Desafios e estratégias para o setor de Alimentos e Bebidas
Descubra os impactos que o setor de Alimentos e Bebidas está enfrentando após as enchentes no Rio Grande do Sul e veja as ações recomendadas por nosso especialista para superar esses desafios.
Atualizado em: Leitura: 2 minutos
O setor de Alimentos e Bebidas no Rio Grande do Sul foi bastante impactado pelas enchentes. Esses impactos vão desde a participação em feiras locais das pequenas agroindústrias familiares para vender suas produções até a falta de clientes nos restaurantes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela ABRASEL RS entre 14 e 19 de maio de 2024, 99% das empresas do setor relataram dificuldades para receber insumos, enquanto 66% enfrentaram aumentos significativos nos preços desses insumos. Além disso, 94% dos estabelecimentos apresentaram redução no movimento de clientes, afetando negativamente o faturamento.
Mesmo diante dessas adversidades, 65% das empresas do ramo continuam operando, adaptando-se ao baixo fluxo de clientes e às dificuldades de acesso aos insumos. Diante desse cenário, conheça ações de curto, médio e longo prazo para implementar em sua empresa e os apoios oferecidos para superarmos esse momento:
Ações de curto prazo
Confira as ações fundamentais para as empresas de alimentos e bebidas:
- Avalie a situação: avalie o impacto na empresa relacionado à: estrutura, instalações, máquinas, equipamentos, equipe, insumos, fornecedores e clientes.
- Renegocie com os fornecedores: é um momento importante para negociar. Fazendo negociações antecipadas, evitará negativações e/ou protesto, garantindo a estabilidade financeira.
- Renegocie financiamentos: possui financiamento ativo? Faça contato com o banco para buscar campanhas específicas e negociar diminuição de valores de parcelas, aumento de carências, entre outras opções.
- Avalie cobertura de seguros: possui algum seguro ativo? Avalie a cobertura dos seguros contratados e, em caso de negativa de cobertura, procure auxílio jurídico.
- Crie ou revise a estratégia de marketing digital: crie uma estratégia de marketing da empresa ou adapte a comunicação para engajar os clientes e comunicar a situação da empresa.
Ações de médio e longo prazo
Para um planejamento a médio e longo prazo, recomendamos:
- Estruture um plano para a gestão de crise: concentre esforços na contenção de despesas, na redução de desperdícios e busca de crédito emergencial e apoio governamental.
- Faça um plano para a retomada do movimento: estruture um plano para atrair mais clientes e retomar o movimento na sua empresa. Vale investir em ações promocionais, eventos e datas comemorativas para aumentar o fluxo e o faturamento.
Conheça os apoios disponíveis
Sabemos que o período é muito difícil para o RS, mas vamos enfrentar essa fase juntos. 🤝
O Sebrae RS disponibilizou apoios que você pode conferir abaixo:
Juntos pelo RS
Confira as principais informações, determinações e medidas de apoio aos micros e pequenos negócios afetados pelas enchentes do RS. Nessa página você confere informações sobre legislações, tributos, iniciativas financeiras, notícias, demais apoios e nossos canais de atendimento. Saiba mais:
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: