Como expandir sua empresa, mesmo com pouco capital?

Expandir a empresa é um dos principais desejos de todo o empreendedor

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

como expandir o seu negócio

“Como expandir minha empresa?” É uma pergunta que a maioria dos empresários fazem quando sabem que chegou a hora de crescer.

Primeiramente, precisamos entender que expandir sua empresa é um dos principais desejos de todo o empreendedor que possui um negócio lucrativo e com potencial ainda maior.

E quando falo em expansão, não me refiro somente a grandes investimentos, não.

A abertura de uma nova unidade, por menor que seja o tamanho, é uma expansão que, além dos resultados individuais da própria unidade, terá resultados para a sua marca. E nós sabemos o quão trabalhoso é construir uma marca.

Entretanto para realizar a expansão, além de um negócio lucrativo, também existe a necessidade de capital para investir, preparar e equipar uma nova unidade. E raros são os casos de empresários que têm esse capital em caixa, disponível para investir.

Uma das primeiras alternativas que vem em nossa mente é a de buscar crédito para esta expansão, mas em um cenário de taxas de juros elevadas – e consequentemente crédito mais caro, seria essa uma boa opção?

E não para por aí, além do investimento financeiro, é necessário formar um time capaz de operar esta nova unidade, afinal, no mundo dos negócios, não se faz nada sozinho. E formar pessoas exige tempo, investimento e treinamento constante.

E qual seria a alternativa?

Estes 2 pontos: acesso à capital para investir e formação de equipes qualificadas, são apontados como principais desafios para a expansão de micro e pequenas empresas, entretanto, uma alternativa para este cenário é a expansão por meio de franquias. Neste modelo, a empresa permite o uso de sua marca e experiência de negócio por um investidor, que por sua vez não terá de fazer tudo sozinho e do zero.

Você gostou deste conteúdo e tem interesse em expandir sua empresa ?

O Sebrae RS possui projetos focados em empresas que tem interesse em expandir através do modelo de franquias e já contribuiu com mais de 60 marcas gaúchas que crescem neste formato.

Se você estiver buscando alternativas para expandir, clique aqui e saiba como podemos apoiar o crescimento da sua empresa.

como expandir o seu negócio

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: