Como precificar para garantir bons resultados em vendas
Adotar uma precificação errada não só abre oportunidades competitivas, mas também cria riscos comerciais.
Publicado em: Leitura: 2 minutosNível: Intermediário
Precificar é o ato de designar um valor monetário pelos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Ter preços adequados é fundamental para o sucesso do negócio, pois ajuda a atingir objetivos financeiros e a se posicionar no mercado. De maneira resumida, toda composição de preço deve contemplar, sobretudo:
- Custo;
- Concorrência;
- Consumidor;
- Valor agregado.
Continue a leitura e veja como a precificação pode ajudar nas vendas do negócio.
Impactos de uma boa precificação para o negócio
Um preço muito baixo pode afetar as margens de lucro. Por outro lado, se o preço for muito alto, as vendas serão prejudicadas. Assim, o empresário deve encontrar um ponto ideal. O preço é um dos principais aspectos que determina a decisão de compra pelos consumidores. Fatores como diferenciação dos produtos e aspectos tecnológicos agregam valor e, por isso, são vantagens que devem ser comunicadas, garantindo uma boa precificação e percepção de valor pelo cliente.
Conceitos e fatores que interferem na precificação
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Técnicas de precificação
Existem diferentes estratégias de precificação que podem ser adotadas, dependendo das características e dos objetivos financeiros do negócio. Seja qual for o modelo a seguir, para se ter sucesso é preciso considerar diversos fatores, como as despesas, os custos dos produtos, a concorrência e o posicionamento da marca. Confira a seguir técnicas que podem ajudar nesse desafio:
- Precificação por markup;
- Lucro-alvo;
- Margem de contribuição;
- Precificação por penetração de mercado;
- Precificação por concorrência;
- Precificação por psicologia.
Erros que devem ser evitados ao precificar
- Tomar só a concorrência como base;
- Não saber a sensibilidade do público;
- Desconsiderar o ticket médio;
- Descontrole dos custos da empresa;
- Não se defender da guerra de preços;
- Abrir mão da estratégia;
- Desconsiderar o mix de produtos;
- Não aplicar métodos de precificação.
Métricas para a precificação
Um dos grandes desafios enfrentados na estratégia de precificação é analisar se ela está alcançando os resultados esperados. Acompanhar métricas é fundamental para isso, permitindo a busca do preço ideal e que os esforços sejam direcionados para as áreas que necessitam. Além de ter uma boa estratégia, é importante acompanhar os resultados das ações realizadas por meio de algumas métricas. São elas:
- Rentabilidade por produto;
- Custo de Aquisição do Cliente (CAC);
- Volume de vendas por produto.
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