O amor está nos negócios! Prepare-se para o Dia dos Namorados
Aproveite o Dia dos Namorados e outras datas comemorativas para impulsionar o seu negócio.
Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário
No Brasil, o dia 12 de junho marca o Dia dos Namorados, que celebra o amor de todos os tipos de casais. Assim, movimenta um mercado amplo em termos de idade, gênero e preferências. A decoração com corações já é tradicional para o período, podendo ser incrementada com cupidos e flechas e até mesmo selfies de casais apaixonados.
Para uma data que movimenta bastante o varejo é preciso planejar um mix de produtos, tanto femininos quanto masculinos. Artigos intimistas, criativos e personalizados que contenham a história do casal fazem sucesso. A elaboração de kits para diferentes tipos de casais – inclusive os homoafetivos – também é uma pedida para a data.
Em 2022, as vendas no dia dos namorados surpreenderam os varejistas e ultrapassou os 6,5 milhões. Entre os pontos de destaque houve o retorno de clientes às lojas em que compraram em 2021, portanto, investir em formas de fidelizar o público tem se revelado uma boa estratégia para datas especiais. Além disso, houve um crescimento de quase 10% nas compras on-line, com faturamento de 15,4 milhões.
Saiba como impulsionar as vendas de forma sazonal
Além das vendas no dia dos namorados, outras datas comemorativas são essenciais para o calendário das empresas e é necessário planejamento para aproveitar os períodos do ano com forte apelo comercial a fim de atrair e fidelizar os clientes. Escolher as datas que se adaptam melhor ao seu negócio e ter um plano prévio, identificando desafios e oportunidades, é o primeiro passo. Além disso, toda a equipe deve estar envolvida nesse processo para que haja comprometimento e tudo saia conforme o idealizado.
Tendências de consumo para o ano de 2023
- Tecnologia “humanizada”: a comunicação com clientes por meio de robôs ou inteligência artificial (IA) é uma tendência que foi bem aceita, porém não se pode negligenciar o aspecto humano.
- Preocupação com o orçamento: diante das dificuldades econômicas, famílias do mundo todo têm planejado melhor o que consumir. Estratégias de descontos, formas de assinaturas e parcelamentos, são alternativas para manter o consumidor comprando.
- Sustentabilidade: a preocupação com a origem dos produtos e a produção de lixo tem se tornado um fator decisivo no momento da compra.
- Nova geração de consumidores: nascidos na era digital, os Gen Z já fazem parte do mercado consumidor e têm outra forma de consumir. Ao se informarem principalmente pelas redes sociais, confiam nas avaliações de outras pessoas e buscam marcas que compartilham de valores parecidos com os seus.
Como aproveitar as datas comemorativas da melhor forma?
Planejamento anual
O recomendado é que, já no começo do ano, você mapeie todas as datas que são relevantes para seu negócio, bem como estipule quanto tempo será necessário para que consiga organizar as ações que serão realizadas. Ao analisar quais são as datas importantes para sua empresa, você será capaz de estruturar suas ações com antecedência. Também é importante que você consiga visualizar mensal e semanalmente seu cronograma.
Sazonalidade
Tenha atenção às sazonalidades, mas busque oportunidades inusitadas. É fundamental estar ciente do que está acontecendo no mercado e se preparar para demandas inesperadas. É importante você estar atento aos programas de televisão, redes sociais e mundo do entretenimento, pois eles também trazem algumas oportunidades de novas ações a serem executadas.
Como montar uma estratégia de marketing para as datas comemorativas?
Após ter seu planejamento e suas metas definidas, é hora de comunicar a seu cliente as ações das datas comemorativas! O marketing integra as ações de divulgação que a empresa desenvolve para chamar a atenção dos clientes e de conquistar novos consumidores. Aqui vão algumas ações eficazes para que você garanta as vendas:
- Seja criterioso quanto à escolha das datas comemorativas;
- Faça um cronograma completo;
- Levante os recursos necessários e faça parcerias;
- Defina uma mensagem para as campanhas;
- Faça divulgações.
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