Inovação nos negócios: o caminho para o desenvolvimento

Inovar é essencial para manter a competitividade no mercado

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

um homem e uma mulher olhando para a tela de um notebook

 

Em um cenário atual de forte concorrência e grandes transformações, tanto tecnológicas quanto no comportamento dos consumidores, a inovação nos negócios acabou tornando-se o melhor caminho para o desenvolvimento das empresas.

A inovação acontece quando as empresas decidem implementar novos processos, ideias, serviços ou produtos — ou até mesmo melhorá-los — sempre buscando aumentar o potencial competitivo do negócio.

Continue a leitura e descubra muito mais sobre a inovação nos negócios.

Inovação nos negócios tradicionais

Sabia que as empresas tradicionais podem ser inovadoras? Isso mesmo, elas podem e devem inovar para acompanhar o ritmo de mercado e aumentar o potencial competitivo.

Essa inovação pode acontecer ao:

  • Melhorar ou substituir os processos para aumentar a eficiência e a produtividade ou para permitir que o negócio amplie o alcance ou a qualidade dos produtos e/ou serviços existentes;
  • Desenvolver produtos e serviços totalmente novos e aprimorados – muitas vezes para atender às demandas ou necessidades de clientes ou consumidores em rápida mudança;
  • Agregar valor aos produtos, serviços ou mercados existentes para diferenciar o negócio de seus concorrentes e aumentar o valor percebido para os clientes e mercados.

Compreenda melhor o processo de transformação dos negócios tradicionais em inovadores. Acesse o material gratuito do Sebrae RS.

banner para material sobre inovação nos negócios tradicionais

Digitalização das empresas

O processo de digitalização de uma empresa vai muito além da sua presença nas redes sociais ou nas plataformas de venda online. A digitalização também envolve:

  •  Transformar atividades manuais e analógicas em tarefas automatizadas;
  • Mapear modelos de negócios e adaptá-los para utilizar ferramentas digitais;
  •  Integrar diferentes tecnologias para otimizar processos;
  • Analisar o comportamento do cliente e conhecê-lo mais a fundo.

Ou seja, ela diz respeito a como a tecnologia pode potencializar um negócio. 

Quer levar todos os benefícios da tecnologia para o seu negócio? Acesse o material do Sebrae RS e descubra como iniciar o processo de transformação digital da sua empresa.

banner para material sobre transformação digital

Inovação no modelo de negócio

A inovação não envolve apenas a criação de novos serviços ou produtos. Também é possível inovar de forma muito mais orgânica e constante por meio de novas práticas envolvendo o modelo de negócio de uma empresa.

Segundo Gustavo Moreira, especialista em Inovação do Sebrae RS, inovar no modelo de negócios significa encontrar soluções para os pequenos e os grandes desafios em todas as áreas de uma empresa.

O especialista também compartilhou dicas valiosas e exemplos de inovações que podem ser feitas no dia a dia de uma empresa, em um conteúdo especial do Sebrae RS.  Acesse agora!

banner para material sobre inovação

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Sebrae
Mais de 1 milhão de pequenas empresas transformadas no Rio Grande do Sul. Estamos juntos para evoluir e potencializar o seu negócio.

Você também pode gostar de: