Transformando empresas tradicionais em inovadoras

Conheça 6 métodos que podem ajudar a transformar o tradicional em inovador

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

Por mais tradicional que um negócio seja, sempre há espaço para inovação. Nesse sentido, as empresas tradicionais podem inovar ao:

  • Desenvolver produtos ou serviços totalmente novos e aprimorados;
  • Melhorar ou substituir os processos para aumentar a eficiência e a produtividade;
  • Agregar valor aos produtos e serviços para diferenciar o negócio da concorrência.

A gente sabe que a gestão convencional tem algumas particularidades que podem sufocar o processo de inovação empresarial.

Contudo, é possível contornar esses obstáculos e adotar algumas estratégias para levar a inovação para dentro dessas empresas. A seguir, você confere 6 dicas para apoiar o processo de transformação do tradicional em inovador.

Métodos para inovar em empresas tradicionais

  1. Metodologia ágil: essa é uma alternativa à gestão tradicional de projetos. Com foco nas necessidades do cliente, sua principal vantagem é possibilitar entregas mais rápidas e frequentes. As ferramentas mais conhecidas para essa função são o Scrum e o Kanban.
  2. Business model canvas: com essa ferramenta, é possível criar a representação visual de um modelo de negócios, destacando seus principais fatores estratégicos, como: recursos-chave, atividades-chave, parceiros principais, canais, fluxos de receita, estrutura de custos, relacionamentos com clientes e proposições de valor.
  3. Design Thinking: é uma abordagem que visa resolver problemas de forma centrada no usuário, estimulando o surgimento de novas ideias. Com a utilização de um conjunto de ferramentas de design, esse método reúne o que é desejável do ponto de vista do usuário, tecnológica e economicamente viável.
  4. Design de serviço: essa metodologia permite que uma empresa trabalhe no desenvolvimento de toda a relação com os clientes e, consequentemente, melhore a qualidade dos seus serviços. É a atividade de orquestrar pessoas, infraestrutura, comunicação e componentes materiais de um serviço, a fim de criar valor para todos os stakeholders envolvidos, construir uma experiência de marca diferenciada e maximizar o potencial de negócios.
  5. Protótipos: são criados para testar a viabilidade técnica de um produto ou serviço. Nesse caso, os feedbacks dos clientes são  essenciais para a melhoria técnica do seu produto.
  6. MVP (Minimum Viable Product): do português Mínimo Produto Viável, é uma versão utilizável do produto ou serviço que é testado com o público. A partir dos feedbacks recebidos dos clientes, são feitas alterações no desenvolvimento e na viabilidade do negócio.

Acesse o nosso material completo aqui! Você vai conhecer os desafios da inovação nos negócios tradicionais e exemplos de empresas tradicionais que conseguiram inovar com sucesso.

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Conteúdo escrito por:

Sebrae
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