Cenário atual da indústria e os próximos passos

Entender o cenário atual da Indústria Gaúcha traz novos caminhos e apoia na tomada de decisões.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

A indústria brasileira vem tentando manter o ritmo de crescimento visto na primeira metade de 2021, mesmo com os altos preços de insumos, que têm trazido desafios a diferentes setores. A pressão inflacionária interna e o aumento generalizado dos preços internacionais continuam achatando as margens em praticamente todos os elos das cadeias produtivas.

A indústria de transformação, apresentou um tímido crescimento de 0,4% na primeira metade do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado, que mostra estabilidade – um fato positivo, em meio a inúmeras incertezas no cenário econômico -, foi puxado pelos têxteis, defensivos agrícolas, componentes eletrônicos e calçados, entre outros.

O reaquecimento de alguns setores que são consumidores nacionais e de alguns nichos exportadores, foram importantes para o resultado positivo.

O avanço dos indicadores de produção passa por uma organização profunda das nossas cadeias produtivas, bem como pela interlocução entre os setores produtores.

Nós aqui do Sebrae RS temos acompanhado de perto a nossa indústria e, recentemente, começamos a pesquisar os principais aspectos das nossas MPEs do setor. A capacidade produtiva das indústrias ainda está sendo utilizada abaixo do ideal e a compra de insumos de mais de 43% das empresas diminuiu no ano passado.

Já pensando em 2022, mais da metade das empresas afirmaram que pretendem investir, mesmo com a que falta de capital de giro, o alto custo de matérias primas e uma carga tributária pesada.

Quer saber informações da pesquisa?  Então acesse o Panorama da Pequena Indústria no RS.

 

Clique para baixar

 

O cenário para as indústrias ainda é bastante desafiador. Para superar as dificuldades e buscar alternativas aos empreendedores, é necessário olhar para o mercado e ver como as empresas estão se preparando para lidar com essas adversidades. Aqui vão algumas dicas de como se preparar:

 

 

homens trabalhando na indústria - cenário atual da indústria

 

  • Organizar a casa. Entender o próprio processo produtivo é fundamental para conseguir planejar. Para faturar mais, é preciso ter mais produtividade. Isso passa por conhecermos todas as etapas da nossa produção. E, para isso, não precisamos inventar a roda ou investir milhões de reais. Basta começarmos pelo simples.
  • Ter fôlego, tanto na produção quanto no financeiro. Por isso, organizar as contas da empresa e ter um planejamento de fluxo de caixa são iniciativas que andam lado a lado com o aumento de produtividade.
  • Buscar de quem pode ajudar a tornar o plano uma realidade. Para isso, é preciso entender quais são as melhores linhas de financiamento que possam atender as necessidades do seu negócio.

 

Agora, vamos começar pela base: que tal organizar melhor a tua indústria? Acesse uma Lista de Materiais que vai te ajudar a montar a estrutura de produtos para a sua indústria.

imagem do e-book lista de mateiraisAcesse o E-book

 

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: