Boas práticas para os serviços de alimentação
O primeiro passo para ganhar destaque no mercado é garantir a qualidade e a segurança de seus produtos
O sucesso de bares, restaurantes, lancherias ou outros serviços de alimentação começam pela higiene e segurança do alimento, indispensáveis para a entrega de um produto com qualidade ao consumidor.
O SEBRAE oferece capacitação em Boas Práticas para esses estabelecimentos, abordando cada cuidado que o empreendedor deve ter, como prevenção de contaminações, comportamento modelo para o trabalho e com a higienização de superfícies. Contemplando contaminação e manipulação higiênica de alimentos, o curso é o investimento ideal para quem pensa na qualidade de seus produtos.
*este curso não contempla a legislação específica de Porto Alegre. Somente as turmas realizadas em Porto Alegre atendem os requisitos necessários para estabelecimentos situados em Porto Alegre.
Objetivo
O Curso fornece formação básica nas condições de higiene e manipulação de alimentos, visando a obtenção de produtos seguros à saúde.
Público-Alvo
Bares, restaurantes, lancherias, minimercados, ambulantes e outros serviços de alimentação que preparem ou manipulem alimentos e que estejam localizados no estado do RS, exceto município de Porto Alegre.
*este curso NÃO contempla a legislação específica de Porto Alegre. Se seu estabelecimento está localizado em Porto Alegre, busque turmas no município.
Conteúdo Programático
Serão abordados quatro grupos:
a) Contaminantes alimentares: grupos de microrganismos importantes em alimentos, parâmetros que influenciam a multiplicação dos microrganismos em alimentos.
b) Doenças transmitidas por alimentos.
c) Manipulação higiênica dos alimentos: Preparo, Porcionamento, Sobras, Coleta e guarda de amostras.
d) Boas Práticas: Requisitos, Estrutura física, Controle de água, Controle de pragas, Controle da saúde do manipulador, Higiene e comportamento pessoal, Uniformes, Comportamento no trabalho, Higienização de superfícies, Lixo, Regra para visitantes, Controle de fornecedores, Pré-preparo.
*Apenas maiores de idade, no mínimo ensino fundamental incompleto, com 75% de frequência no curso receberão os certificados, que são emitidos.
Todos os alunos devem apresentar documento de identificação no primeiro dia de aula.
Em caso de participantes estrangeiros, os mesmos devem apresentar documento de identificação, estar trabalhando legalmente no país e se comunicar plenamente em português (leitura, escrita e fala).