Tendências de mercado: adapte seu negócio para crescer no ‘novo normal’

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O ano de 2020 foi um grande catalisador na adoção de novas tecnologias, implementação de projetos de transformação digital e também acelerou a mudança de comportamentos de pessoas no mundo todo. Em 2021, seguimos tendo reflexos destas mudanças e o cenário ainda é incerto.

Selecionamos algumas tendências de mercado que estão se consolidando diante desta realidade para que você adapte seu negócio e aproveite as oportunidades para crescer no “novo normal”.

 

 

Negócios Digitais

Vendas por marketplace, redes sociais e aplicativos foram mandatórias em 2020. O consumidor foi para o ambiente virtual, teve uma boa experiência e vai continuar a fazer compras online. O mundo caminha a passos largos para o digital e, em 2021, as empresas devem adotar os canais digitais e estar ainda mais atentas para humanização do atendimento virtual.

Tecnologia

A adoção do pagamento sem contato foi muito acelerada pela pandemia. Há ainda muito espaço para os empreendedores implantarem sistemas de pagamento por aproximação e utilizarem QR Codes. Além disso, a realidade aumentada (AR) e o e-commerce em tempo real estão reconfigurando a forma como os consumidores “experimentam” produtos no mundo virtual.

Treinamento e Comunicação

Com novos protocolos sanitários, a higienização dos ambientes e produtos e o treinamento da equipe que realiza atendimento presencial precisam ser repensados. Mapeados os pontos mais críticos de contato, toda a adequação deve ser comunicada e percebida pelos consumidores para aumentar a sensação de segurança.

Consumo Sustentável

Durante o isolamento, as pessoas estiveram muito mais conectadas as suas reais necessidades. Como consequência, o consumo de supérfluos vem sendo reduzido e novos hábitos, especialmente os relacionados ao autocuidado, estão sendo adotados. Valorizam-se ainda mais os produtos naturais, a produção local e os processos de produção sustentáveis.

Em 2020, o Sebrae lançou a plataforma Unio Sebrae para promover a interação entre empresas que precisam contratar consultorias e prestadores de serviços qualificados.

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Fontes e mais informações:

Conteúdo escrito por:

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