Tatuagem pelo olhar dos usuários de redes sociais
Esse assunto divide opiniões: uns amam, outros nem tanto. A arte corporal permanente tem se tornado cada vez mais popular, ainda mais entre os usuários das redes sociais. Descubra o que eles falam sobre tatuagem.
Publicado em: Leitura: 2 minutos
Você já deve ter reparado, ao andar pelas ruas da cidade, na quantidade de estabelecimentos de tatuagem e body piercing. De acordo com o Sebrae, no comparativo entre o primeiro trimestre de 2019 e o mesmo período de 2022, houve um aumento de 58% de MEIs nessa atividade, em pequenos negócios, esse crescimento foi de 53,3%.
O Rio Grande do Sul, segundo o Data Sebrae, ocupa a quarta colocação entre os estados com o maior número de estabelecimentos ativos que oferecem serviços de tatuagem e piercing, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Esse desempenho é compatível com o movimento do mercado global da indústria de tatuagem, que tem previsão de crescimento de 8% ao ano, de acordo com a IBIS World.
A tatuagem e os brasileiros
Ocupando a nona posição entre as nações com mais pessoas tatuadas, o Brasil possui 22% da sua população com a arte corporal permanente, como aponta o centro de pesquisa Dalia. As três principais motivações para tatuar o corpo são:
- Comemoração de um marco (31,4%);
- Embelezamento do corpo (28,5%);
- Expressão da individualidade (11,9%).
O que os usuários comentam nas redes sociais
Com tanta gente tatuada e/ou interessada no assunto, é normal que as redes sociais tenham muito conteúdo sobre essa temática. Por isso, fomos até as redes sociais (Instagram, Twitter e Youtube) buscar comentários dos usuários sobre tatuagem.
Dentre as publicações analisadas, temos a diferença de tipos de usuários:
- 77,4% são usuários comuns, consumidores;
- 11,7% são tatuadores;
- 8,2% são estúdios;
- 2,7% são blogs e/ou influenciadores.
Usuários e consumidores
Com o maior número de publicações analisadas, os usuários e consumidores costumam falar em suas redes sociais sobre a dificuldade de encontrar bons tatuadores, biossegurança e experiências. Eles também utilizam o digital para buscar indicações, orientações e informações sobre estilos de tatuagem.
Tatuadores e estúdios
Chegando a quase 20% das publicações analisadas pela pesquisa, profissionais do mercado de tatuagem costumam publicar fotos das artes finalizadas, orientações sobre os serviços e dicas.
Outros perfis
Além dos consumidores e empreendedores, blogs e influenciadores publicam ideias de artes para serem tatuadas, além de divulgar trabalhos de tatuadores e comentarem tendências do mercado.
O que fazer para se destacar no mercado de tatuagem
Com o mercado em crescimento, apostar em marketing de conteúdo é uma estratégia que pode dar bons resultados quando planejada e executada da forma correta.
Se você quer saber mais sobre esse mercado e receber mais dicas valiosas de como se destacar, acesse abaixo o material completo e gratuito com os resultados da pesquisa em redes sociais.
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: