Tendências e oportunidades para agroindústrias em 2023

Conheça as tendências e oportunidades para o mercado de carnes, leite e derivados, frutas, hortaliças e vegetais.

Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário

A decisão de industrializar produtos envolve investimento em estrutura e visão do mercado para o desenvolvimento de artigos cada vez mais aderentes às necessidades e comportamento do consumidor.

Ter suporte na hora de decidir quanto ao investimento em máquinas e equipamentos é fundamental para que as propriedades rurais possam de desenvolver e industrializar alimentos com a expectativa de agregação de valor e melhoria na renda do produtor.

Analisando esse cenário, trazemos uma pesquisa que estimula o desenvolvimento regional a partir da apresentação do “raio X” do perfil das agroindústrias gaúchas, o trabalho realizado no segundo semestre de 2022 analisa:

  •  A forma como o produtor atualmente pensa o desenvolvimento de produtos;
  • As principais tendências do mercado consumidor de alimentos;
  • Oportunidades para as agroindústrias gaúchas;
  • Referências de produtos com valor agregado.

Continue a leitura e atualize o seu negócio com a pesquisa.

homem com tablete no meio da lavoura - Tendências para agroindústrias

A agroindústria gaúcha está em constante evolução:

  • 59,4% dos produtos são de origem vegetal.
  • 32% da produção do segmento é orgânica.
  • 42% das agroindústrias tem um faturamento anual de até R$ 60 mil e 32% de R$ 60 mil
    a R$ 120 mil.

A preocupação em lançar novas soluções e produtos para o mercado existe, mas, para muitos, ainda há desafios. Mais de 80% das empresas têm a intenção de lançar novos produtos e/ou reformular os existentes. Os principais desafios para novos produtos são:

  • Investimento (67,2%);
  • Mão de obra (34,4%);
  • Logística (31,3%);
  • Infraestrutura (20,3%).

Tendências para o mercado de carnes

  • As vendas de produtos cárneos processados no Brasil devem crescer ano após ano cerca de 10%, chegando a R$ 24,5 bilhões em 2026.
  • Preços recordes de carnes in natura empurram consumidores para produtos processados.
  • Os substitutos de carne e frutos do mar foi a categoria com melhor desempenho em 2021, com crescimento de 35% nas vendas desse ano, ainda com expectativa de crescimento de mais 29% até 2026.

O que o consumidor exige para o mercado de carnes processadas ou substitutos à carne?

  • SAUDABILIDADE: produtos que promovam benefícios para a saúde.
  • EXPERIÊNCIA: produtos que forneçam experiências positivas e memoráveis ao consumi-los.
  • PREÇO: produtos de baixo custo e melhor custo-benefício, que atendam às necessidades do consumidor.
  • NATURALIDADE: desenvolvimento de formulações de produtos com ingredientes naturais.

Saiba mais tendências sobre o mercado de carnes e o que se espera para os próximos anos. Acesse o material com a pesquisa completa:

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Tendências para o mercado de laticínios

  • Até 2027, as vendas no varejo brasileiro devem crescer 9% e 18,6%, para o mercado de iogurtes e queijos, respectivamente.
  • A procura por queijos artesanais deve crescer nos próximos anos, assim como o aumento da demanda por novos ingredientes e formatos previstos para venda.
  • No setor dos iogurtes, as vendas aumentaram 14% em 2022, para R$ 17,7 bilhões.

O que o consumidor exige para os laticínios?

  • SAUDABILIDADE: produtos que promovam benefícios para a saúde.
  • EXPERIÊNCIA: produtos que forneçam experiências positivas e memoráveis ao consumi-los.
  • PREÇO: produtos de baixo custo e melhor custo-benefício, que atendam as necessidades do consumidor.
  • ARTESANAL: produtos fabricados artesanalmente na própria região.
  • CONVENIÊNCIA: produtos de fácil consumo e transporte que não necessitem de preparo.
  • FORTIFICADOS: produtos que contenham adição de ingredientes que promovam benefícios para a saúde do consumidor.

Saiba mais tendências sobre o mercado de leite e derivados e o que se espera para os próximos anos. Acesse o material com a pesquisa completa:

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Tendências para o mercado de frutas, hortaliças e vegetais

  • Lanches à base de frutas estão na categoria com melhor desempenho em 2022, com vendas
    aumentando 17% e atingindo R$ 28 milhões.
  • Existe um crescimento na produção e venda de lanches à base de frutas, barras proteicas e
    energéticas, lanches aliados a preocupações com a saúde.
  • Os consumidores estão buscando por produtos de baixo custo ou melhor custo-benefício.

O que o consumidor exige para o mercado de frutas, hortaliças e vegetais

  • SAUDABILIDADE: produtos que promovam benefícios para a saúde.
  • CONVENIÊNCIA: produtos de fácil consumo e transporte que não necessitem de preparo.
  • PREÇO: produtos de baixo custo e melhor custo-benefício, que atendam as necessidades do consumidor.
  • FORTIFICADOS: produtos que contenham adição de ingredientes que promovam benefícios para a saúde do consumidor.
  • INDULGÊNCIA: alimentos que promovam a sensação de prazer e aconchego ao consumi-los.

Saiba mais tendências sobre o mercado de frutas, hortaliças e vegetais,  e o que se espera para os próximos anos. Acesse o material com a pesquisa completa:

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Tendências mundiais de comportamento e consumo

  1. Os consumidores irão buscar conhecer as práticas da empresa antes de comprar, optando por aquelas que priorizam a ética.
  2. Os consumidores irão optar por empresas e produtos que ajudem a diminuir o impacto
    ambiental.
  3. Haverá uma priorização de produtos que promovam benefícios à saúde física e mental.
  4. Produtos com sabores, cores, texturas e aromas que favoreçam o sentimento de
    felicidade e satisfação ao consumi-los.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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