As 7 regras de ouro do Marketing

Conheça ações para conquistar a sua clientela, os instrumentos de ação do marketing e, claro, saiba quais são as regras a seguir nesse jogo.

Atualizado em: Leitura: 2 minutos

O marketing é a estratégia de otimizar lucros ao adequar a produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores. É por isso que ele é fundamental em qualquer negócio. E para alcançar seu nobre objetivo, conta com instrumentos básicos de ação.

  • Oferecer produtos e serviços que atendam aos desejos do consumidor; 
  • Escolher o preço certo para esses produtos e serviços; 
  • Distribuí-los de forma eficiente e ágil; 
  • Estabelecer uma comunicação adequada com o público (divulgação na mídia, promoção em pontos de venda, sorteios, brindes, merchandising, newsletter, produção de vídeo, etc).

Antes de agir, o profissional de marketing precisa entender o comportamento dos consumidores. É assim que irá atraí-los, dentro dos limites das características individuais. Os profissionais devem se esforçar para ver os consumidores como eles são de fato, e não como gostariam que fossem. Para que isso seja possível, existem 7 regras de ouro do marketing que auxiliam nesse entendimento.

Estar sempre próximo dos clientes

A ciência do marketing apoia-se no estudo dos consumidores. O estudo de mercado auxilia as decisões de marketing, mas não diz o que deve ser feito. Por isso é importante que o profissional de marketing acompanhe os vendedores, visite os pontos de venda e analise a natureza e o comportamento da sua clientela. 

Basear decisões em fatos

Os iniciados do marketing tendem a basear a sua opinião nos estudos de mercado. Alguns preferem selecionar os fatos que reforçam as suas convicções, mas as decisões devem ser baseadas em fatos, não em opiniões.

Espírito crítico, de síntese e antecipação

As informações obtidas nos estudos de mercado podem ser abundantes, apresentar lacunas, ou ser contraditórias. É preciso filtrar os fatos mais importantes – o marketing é um exercício de síntese. Por outro lado, os dados objetivos são observações sobre a evolução passada dos mercados. O êxito de uma pesquisa resulta da formulação da pergunta e do método empregado. O mesmo é válido para o marketing.

Vigiar a concorrência

A maioria dos mercados caminha para a saturação, e as empresas competem por fatias cada vez menores de mercado. O marketing de fidelização torna-se mais importante do que o marketing de conquista. É fundamental impedir que os clientes partam para a concorrência. Deve-se apostar na vigilância da concorrência. Os estudos mostram que os consumidores são cada vez menos fiéis às marcas.

Ousar com riscos calculados

O marketing é feito de inovações e, portanto, envolve riscos. É preciso analisar os benefícios e os riscos de cada ação, uma vez que os investimentos são elevados e a taxa de insucesso de novos produtos pode chegar a 80%. Mas, inovar é investir em estratégias diferenciadas. Como por exemplo:

  • Segmentar o mercado, a fim de especializar-se perante uma categoria específica de consumidores; 
  • Posicionar a marca para encontrar um território próprio entre os concorrentes; 
  • Destacar, por meio da comunicação, traços distintivos da marca, do produto ou do serviço.

Ser constante

 As empresas cometem um grande erro quando fazem alterações permanentes nas políticas de produto, de preço, de distribuição e de comunicação. Porém, a constância não significa imobilidade. É preciso saber se adaptar às mudanças do mercado, ou mesmo antecipá-las.

Aprimorar o produto

Para satisfazer os consumidores, os produtos precisam de um algo a mais que facilite a venda, como um eficiente atendimento pós-venda, garantia, assistência técnica e brindes.

 

Fonte: texto original Sebrae NA

Acesse nosso e-book: Branding – agregando valor à sua marca

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: