Seja um Agente de Transformação da Educação 

CURSO DE EXTENSÃO PENSAMENTO EMPREENDEDOR PARA A EDUCAÇÃO DO FUTURO – 40 HORAS

CERTIFICADO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CONCEDIDO PELA UFRGS

AULAS SÍNCRONAS E MENTORIAS – ON-LINE

 

Desenvolvido e aplicado pelo corpo docente da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS, o curso de extensão PENSAMENTO EMPREENDEDOR PARA A EDUCAÇÃO DO FUTURO visa desenvolver competências empreendedoras nos professores da educação básica para que atuem de modo inovador, fomentando em seus alunos suas capacidades para idealizar, coordenar e realizar seus projetos empreendedores e de vida.

Objetivos específicos:

  • Estimular a criação e implementação de metodologias ativas e criativas voltadas à inovação e ao empreendedorismo;
  • Desenvolver as competências empreendedoras;
  • Desenvolver as habilidades para uso de novas ferramentas.

Empreender é um despertar individual e coletivo para o empoderamento, para a adoção de comportamentos e atitudes que possibilitam que as pessoas sejam protagonistas de suas próprias vidas. Resolvam problemas de forma criativa e inovadora e que impactem positivamente na realidade à sua volta. (Sebrae, 2020; Nova Escola, 2018.)

As aulas ocorrerão aos sábados, das 9 às 11 horas – De 19 de junho a 18 de setembro.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula inaugural: 26 de maio, às 19h30 – Criatividade e inovação: o que eu tenho a ver com isso? – com Gabriela Ferreira, Doutora em Administração pela UFRGS e articulista ZH.

* A aula inaugural está gravada, acesse: https://youtu.be/846jZlqS_hY

 Abertura: 19 de junho, às 9h –  Inovar na educação é um desafio

  • Cronograma
  • Desafios da Educação
  • Inovação
  • Criatividade

Módulo I: Mobilizar para a mudança pessoal e no aluno

Objetivo: Refletir sobre as forças dos alunos, projetos de vida e potencialidades. Concepções sobre ensino e aprendizagem.  Reconhecer a importância da adoção da pedagogia relacional com base na epistemologia construtivista.  Destacar a importância do papel do professor.

Módulo II: Mobilizar para o problema 

Objetivo: Refletir sobre contexto e desafios; necessidades de aprendizagem de alunos (complexas). Construir concepção de competências dinâmicas. Introduzir concepções competências da BNCC. Apresentar itinerários formativos -empreendedorismo. Contextualizar o problema para o qual a prática inovadora deverá ser desenvolvida.

 Temas abordados nos módulos I e II:

  • Autoconhecimento
  • Pensamento empreendedor
  • Concepções pedagógicas e epistemológicas
  • Competências do futuro: BNCC
  • Educação para o futuro

Módulo III: Exploração e entendimento do problema

Objetivo: Entender a importância da identificação do problema.  Praticar com ferramentas de identificação e diagnóstico  do problema. Discutir o uso da educação empreendedora  como ferramenta de aprendizagem. Entender a  importância de identificar as causas antes da  construção da solução.

Temas abordados:

  • Definição de problemas
  • Diagnóstico das causas

Painel: Empreendedorismo social: solução de problemas da comunidade – (TrashIn e Recondicionamentos de computadores)

Moderação: Núcleo de Estudos de Gestão Alternativa (NEGA) da UFRGS

Módulo IV: Ideação

Objetivo: Estimular o processo de criatividade para solução de  problemas com agregação de valor. Identificar público-alvo através do exercício da empatia. Gerar e  aprimorar ideias de soluções.

Palestra: Jogos lógicos de tabuleiro nas práticas educacionais 

Módulo V: Ativação do conhecimento

Objetivo: Contextualizar o processo de criatividade para solução  de problemas nas práticas realizadas até o presente.  Preparar para criação de práticas inovadoras de  ensino. Estimular o trabalho cooperativo e o  pensamento científico para experimentação e  refinamento.

Temas abordados nos módulos IV e V:

  • Processo de ideação
  • Aprimoramento de ideias
  • Design thinking
  • Construção da solução
  • Validação em campo

Oficina: Ferramentas tecnológicas para a educação 

Pitch e encerramento: Apresentação dos resultados entre os participantes e  avaliação a partir de critérios pré-estabelecidos.

 

Uma parceria Sebrae RS e UFRGS

O Sebrae atua desde 2013 com o Programa Nacional de Educação Empreendedora objetivando despertar o empreendedorismo nas pessoas, utilizando técnicas que articulem o fazer, o conhecer e o ser/conviver. Aliado ao Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (CEPA), órgão auxiliar vinculado a Escola de Administração da UFRGS, que há 61 anos realiza projetos de aproximação da Universidade com a comunidade em parcerias público-privadas, executadas por meio de atividades de extensão universitária e prestação de serviços especializados, convergiram no desejo de oferecer aos professores da educação básica e graduandos de pedagogia e licenciaturas, uma experiência inspiradora que desenvolva competências empreendedoras para que atuem de modo inovador.

 

*** Para pagamento via boleto bancário, contate: marcias@sebraers.com.br.

Palestrantes

Gabriela Ferreira
Doutora em Administração pela UFRGS, articulista ZH.

Professora titular da Escola de Negócios da PUCRS. Doutora  em Administração pela UFRGS. Foi diretora de Inovação e  Desenvolvimento e líder de impacto social no Parque  Científico e Tecnológico – Tecnopuc e Diretora Técnica da  ANPROTEC. Escritora e colunista do jornal Zero Hora em  temas de inovação e empreendedorismo.

Lisiane Closs

Professora da Escola de Administração da UFRGS. Doutora e Mestra em Administração pela UFRGS. Graduada em Administração de Empresas pela PUCRS. Possui Pós-doutorado em Educação pela Melbourne Graduate School of Education e Pós-doutorado  pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS.

Daniela Callegaro

Professora da Escola de Administração da UFRGS. Doutora em  Agronegócios pela UFRGS. Mestra e bacharela em Administração  pela UFRGS. Diretora Local do MIEX (Master in International  Business) oferecido em parceria com 6 universidade  internacionais. Tem experiência na área de Administração, com  ênfase em Marketing e Inovação.

Ana Paula Kloeckner

Doutora e Mestra em Engenharia de Produção pela UFRGS.  Experiência em projetos na áreas de Desenvolvimento de  Negócios, Gestão de Projetos e Inovação, Indústria e Eventos.  Experiência internacional de participação em projeto junto à  Universidade de Bergamo (Itália). Professora de cursos Lato  Sensu da UFRGS e Professora visitante no Instituto Federal do  Rio  Grande do Sul (IFRS).

Renato Perez Ribas

Professor do Instituto de Informática da UFRGS. Pós-doutor pela  University of British Columbia, Canadá (2010-2011). Doutor em  Microeletrônica pelo Institut National Polytechnique de Grenoble –  INPG, França (1998). Mestre em Engenharia Elétrica pela  Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1994). Graduado em  Engenharia Elétrica pela UFRGS (1991).

Wendy Carraro

Professora do curso de Ciências Contábeis da UFRGS.  Pós-doutorado na Universidade do Porto em Empreendedorismo,  Estratégia, Planeamento e Inovação em Negócios. Membro do  Núcleo de Empreendedorismo da UFRGS. Ministra capacitações  em ferramentas tecnológicas para uso em sala de aula online, e  coordena o Projeto Educação Financeira em tempos de Covid-19.

Equipe de Coordenação

Daniela Brauner – Escola de Administração UFRGS,  Doutora em Informática PUC-RIO.

Marcelo Lubasewski – Escola de Engenharia UFRGS  Doutor em Microeletrônica INPG-França.

Raquel Janissek Muniz – Escola de Administração UFRGS  Doutora em Gestão UPMF-França.

 

 

 

Adicione na sua agenda: