2023 está chegando, e agora?

O mundo passa por transformações que demandam cada vez mais agilidade para antever as tendências de mercado.

Publicado em: Leitura: 2 minutos

O ano de 2023 está batendo à porta e desafiando negócios a atuarem em um cenário econômico adverso, com um consumidor criterioso e novidades que trarão práticas, tecnologias e novas formas de realizar antigos processos. Separamos algumas tendências e dicas para que você possa preparar o seu negócio para o ano que está chegando.

Continue a leitura para saber mais.

mão segurando um calendário do ano de 2023

Cenário econômico para 2023

Ainda em recuperação após a pandemia de Covid-19 e enfrentando os impactos da guerra da Ucrânia, a economia mundial deve passar por 2023 com restrições. Fatores como a alta da inflação e dos juros em países europeus e nos Estados Unidos e a perspectiva de desaceleração ao redor do globo terão impactos no Brasil. Por aqui, espera-se que 2023 seja marcado pela reversão do ciclo de aperto monetário do Banco Central. Na prática, isso significa que a taxa Selic pode voltar a cair e, assim, levar a uma redução no custo do crédito, favorável aos empréstimos e financiamentos, por exemplo.

  • PIB: a projeção de alta para o Produto Interno Bruto é de 1,6% em 2023.
  • Inflação: em 2023 a inflação oficial é projetada em 4,7%.
  • Dólar: a moeda dos Estados Unidos deve se manter em R$ 5,20 em 2023.

O consumidor de 2023

Em 2023, os sentimentos deverão ter muito impacto no mercado, mas de que sentimentos estamos falando?

  • Percepção do tempo
  • Apatia
  • Esperança
  • Motivação cautelosa

Perfil de consumidores em 2023

  • Antecipadores: avessos às incertezas, os antecipadores buscam estabilidade.
  • Novos românticos: buscam fortalecer laços afetivos, reavaliando prioridades.
  • Inconformados: questionam problemas sociais e são movidos por valores.
  • Condutores: criaram novos hábitos a partir da pandemia e buscam novas experiências.

tendências de mercado 2023

Digitalização contínua: eixos em destaque

Por meio do estudo global “Top Strategic IoT Trends and Technologies Through 2023” da Gartner, novas tecnologias e o aprimoramento de algumas já existentes irão impulsionar a inovação digital em diversos setores. Algumas das principais tendências para 2023 são:

  • Tendência: Digital First
  • Tendência: tudo conectado, a disseminação da IoT
  • Tendência: realidade virtual e aumentada para pequenas empresas
  • Tendência: desafios e oportunidades com avanço da IA
  • Tendência: possibilidades abertas com o 5G
  • Tendência: privacidade e acesso a dados

Era da experiência

Uma pesquisa da Zendesk indica que 75% dos consumidores estão dispostos a pagar mais em produtos e serviços que proporcionem boas experiências. Essa é uma tendência que traz resultados e demanda constantes novas ações dos negócios.

  • Tendência: experiências híbridas e fluidas
  • Tendência: humanização e personalização do atendimento
  • Tendência: UX, a experiência do usuário no centro das estratégias

Gestão do futuro: desafios de 2023

Os novos comportamentos, tecnologias e experiências projetadas para 2023 devem ter impactos na gestão e trazer desafios. Entre eles, está o maior foco nas pessoas, sejam consumidores ou colaboradores, o que irá demandar novas estratégias para oferecer o que eles realmente precisam em termos de produtos, serviços, ambiente de trabalho e cultura dos negócios. Sua gestão está preparada? Confira a seguir!

  • Tendência: foco no cliente
  • Tendência: experiência dos colaboradores
  • Tendência: adaptabilidade da cultura do negócio
  • Tendência: comunidade e comunicação

Veja no material completo os tópicos abordados aqui em detalhes, além dos modelos de negócio e dicas de atuação para ter bons resultados em 2023.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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