Microgeração de Energia e as oportunidades para as MPEs

A solução de energia sustentável tem se tornado um novo setor de atuação.

Publicado em: Leitura: 3 minutos

A energia elétrica representa até 40% do custo de produção de uma pequena indústria. O preço por megawatt/hora vem aumentando ano a ano e uma forma de depender menos das fontes centralizadas de energia é a produção da própria energia por parte das pequenas empresas.

Isso é possível com o Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída, sancionado em janeiro de 2022 (Lei nº 14.300). Agora, farmácias, postos de gasolina, padarias, bancos e pequenas indústrias, por exemplo, têm segurança jurídica para criar projetos de geração de energia, distribuir e receber créditos na sua conta de luz. 

Cresce a quantidade de novos “prosumidores” (consumidores que se tornam produtores de energia) e, com isso, apresenta-se um novo setor de atuação. O salto de 2017 para 2022 supera a casa dos 1000% na potência instalada, segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar). 

Continue a leitura e saiba mais.

O que é geração distribuída?

É uma solução sustentável em que as empresas geram sua própria energia renovável com custos menores. A energia é gerada a partir de usinas solares, biomassa e eólica e é contabilizada diretamente na sua conta de energia em forma de créditos. 

Sua principal característica é que a geração elétrica é realizada junto ou próxima dos consumidores dentro da rede da distribuidora que aquela unidade se encontra. Sempre que existir um saldo positivo (produção superior ao consumo), o consumidor recebe um crédito (em kWh) e terá até cinco anos para utilizá-lo. 

O Rio Grande do Sul está em terceiro lugar entre os estados brasileiros em geração distribuída, com mais de 1.057 MW de potência instalada, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), em fevereiro de 2022. 

Benefícios e vantagens da Geração Distribuída:

  • Diversifica a matriz energética;
  • Gera empregos de qualidade;
  • Possibilita o desenvolvimento da cadeia produtiva nacional;
  • Melhora o aproveitamento dos recursos;
  • Traz maior eficiência energética nos empreendimentos.

Microgeração de energia solar

O Brasil tem um potencial enorme de geração de energia solar. No local menos ensolarado do nosso país, é possível gerar mais eletricidade solar do que no local mais ensolarado da Alemanha, um dos líderes no uso da energia fotovoltaica no mundo, segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar.

microgeração de energia

Confira como funciona a microgeração de energia solar:

  1. Painel solar: produz energia elétrica com a luz do sol.
  2. Inversor fotovoltaico Grid Tie: transforma a energia dos painéis solares em energia adequada para ser consumida na sua casa.
  3. Quadro de energia: o sistema fotovoltaico é conectado no seu quadro de distribuição de energia e assim vai suprir energia para tudo o que estiver conectado.
  4. Consumo: a energia solar produzida pelo seu sistema fotovoltaico é consumida pelos aparelhos elétricos.
  5. Créditos de energia: caso haja excedente, a energia gerada vai para a rede e produz créditos de energia. 

Benefícios para os pequenos negócios

Os altos custos com a energia elétrica e a dificuldade de prevê-los a cada mês é um entrave para o crescimento de muitos negócios. Uma forma de depender menos das fontes centralizadas de energia é o uso da energia solar. Confira algumas aplicações da microgeração:

  1. Residências: a instalação é fácil e rápida, não é necessário fazer reformas e garante até 95% de economia na conta de luz.
  2. Empresas: além da redução do custo com energia, negócios que são muito prejudicados quando há queda de energia podem ter autonomia e garantir a operação sem riscos.
  3. Indústrias: companhias que adotam fontes de energia renováveis podem obter certificações que aumentam a competitividade no mercado.
  4. Agricultura e pecuária: a energia solar pode ser utilizada para garantir a iluminação e o funcionamento dos equipamentos em áreas remotas. 

 

Gostou de saber um pouco mais sobre a microgeração de energia? Fique totalmente por dentro do assunto com o material gratuito desenvolvido pelo Sebrae RS com mais dados e informações necessárias para investir na microgeração de energia solar. Faça o download gratuitamente.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: