Mapa de Comportamento Turista no Rio Grande do Sul
Especialista traz dicas de como utilizar o Mapa para potencializar o próprio negócio.
Atualizado em: Leitura: 3 minutos
Conhecer mais sobre o perfil e as motivações dos turistas que viajam ao Rio Grande do Sul é fundamental para a elaboração de estratégias criativas e eficazes pelo trade turístico. Para ajudar os empreendedores a encontrarem informações úteis no setor, nós aqui do Sebrae RS, em parceria com o Governo do Estado do RS e com a Wine Locals, lançamos o Mapa de Comportamento Turista do Rio Grande do Sul.
Conforme a Coordenadora de Turismo do Sebrae RS, Amanda Paim, o Mapa de Comportamento é uma ferramenta analítica que ajuda o trade turístico a entender melhor as motivações de viagem de quem vem para o Rio Grande do Sul. “O Mapa ajuda o setor a entender como o mercado está funcionando. A gente está fazendo uma quebra de paradigma em trazer essa provocação de entender o mercado antes de pensar a oferta”, explica Amanda. Em um bate-papo que você pode ouvir no decorrer deste artigo, Amanda apresenta alguns dos recursos da ferramenta e traz exemplos práticos para quem deseja melhorar os resultados utilizando esses dados.
Clique para ouvir na íntegra sobre o Mapa de Comportamento Turista no Rio Grande do Sul.
Os benefícios de trabalhar com o Mapa
- Entender os principais perfis de consumidores;
“As pessoas viajam, mas o que elas procuram nessas viagens? Esse é o primeiro ponto”, diz a especialista. - Ajuda a qualificar o trade para entender melhor a oferta;
“A gente mapeou 12 perfis. Assim fica mais fácil para um hotel, para um restaurante, para experiências turísticas pensarem qual é o perfil que eles atendem e o que está faltando para atender melhor esse perfil. Ou, se tem 12 perfis, qual perfil que não está sendo trabalhado e oferece oportunidade para um novo negócio, para um novo produto ou para uma nova experiência”, exemplifica Amanda. - Fomenta o posicionamento das empresas e do poder público;
“Hoje esse é um gap das empresas, dos municípios e das regiões turísticas. Eu estou trabalhando o turismo para quem? Quem é o meu público? Não existe essa clareza. O Mapa ajuda a fazer essa priorização e a deixar mais claro quem é que o meu negócio vai atender e qual é o perfil que o município turístico vai atender”, destaca. - Estratégia de comunicação;
“Se a gente tem clareza a ser ainda mais competitivo, entender qual é o perfil com o qual vai trabalhar ajuda a encontrar qual é o melhor formato de comunicação para esse público. Como esse consumidor compra? Com essa informação, a gente tem mais clareza para pensar nessa estratégia”, aponta Amanda. - Partida para estratégias de CRM.
Ajuda no relacionamento com o consumidor e na captação de leads.
Maior assertividade com a identificação de perfis e personas
O Mapa de Comportamento Turista do Rio Grande do Sul apresenta 12 perfis macro de turistas que são desdobrados em 34 personas e 46 motivações. Durante a entrevista, Amanda traz alguns exemplos desses desdobramentos. Ela esclarece o que diferencia um perfil de uma persona:
“O perfil é um comportamento mais básico, mais abrangente, enquanto a persona traz características mais específicas. O Mapa é uma evolução na forma de enxergar o consumidor, porque ele é o ponto de partida do trabalho. A gente entende que esse consumidor não é estanque, ele muda de acordo com o momento em que ele está”, afirma Amanda.
Dicas para usar bem o Mapa de Comportamento
Durante a entrevista, Amanda detalha os quatro critérios que devem ser utilizados nesta escolha dos perfis: relevância, legitimidade, diferenciação e atratividade. Depois de priorizar três perfis, a segunda dica da especialista é usar a criatividade para explorar novas possibilidades de trabalhar com esses públicos. “Fica fácil pensar novos produtos a partir do Mapa”, observa.
Acesse o Mapa e encontre informações relevantes para o seu negócio. Clique no botão abaixo para baixar.
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