Conheça o Mercado de Moda Comfy

No Brasil, a moda confortável também já encontrava adeptos antes da pandemia, mas se intensificou durante ela. Ainda em 2020, houve um aumento de 126% nas vendas de roupas de dormir ou pijamas, alta que ficou em torno de 400% durante o período de isolamento.

Atualizado em: Leitura: 2 minutosNível: Intermediário

Tendência que se fortaleceu no período de pandemia, enquanto as pessoas ficavam em casa por conta da quarentena, as roupas confortáveis encontraram demanda dos consumidores que se adaptaram a esse estilo mesmo após o fim das restrições, especialmente para as pessoas que continuaram trabalhando nos modelos remoto ou híbrido.

Em 2020, principal ano da pandemia, as vendas de vestuário geral caíram 19% nos EUA, mas calças de moletom cresceram 17%, roupas de dormir, 6%, e sutiãs esportivos, 10%. Os calçados, que no geral caíram 27%, tiveram um aumento das vendas de itens como chinelos (21%).

Somado a isso, 70% dos consumidores declararam ter intenção de se vestir mais casualmente do que antes da pandemia, mesmo no trabalho ou em outras atividades cotidianas.

Moda comfy: o que é e características

Nesse cenário entra o conceito de moda comfy, que no inglês é uma abreviação de “comfortable”, ou confortável, ou seja, a união de conforto e moda. Também pode ser chamado de comfortwear ou comfy look. O estilo já tinha adeptos mesmo antes da pandemia, mas foi nesse período que mais pessoas passaram a desejar bem-estar e praticidade nas roupas.

A moda confortável está caracterizada por peças de tecidos leves e finos, com roupas que forneçam um toque macio e bom caimento no corpo, sem abrir mão da qualidade.

mulher com roupas confortáveis mexendo no celular, sentada em um sofá - moda comfy

O potencial de crescimento desse estilo

No Brasil, durante a pandemia, muitos buscaram bem-estar nas atividades físicas.

  • 39% começaram a fazer algum esporte que não praticavam antes, com caminhada, corrida e bicicleta no top 3. Com isso, as buscas por vestuário de moda esportiva aumentaram mais de 73%.

Além disso, a busca por conforto fora de casa cresceu: 23,1% dizem que se sentem confortáveis com roupas que não dificultam os movimentos. Nesse cenário:

  • O moletom se tornou peça-chave, tendo aumento de 91,4% nas buscas, seguido da camiseta (com 44,3%) e da legging (com 43,7%).

Como incluir o confortável nas coleções

Na prática, a moda comfy pode assumir diversos estilos, sendo considerada uma estética diversa e inclusiva. Por exemplo:

  • Estilo oversized – outro termo do inglês, significa um estilo largo ou maior do que o tamanho convencional.
  • Conforto chique – tecidos que não amassam e passam a imagem de sofisticação enquanto possuem toques macios e agradáveis começam a ser muito procurados.
  • Athleisure – junção de athletic (atlético) e leisure (lazer), esse estilo mistura peças com uma pegada mais elegante e sportswear em um único modelo, e que aproveita um mercado em expansão.
  • Hi-lo – do inglês “high-low”, alto e baixo, é um termo usado para definir looks combinados por peças opostas, com a ideia de composições formadas por estilos opostos, ideias ou materiais, como um ying-yang fashion.

Alguns pontos importantes na criação de peças comfy

  • Busque investir em cores neutras;
  • Dê atenção aos conjuntos;
  • Evite o uso de aviamentos e acabamentos muito pesados;
  • Além do conforto, o principal ponto da moda comfy é a praticidade. Portanto, opte por peças que sejam versáteis.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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