Inovar é falhar, que seja rápido e barato

Falhar faz parte do processo de inovação, é normal. Ninguém aprende nada sendo perfeito.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

Inovar não significa apenas ter uma ideia para um produto ou serviço. É encontrar meios e processos para que toda a operação do seu negócio seja sustentável e lucrativa. E neste caminho, certamente falhas vão ocorrer.

Falhar faz parte do processo, é normal. Empreendedores cada vez mais são valorizados quando já faliram algum negócio, aprendendo com todo este processo. Ninguém aprende nada sendo perfeito.

falhar é inovar

O segredo de saber falhar

O fato da empresa não ter gestão e uma cultura organizacional que saibam lidar com erros poderá trazer danos irreversíveis ao seu negócio. Você poderá, e deverá, perder grandes possibilidades de conexão e negócios, minando o processo criativo e empreendedor das equipes, por exemplo. Quem tem medo de falhar é exatamente quem falha. O segredo é saber falhar para corrigir e fazer melhor, e que isto seja rápido e barato.

 

Dica: depois desta leitura, embarque no episódio #19 do nosso podcast Plano de Voo.

“Empreendi, fracassei e sai mais forte disso” é o nosso podcast com o sócio do site Vakinha, que conta sua história no empreendedorismo e analisa a importância de todos os tipos de experiência na formação de um bom gestor. Principalmente, é claro, a perspectiva daquelas não tão bem sucedidas. Vale o aprendizado? Confira no nosso papo com Flavio Steffens. A mediação é da jornalista Alexandra Zanela

 

Estratégia para reduzir erros

Uma das estratégias para reduzir erros é a aplicação do Mínimo Produto Viável (Minimum Viable Product ou MVP) como método de trabalho na sua empresa. É o produto ou serviço numa versão simplificada, lançada de forma rápida e que serve como um teste / validação junto ao seu mercado. A partir desse lançamento é que as empresas conseguem avaliar se a “ideia” é viável e quais são as melhorias necessárias para chegar a um “produto” final. É uma estratégia de extrema importância para mitigar riscos de aceitação e reduzir custos, encontrando de forma rápida uma possível falha no seu projeto.

Conheça o curso Como prevenir os erros no processo de inovação: um curso para descobrir quais são os erros mais comuns ao inovar e conhecer metodologias para driblar os obstáculos nesse processo.

ACESSE AGORA

Ferramentas que ajudam a olhar para as falhas

Indico duas ferramentas bem recentes e que acredito possam ajudar nesta perspectiva de falhas são o Fail Canvas e a Customer Fail Proposition que é, nada mais nada menos, que a inversão das consolidadas ferramentas Canvas do Modelo de Negócio e Canvas da Proposta de Valor.

É fundamental pegar ambas e usar uma lente cética e levemente pessimista, examinando cada aspecto das mesmas e discutindo como isso pode dar errado. É analisar o cliente, sua proposta de valor e modelo de negócios sob uma lente de falhas.

Usando o chapéu de reprovação, você tem uma visão mais clara dos riscos e se a sua ideia de negócio é realmente tão sólida quanto pensava.

Inclua o erro como parte do seu processo

Empresas com capacidade de absorver e entender que a falha, o erro, é parte do processo de inovação, apresentam melhores resultados, desenvolvendo melhores projetos, novos produtos e negócios e, consequentemente, obtendo melhores resultados.

 

Gostou deste conteúdo? Então aproveite o Curso Online Gratuito Como ter ideias criativas e inovar na prática:um curso de criatividade para despertar a inovação e trazer soluções na forma de empreender. Tenha o apoio de ferramentas e veja cases reais. Coloque em prática, na sua empresa ou no seu futuro negócio.

QUERO ME INSCREVER AGORA!

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: