Como usar as tendências para vender mais
Quer criar estratégias de sucesso para vender mais? Confere as dicas e saiba como usar tendências de mercado, comportamento e produto ao teu favor.
Publicado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário
Tendência, tendência, tendência! Essa palavra-chave tem inúmeras aplicações e vai muito além de ‘modinhas’ como muitas pessoas pensam. Entre elas, destaco três tipos de tendências que vão fazer a diferença no teu negócio: mercado – comportamento – produto. Ter esse olhar macro vai te ajudar a construir estratégias elaboradas para vender mais! E como fazer isso?
Esqueça o vizinho
Pense menos sobre o concorrente direto e mais sobre os caminhos que o mercado está tomando. O consumo é reflexo da vida das pessoas, portanto está interligado com fatores econômicos, sociais e tecnológicos, entre outros. Hoje a concorrência vai muito além de outras empresas que vendem os mesmos produtos. Um exemplo dessa dinâmica: quem vende sapatos no shopping concorre com a falta de tempo, dificuldade de mobilidade, estímulos para outras compras que surgem no caminho e até mesmo com sites online. Ou ainda, desistência de uma compra que não é essencial por alguma demanda que surge no Whats App do cliente em potencial. Tudo impacta. Se adaptar e ter ações rápidas é essencial. Para tomar decisões mais assertivas não basta confiar no feeling, é necessário informação sobre tendências de mercado. Ter claro o que o consumidor busca e como se conectar com ele.
De olho no consumidor
Fique de olho no que o seu consumidor pensa/espera. Mas como? Uma boa dica é analisar comentários nas redes sociais pesquisando em perfis ou posts que se relacionem com o teu produto. Insights preciosos surgem quando a gente se propõe a entender o que o outro busca. Também vale ter atenção às trends de conteúdo que estão rolando e se encaixam no perfil do teu cliente ou nicho de atuação. Apresentar o produto ou serviço em um formato que está em alta só traz vantagens! Aumenta a retenção, comunica atualidade, dinamismo e ainda: gera desejo em dobro! O potencial de compartilhamento também aumenta. Isso significa mais visibilidade e, consequentemente, mais vendas.
O poder do viral
Falando em produto: esse é um pilar muito importante em qualquer empresa. O produto está no centro de tudo, mas se não tiver conexões em volta é apenas um ponto isolado. Isso acaba posicionando tua empresa sempre em uma disputa por preço – o que não é mais suficiente para a grande maioria dos negócios. Venda tendências. Quando falamos de tendência e produto, é preciso ter claro que ela não fica restrita ao setor de vestuário. Existem muitos produtos de beleza, utilidades domésticas, decoração, limpeza, brinquedos, etc. que caem nas graças das pessoas em um determinado momento. Nos últimos tempos as redes sociais são o principal impulsionador de produtos, com os chamados ‘virais’. Pesquise nas redes e tenha um olhar atento ao que acontece no teu nicho para oferecer o produto que o consumidor busca naquele momento. Ser assertivo é essencial para não desperdiçar recursos em algo que perde o fôlego rapidamente. Se teu negócio tem foco em atemporais, é válido estudar como encaixar o produto em uma tendência que esteja em alta e ressaltar que o valor dele permanece mesmo após a ‘onda passar’. Tudo envolve entender o que
o cliente valoriza.
Dica extra
Outra opção é usar as famosas aesthetics [ou seja, estéticas] que estão em alta para criar espaços em lojas físicas ou mesmo campanhas no digital que estejam alinhadas com essas propostas. As possibilidades são infinitas. Esse tipo de ação gera identificação e aumenta as possibilidades de conversão em venda, afinal, pertencer é um desejo sempre atual. Esteja atento aos movimentos e descubra uma maneira de explorar esses universos de uma maneira coerente com os valores de marca. Esse ponto é importante para não virar uma ação perdida ou até mesmo ser percebida como algo não genuíno. Todas essas dicas vão te ajudar a estruturar vendas com base em tendências, garantindo uma receita extra fora de outras bases que já performam bem na tua empresa. Ter um olhar sobre as tendências é estar aberto a mudanças e movimentos que influenciam o mercado, as pessoas e
claro: as vendas.
E para finalizar: o pontapé inicial está mais perto do que tu imagina. Aqui nesse link tem várias sugestões e dicas em um conteúdo gratuito que traz as tendências mais importantes pra aplicar no teu negócio. Aproveita para começar hoje mesmo a explorar esse novo potencial e vender ainda mais!
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