Fidelização de clientes para aumentar as vendas
Ter clientes leais pode ser um diferencial do seu negócio, mas para usar a fidelização de clientes como estratégia de marketing, é necessário prestar atenção nos detalhes.
Atualizado em: Leitura: 2 minutosNível: Intermediário
É inegável que o mercado está cada vez mais competitivo. Com isso, os consumidores são apresentados a uma gama de opções cada vez maior. Nesse cenário, a fidelização de clientes é uma importante estratégia para o negócio.
O trabalho de transformar compradores em clientes leais não é simples. Para fidelizar o cliente é preciso mais do que um bom produto ou serviço, é preciso prestar atenção e valorizar o atendimento, a experiência pós-venda e, claro, estar presente onde todo mundo está: nas redes sociais. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.
Quando os clientes são leais, eles recomendam mais, gastam mais e são menos propensos a desistir da compra ou recorrer a um concorrente. Por isso, o Sebrae Rio Grande do Sul foi até as redes sociais para entender o que os usuários pensam sobre a temática.
Fidelização de clientes e o Twitter
Segundo uma pesquisa realizada pelo Twitter Brasil, os usuários da rede do passarinho são mais propensos a interagir com as marcas:
- 83% dos usuários envolvem-se em debates, fazem perguntas e têm interações diretas com as marcas;
- 84% dos usuários compartilham as opiniões de outros usuários na plataforma.
100% das publicações sobre fidelização de clientes no Twitter são feitas por usuários, ou seja: pessoas que se identificam como compradores. Já no Instagram, por exemplo, o maior número de publicações são feitas por empresas e marcas.
O que os usuários comentam
Quando falamos de categorias dos produtos mais mencionados temos:
- Alimentos e bebidas;
- Eletroeletrônicos (computador, fones de ouvido);
- Cosméticos;
- Produtos de limpeza;
- Produtos pet;
- Vestuário e acessórios;
- Livros.
70,7% das publicações são neutras, ou seja, não trazem uma valoração positiva nem negativa e que, de modo geral, tratam de desabafos e comentários sobre recompra, mas sem apontar motivos que levaram o usuário a voltar a comprar ou não com a empresa ou marca. Enquanto 28,3% são negativas e apenas 1% positivas.
Comportamentos que prejudicam a fidelização de clientes
Nos comentários analisados no Twitter, é possível notar alguns comportamentos que inibem as compras, prejudicando a estratégia de fidelização:
- Insatisfação quanto à qualidade do produto;
- Atendimento ruim ao cliente;
- Logística e entrega ineficientes;
- Posicionamento inadequado da empresa/marca;
- Problemas no sistema de pagamento e check-out;
- Problemas com políticas de devolução;
- Experiências ruins quanto às estratégias de marketing praticado pelas empresas;
Oferecer uma ótima experiência é primordial para a fidelização de clientes
Aqui estão algumas dicas para você implementar em seu negócio e transformar os compradores em clientes fiéis:
- Ofereça pontos de recompensas de fidelidade que podem ser trocados por um produto ou descontos futuros em produtos adicionais;
- Envie um cartão de agradecimento escrito à mão para os clientes, especialmente quando eles gastam uma certa quantia. O mundo de hoje pode ser muito impessoal e muitas pessoas valorizam experiências personalizadas em vez de automatizadas.
- Preste atenção no que seus concorrentes estão fazendo de melhor e tente algo semelhante — mas melhor — e adequado ao seu negócio.
A satisfação do cliente e o seu engajamento com uma marca têm um impacto significativo na probabilidade de ele fazer compras recorrentes e ainda atrair potenciais clientes. Se você quer saber mais sobre esse assunto e ter acesso a mais dicas valiosas, clique aqui e acesse o material completo e gratuito com os resultados da pesquisa em redes sociais.
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