5 atitudes de quem empreende com sucesso

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

Em um mercado cada vez mais competitivo, quem empreende precisa desenvolver habilidades para garantir a sobrevivência do seu negócio. Nesse contexto, surgem as atitudes empreendedoras  comportamentos das pessoas que buscam identificar oportunidades e solucionar problemas e conflitos. Com isso, assumem riscos e grandes responsabilidades.

Como ter atitudes empreendedoras?

As atitudes empreendedoras vão desde os esforços para atender às necessidades dos consumidores, até as mudanças adotadas pela empresa para garantir um bom posicionamento no mercado. Sendo assim, o desenvolvimento dessas atitudes exigem que o empreendedor ou a empreendedora: 

 

tópicos sobre atitudes empreendedoras

Agora que você já viu o que é e como ter uma atitude empreendedora, conheça 5 atitudes de quem empreende com sucesso:

1 – Tolerância ao risco

A jornada do empreendedorismo é cercada de incertezas. Porém, empreendedores e empreendedoras de sucesso buscam avaliar as opções e calcular os riscos das ações, sempre agindo para reduzir, minimizar e controlar as ameaças ao negócio. Nesse caso, algumas estratégias são utilizadas, como: planos de negócio, pesquisa de mercado, testes e relatórios de desempenho e resultados.

 

2 – Exige qualidade dentro do negócio

Os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes. Segundo uma pesquisa realizada pela R/GA, mais de 82% dos consumidores desejam que suas experiências sejam mais do que apenas uma entrega perfeita de mercadorias. Diante disso, é preciso que empreendedores e empreendedoras tenham a capacidade de exigir qualidade dentro de seus negócios. 

 

3 – É persistente

Uma coisa é certa: o sucesso não acontece da noite para o dia. Ao passo que, os negócios bem-sucedidos são formados com longos períodos de trabalho árduo, diante de constantes problemas, tensões e contratempos. De acordo com uma pesquisa do Sebrae sobre o comportamento empreendedor, 95% das empresas que sobrevivem no mercado são frutos de persistência.

 

4 – Consegue se adaptar

A natureza dos negócios está em constante mudança, com novos desafios e novas oportunidades se apresentando a todo momento. Sendo assim, é importante buscar sempre prever e antecipar uma situação para empreender diante deste cenário.  

 

5 – Estabelece boas conexões

O famoso networking tem um valor estratégico. Ou seja, empreendedores e empreendedoras que criam essas conexões têm mais facilidade em conquistar novos clientes, ter acesso a investidores, validar ideias com especialistas do mercado e, sobretudo, ter apoio nos desafios dos seus negócios. 

 

Para conhecer mais atitudes de quem empreende com sucesso e aprender a desenvolver as suas características empreendedoras, acesse o material gratuito do Sebrae RS.

 

ACESSAR MATERIAL COMPLETO

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: