Como começar um negócio do zero: planejando e criando uma empresa
Pensando em abrir uma empresa? Algumas estratégias são essenciais antes de tirar a ideia do papel.
Publicado em: Leitura: 2 minutosNível: Intermediário
Tão importante quanto uma boa ideia, é definir a melhor estratégia para criar um negócio. Para isso, é fundamental ter metas claras, definir quais produtos ou serviços serão oferecidos e a melhor maneira de comercializá-los, ou seja, antes de colocar a mão na massa é necessário ter planejamento financeiro e estratégico que permita antecipar desafios e indicar os caminhos que devem ser percorridos para alcançar seus objetivos.
Pensando em empreender? Continue a leitura e veja por onde começar.
Pesquisa de mercado: para que uma boa ideia se transforme em negócio, é preciso de clientes que a valorizem. Ao entrar no mercado, é importante entender as características do nicho em que
pretende atuar, os principais concorrentes, as formas de atendimento ao cliente, os preços, os métodos de gestão, entre outros aspectos.
Compreender o local (físico ou digital) das vendas: o mercado digital é uma realidade que cresce a cada ano. No entanto, as lojas físicas seguem relevantes para muitos consumidores que desejam testar, tocar ou experimentar os produtos. Ambas as estratégias possuem vantagens e a integração de canais digitais e físicos tem grande potencial para aumentar a visibilidade da empresa e alcançar mais clientes.
Registrar a empresa: a atual legislação comporta diferentes níveis de regularização de empresas, que podem se diferenciar de acordo com a renda, a quantidade de empregados e o ramo escolhido. Formalizar o seu negócio é importante para passar mais seriedade aos clientes e fornecedores, além de possibilitar que você usufrua de benefícios específicos para pessoas jurídicas, como emitir nota fiscal.
O que planejar e dicas de como abrir um negócio
- Buscar capacitação e conhecimento;
- Estar atento a burocracias brasileiras;
- Plano de negócios;
- Controle e planejamento financeiro;
- Investir em marketing;
- Controle dos processos;
- Networking.
Negócio físico ou digital, por onde começar?
Apesar da tendência do digital, o negócio físico ainda é importante em muitos casos. Cada uma dessas modalidades traz diferentes dinâmicas que podem ter aspectos positivos e negativos. A experiências de compra, o contato e o relacionamento com o cliente são algumas delas. A preferência pode depender se a venda é de produtos ou serviços e também do grau de atenção que o cliente procura. Veja alguns pontos para observar em cada um dos modelos:
Modelo de negócio físico
- Experiência diferenciada;
- Pagamento facilitado;
- Formas de mostrar a qualidade do produto;
- Local para conhecer e provar os produtos.
Modelo de negócio digital
- Atendimento on-line;
- Experiência sob demanda;
- Atuação no mercado local, nacional e internacional.
Outros modelos:
- Figital: coexistência entre físico e digital, que pode ajudar a loja na expansão do produto/serviço e aumento de vendas.
- Omnichannel: múltiplas redes de relacionamento integradas podem agradar pessoas que buscam várias formas de conexão.
Dicas para quem optar por começar um negócio on-line
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