É possível empreender com pouco dinheiro
Confira as dicas para empreender sem investir muito e ainda assim ter sucesso no negócio.
Publicado em: Leitura: 2 minutos
Empreender com pouco dinheiro é um dos principais desafios para negócios iniciantes e microempresas já que, para esses, os recursos costumam ser mais escassos. Mas apesar de ser mais difícil, não é algo impossível.
Conversamos com Patricia Wortmann Reis da Luz, analista de relacionamento com clientes aqui do Sebrae Rio Grande do Sul, para entender melhor sobre essa possibilidade.
Continue a leitura para descobrir o que é necessário para empreender investindo pouco.
Empreender e planejar
Dar início a um projeto com pouco dinheiro exige mais planejamento. Patrícia destaca que nesse caso o plano de negócios se torna decisivo, afinal essa ferramenta possibilita estudar a viabilidade econômica e financeira da sua ideia de negócio e, a partir daí, estruturar um plano operacional que esteja de acordo com os recursos disponíveis.
Se sua empresa já está em operação mas quer crescer mais sem precisar investir grandes quantias, uma solução é desenvolver o potencial das pessoas da sua equipe e ouvi-las, além de também ouvir seus clientes.
Analisar feedbacks de pessoas que interagem com o negócio é uma ótima maneira de obter insights e opiniões que podem se tornar inovações interessantes para seu empreendimento.
Redução de custos
Muitas empresas ainda sofrem com os efeitos da pandemia e continuam na busca por redução de custos para conseguir manter o negócio saudável.
Para isso, é necessário uma análise detalhada dos indicadores financeiros e econômicos. Dessa forma o empreendedor consegue ter um panorama completo do negócio.
Patricia também afirma que algumas empresas não utilizam o potencial total dos sistemas de gestão que contratam e que ajudam na otimização de processos e redução de custos, sendo necessário mantê-los sempre atualizados com todas as movimentações do negócio.
Outra prática importante é adequar o fluxo de caixa à capacidade financeira e construir uma estratégia de formação de preço mais adequada ao negócio, buscando fornecedores com condições de negociação melhores.
Quer saber mais sobre como empreender com pouco dinheiro?
Tenha acesso a mais dicas para empreender sem investir muito no nosso material completo aqui.
Gostou desse post?
Conteúdo escrito por: