsável pelos cortes ou outros tipos de serviços ofertados. 

Hoje é o Dia do Cabeleireiro,  dia de quem faz da beleza uma verdadeira arte,  e para presentear esses profissionais tão dedicados e importantes, compartilhamos um presente em forma de dicas para tornar o seu negócio em um salão de sucesso:

1. Conecte-se às tendências

Os clientes estão sempre conectados às novas tendências, que a todo momento estão sendo compartilhadas na internet, em redes sociais, na televisão e revistas de todo Brasil e do mundo. Fique ligado nos caminhos que a moda segue, para conseguir ofertar ao cliente uma variedade de opções, que diferencie seu trabalho. Acompanhe as principais referências do ramo que atende e se inspire naquilo que acredita.  

2. Os Serviços “Green Beauty” estão em alta

A “Beleza Verde”, em tradução livre, é cada vez mais procurada por clientes que estão aumentando o consumo de produtos mais naturais.  

Os produtos veganos, orgânicos e botânicos estão em alta para consumo e tratamentos realizados no salão de beleza. Ofereça esta opção de serviços e itens, e faça o monitoramento da satisfação dos clientes são adeptos a esta ideia.  

3. A Especialização é uma Oportunidade

O comportamento do consumidor está em constante mudanças e hoje aceita cada vez mais uma variedade de apresentações pessoais e isso para a(o) cabeleireiro(a) é uma grande oportunidade, pois é possível investir na segmentação do mercado. Por exemplo, na especialização em atender somente cortes, ou algum tipo de cabelo específico. Existem locais se especializaram em atender clientes com cabelos ruivos. 

A oportunidade está aí! Esteja conectado ao consumo do cliente e também ao que você tem de melhor a oferecer. Talvez a segmentação seja o melhor caminho para você ampliar suas atividades. 

4. Crie parcerias com outros profissionais

Faça “pacotes” de serviços com outros profissionais e oferte ao seu cliente.  Este modelo de oferta pode ser um diferencial muito importante para se apresentar e ser reconhecido no mercado.  

Ser cabeleireiro traz muitas possibilidades de parcerias com outros profissionais, que complementam seus serviços e ainda traz a tranquilidade e bem-estar do cliente. Desta forma, o corte ideal pode ser complementado por serviços de profissionais como manicure e massagem, por exemplo.  

Seja criativo, busque uma rede que esteja conectada com os seus valores. Com estas parcerias, é possível duplicar ou triplicar a clientela de cada um dos profissionais envolvidos.

5. Presença Digital: quem não é visto, não é lembrado

 Sabemos que a comunicação digital ganhou ainda mais força por conta nestes últimos anos.  Ter um site e estar presente nas principais redes sociais – Instagram, Facebook ou outras, de acordo com o perfil do seu cliente – são os novos pilares deste novo tempo.  

Uma ótima oportunidade de presença digital é criar uma conta no Google Meu Negócio para que o Google Maps possa ampliar sua visibilidade na internet. Mesmo que você atenda em domicílio, nossa dica é marcar um ponto no Google Maps. Você pode indicar sua residência, pois, quando alguém busca uma cabeleireira ou manicure em sua cidade ou bairro, o Google reconhece e prioriza quem está no Google Maps. 

 Além de estar nas redes sociais e na internet, é preciso também entregar conteúdo nestes canais. Por meio deste conteúdo é possível tornar-se referência para o cliente que procura os serviços que você oferece, e decida que profissional vai recorrer.  

O trabalho de um cabeleireiro é essencialmente visual, aproveite para apresentar o resultado dos seus serviços em fotos e vídeos curtos e compartilhe. Use também o depoimento dos seus clientes. Sabemos que estas ações serão muito importantes para complementar suas estratégias e seu negócio seja um sucesso.  

  

Para finalizar, mais do que nunca é premissa básica oferecer segurança nos atendimentos com respeito ao isolamento social, portanto esteja atento as atualizações das normas e siga em frente ofertando os seus serviços. Afinal, um dos principais atrativos do ofício de cabeleireira(o) é estar muito próximo dos seus clientes. Não perca a chance de manter-se perto de quem confia em seu trabalho. 

 

Dica Final | Nossos Cursos Gratuitos para você:

Curso Online | Marketing Digital Direto ao Ponto: com ele você vai aprofundar e aprender a estabelecer a sua presença digital, analisando cenários e definindo o seu propósito.

Curso pelo Whatsapp | Conhecendo e valorizando seu cliente: com ele você vai entender como o conceito de Valor pode fazer a diferença no seu relacionamento com o cliente.

Fonte: Sebrae NA 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: