8 datas comemorativas para vender mais

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

A gente sabe, quem trabalha no varejo está sempre em busca de oportunidades para vender mais. Nesse contexto, as datas comemorativas representam uma excelente forma de alavancar as vendas e expandir os negócios.

Se você não quer deixar nenhuma data importante para trás, venha com a gente e confira 8 dias especiais que podem ajudar a dar um gás no seu faturamento.

Principais datas comemorativas para o varejo

 

1 – Páscoa

Uma celebração que faz parte do calendário cristão e tem grande impacto no comércio em um país como o Brasil. O perfil dos clientes atingidos pelas ações de Páscoa é bem amplo, de diferentes classes sociais e gêneros.  

Nessa época, o comércio de itens alimentícios como doces e chocolates, principalmente no formato de ovos, disparam nas vendas. Mas também é uma ótima pedida para cestas de café da manhã e kits com produtos artesanais.

2 – Dia das Mães

No Brasil, esta comemoração ocorre no segundo domingo do mês de maio e celebra a figura de mães e outras mulheres responsáveis pelo cuidado com as pessoas, como tias, madrastas e avós. 

É um período voltado para os produtos femininos, mas tem como público-alvo homens e mulheres que irão realizar as compras. 

Essa é a segunda data mais importante do calendário comercial. Portanto, é preciso preparo por parte do comércio para atender a alta demanda de produtos e serviços. 

3 – Dia dos namorados

O dia 12 de junho marca o Dia dos Namorados no Brasil — uma data que celebra o amor de todos os tipos de casais. Dessa forma, um mercado amplo em termos de idade, gênero e preferências ganha bastante movimento.

Nessa época, artigos intimistas, criativos e personalizados que contenham a história do casal fazem sucesso. Uma boa pedida também é investir em estratégias de marketing sensorial em pontos físicos, utilizando perfumes e músicas que remetem ao clima romântico, por exemplo. 

4 – Dia dos Pais

No Brasil, o segundo domingo de agosto é a data dedicada aos pais, tios, padrastos e avôs que cumprem esse papel nas famílias.

O destaque da data fica por conta dos produtos masculinos, mas o público-alvo (em sua maioria) são as mulheres que irão realizar as compras. 

Produtos como vestuário, calçados e acessórios tecnológicos representam o ponto forte para a data. Mas pesquisas mostram que perfumaria e produtos ao cuidado pessoal também entraram para o ranking das preferências. 


5 – Dia das Crianças

O dia 12 de outubro, além de ser o Dia de Nossa Senhora Aparecida, também é comemorado o Dia das Crianças. 

Os itens mais procurados na época são brinquedos, roupas, calçados, livros e produtos tecnológicos. Já os elementos lúdicos são uma boa aposta para as ações de publicidade e decoração.

 

6 – Halloween

Também conhecido como Dia das Bruxas, o dia 31 de outubro até pouco tempo não era uma data marcante para o comércio no Brasil, mas nos últimos anos ganhou relevância. 

É uma comemoração que movimenta o comércio de doces, alimentos e bebidas, fantasias e decorações.

 

7 – Black Friday


Uma data que surgiu nos Estados Unidos, mas que vem se tornando cada vez mais relevante no calendário do varejo brasileiro. 

Geralmente, a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Esse é o dia em que as grandes promoções tomam conta do comércio e a alta demanda abraça todo tipo de produto e serviço.

 

8 – Natal

Essa é a data mais importante do ano no calendário de vendas do varejo.

O feriado, em 25 de dezembro, é acompanhado de um clima favorável de final de ano e de outras comemorações. 

É um momento oportuno para presentear amigos e também pessoas que cultivam relações profissionais. Sendo assim, movimenta todo tipo de comércio e serviços, desde brinquedos, vestuário, acessórios, decoração, viagens, tecnologias e muito mais. 

Ponto de atenção: o planejamento para essa época deve prever o aumento significativo nas vendas.

 

divulgação do material com o passo a passo para digitalizar uma empresa

 

 

Além das datas mencionadas aqui, é importante se atentar ao perfil de quem consome seus produtos e serviços, além de outros momentos que podem ser interessantes para o seu negócio, como volta às aulas, Dia do Consumidor, entre outros.

O boom do e-commerce

É sempre bom lembrar que as vendas online não param de crescer e os dados estão aí para comprovar.

Veja como foi o faturamento de algumas datas especiais em 2021 nas vendas online:

 

dados sobre vendas online nas datas comemorativas

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: