Tendências e oportunidades para agroindústrias em 2023
Conheça as tendências e oportunidades para o mercado de carnes, leite e derivados, frutas, hortaliças e vegetais.
Atualizado em: Leitura: 3 minutosNível: Intermediário
A decisão de industrializar produtos envolve investimento em estrutura e visão do mercado para o desenvolvimento de artigos cada vez mais aderentes às necessidades e comportamento do consumidor.
Ter suporte na hora de decidir quanto ao investimento em máquinas e equipamentos é fundamental para que as propriedades rurais possam de desenvolver e industrializar alimentos com a expectativa de agregação de valor e melhoria na renda do produtor.
Analisando esse cenário, trazemos uma pesquisa que estimula o desenvolvimento regional a partir da apresentação do “raio X” do perfil das agroindústrias gaúchas, o trabalho realizado no segundo semestre de 2022 analisa:
- A forma como o produtor atualmente pensa o desenvolvimento de produtos;
- As principais tendências do mercado consumidor de alimentos;
- Oportunidades para as agroindústrias gaúchas;
- Referências de produtos com valor agregado.
Continue a leitura e atualize o seu negócio com a pesquisa.
A agroindústria gaúcha está em constante evolução:
- 59,4% dos produtos são de origem vegetal.
- 32% da produção do segmento é orgânica.
- 42% das agroindústrias tem um faturamento anual de até R$ 60 mil e 32% de R$ 60 mil
a R$ 120 mil.
A preocupação em lançar novas soluções e produtos para o mercado existe, mas, para muitos, ainda há desafios. Mais de 80% das empresas têm a intenção de lançar novos produtos e/ou reformular os existentes. Os principais desafios para novos produtos são:
- Investimento (67,2%);
- Mão de obra (34,4%);
- Logística (31,3%);
- Infraestrutura (20,3%).
Tendências para o mercado de carnes
- As vendas de produtos cárneos processados no Brasil devem crescer ano após ano cerca de 10%, chegando a R$ 24,5 bilhões em 2026.
- Preços recordes de carnes in natura empurram consumidores para produtos processados.
- Os substitutos de carne e frutos do mar foi a categoria com melhor desempenho em 2021, com crescimento de 35% nas vendas desse ano, ainda com expectativa de crescimento de mais 29% até 2026.
O que o consumidor exige para o mercado de carnes processadas ou substitutos à carne?
- SAUDABILIDADE: produtos que promovam benefícios para a saúde.
- EXPERIÊNCIA: produtos que forneçam experiências positivas e memoráveis ao consumi-los.
- PREÇO: produtos de baixo custo e melhor custo-benefício, que atendam às necessidades do consumidor.
- NATURALIDADE: desenvolvimento de formulações de produtos com ingredientes naturais.
Saiba mais tendências sobre o mercado de carnes e o que se espera para os próximos anos. Acesse o material com a pesquisa completa:
Tendências para o mercado de laticínios
- Até 2027, as vendas no varejo brasileiro devem crescer 9% e 18,6%, para o mercado de iogurtes e queijos, respectivamente.
- A procura por queijos artesanais deve crescer nos próximos anos, assim como o aumento da demanda por novos ingredientes e formatos previstos para venda.
- No setor dos iogurtes, as vendas aumentaram 14% em 2022, para R$ 17,7 bilhões.
O que o consumidor exige para os laticínios?
- SAUDABILIDADE: produtos que promovam benefícios para a saúde.
- EXPERIÊNCIA: produtos que forneçam experiências positivas e memoráveis ao consumi-los.
- PREÇO: produtos de baixo custo e melhor custo-benefício, que atendam as necessidades do consumidor.
- ARTESANAL: produtos fabricados artesanalmente na própria região.
- CONVENIÊNCIA: produtos de fácil consumo e transporte que não necessitem de preparo.
- FORTIFICADOS: produtos que contenham adição de ingredientes que promovam benefícios para a saúde do consumidor.
Saiba mais tendências sobre o mercado de leite e derivados e o que se espera para os próximos anos. Acesse o material com a pesquisa completa:
Tendências para o mercado de frutas, hortaliças e vegetais
- Lanches à base de frutas estão na categoria com melhor desempenho em 2022, com vendas
aumentando 17% e atingindo R$ 28 milhões. - Existe um crescimento na produção e venda de lanches à base de frutas, barras proteicas e
energéticas, lanches aliados a preocupações com a saúde. - Os consumidores estão buscando por produtos de baixo custo ou melhor custo-benefício.
O que o consumidor exige para o mercado de frutas, hortaliças e vegetais
- SAUDABILIDADE: produtos que promovam benefícios para a saúde.
- CONVENIÊNCIA: produtos de fácil consumo e transporte que não necessitem de preparo.
- PREÇO: produtos de baixo custo e melhor custo-benefício, que atendam as necessidades do consumidor.
- FORTIFICADOS: produtos que contenham adição de ingredientes que promovam benefícios para a saúde do consumidor.
- INDULGÊNCIA: alimentos que promovam a sensação de prazer e aconchego ao consumi-los.
Saiba mais tendências sobre o mercado de frutas, hortaliças e vegetais, e o que se espera para os próximos anos. Acesse o material com a pesquisa completa:
Tendências mundiais de comportamento e consumo
- Os consumidores irão buscar conhecer as práticas da empresa antes de comprar, optando por aquelas que priorizam a ética.
- Os consumidores irão optar por empresas e produtos que ajudem a diminuir o impacto
ambiental. - Haverá uma priorização de produtos que promovam benefícios à saúde física e mental.
- Produtos com sabores, cores, texturas e aromas que favoreçam o sentimento de
felicidade e satisfação ao consumi-los.
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