Então é Natal! E o que você pode fazer para vender mais?

 A melhor época para vender está chegando e é hora de preparar sua empresa para faturar

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

Para o comércio, o natal é um dos eventos mais promissores do ano. A comemoração global é um dos melhores períodos para vendas e os empresários já estão se movimentando para faturar.

A data mexe com o coração de muita gente e as pessoas se tornam mais dispostas a gastar com presentes e lembrancinhas para os familiares e amigos. 

Mesmo com a situação financeira de diversas famílias abalada por causa da pandemia, acredita-se que o período natalino deste ano será a data sazonal com mais vendas no varejo. Além disso, os consumidores digitais vieram com tudo também. O modelo de compras online foi intensificado nos últimos anos e se estabeleceu como uma das principais formas de consumo.

Por isso, mesmo com a retomada das atividades em seu estado/município, é preciso manter a atenção nas vendas por redes sociais, vendas por WhatsApp e Loja Online. 

Se você ainda não começou a se planejar ou quer aprender a explorar ao máximo as vendas deste período, confira oito dicas que listamos aqui para seu negócio faturar ainda mais neste natal. 

Crie oportunidades, promoções e ótimas condições de pagamento

Aposte em descontos e ofertas, como “leve 3, pague 2”, e facilidades nas formas de pagamento. Essas iniciativas são boas formas de estimular o consumo. Além disso, determine o volume de produtos que quer vender e em quanto tempo e com base nisso, defina o mix de produtos que terão os preços reduzidos e de quanto serão os descontos. Você também pode criar outros tipos de oportunidade para seu consumidor, como: entregas gratuitas, cartão fidelidade, cupons… 

Aposte na decoração do seu estabelecimento

Traga o espírito natalino para sua loja física e online. A decoração estimula os clientes à compra de presentes. Não deixe faltar algo na decoração que remeta à época natalina, como por exemplo, árvore de Natal, bonecos de Papai Noel, as cores e etc. Além disso, aposte na decoração do layout do seu site de comércio eletrônico. 

Aproveite os clientes atrasados

É certo que muita gente deixa para comprar os presentes na última hora, por isso prepare bem o seu estoque. Além disso, treine o seu pessoal para ajudar o cliente a encontrar o que precisa, encorajando-o também a retornar para futuras compras. 

Organize a loja

A boa disposição dos produtos facilita, tanto para o vendedor quanto para o cliente, identificar o que se procura, e isso pode ser decisivo para o momento da compra. Além disso, é fundamental que o layout de sua loja esteja adaptado para receber um grande número de pessoas. É preciso pensar em como será feito o distanciamento para que todos fiquem seguros. Organize os espaços para filas, disponibilize álcool em gel e coloque placas sinalizando o uso obrigatório de máscara. 

Invista em ações nas redes sociais

Estar ativo no ambiente digital é uma ótima maneira de divulgar sua marca e, com isso, aumentar seu alcance e vender mais. Assim como em 2020, neste ano continuar com ações nas redes sociais será bem importante. Por isso, pode apostar na divulgação de promoções, produtos, na criação de conteúdos em vídeo e em qualquer ação que aproxime o seu negócio do seu cliente. 

Treine sua equipe tanto de venda como de suporte

Para auxiliar com as altas demandas, as lojas costumam contratar mais funcionários no fim de ano. Contudo, é fundamental treiná-los sobre a cultura da empresa, produtos e serviços. Não basta aumentar o número de atendentes e ainda assim deixar seus clientes insatisfeitos. 

Informe os prazos para a devolução e troca de presentes

Para proporcionar a melhor experiência de compra ao cliente, é essencial que os prazos para devolução e troca de produtos estejam claros para o cliente. Nem sempre se acerta no presente de natal, por isso, o momento da troca deve ser aproveitado também para incentivar a aquisição de novos produtos. 

Solucione problemas

Mais do que vender muito no período natalino, busque encantar o seu cliente para que ele volte ao longo de todo o ano. Uma das melhores formas de fazer isso, é oferecer soluções rápidas para as necessidades dele. Alguns exemplos são criar uma lista de sugestões de presentes para este natal, elaborar kits natalinos, entregar brindes e etc.  

 

Lembre-se que esse ainda foi um ano diferente, em função da pandemia. Mais do que presentes, as pessoas querem se sentir queridas. Isso traz oportunidade para mostrar o benefício do produto ou serviço. 

Colocar essas dicas em prática neste natal será memorável para seus clientes e para o seu negócio. 

Agora é mais do que hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Conte com o Sebrae para te ajudar. 

Fonte: Texto original de Sebrae NA 

 

Acesse nosso e-book: 12 dicas rápidas para turbinar suas vendas no Natal

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: