Presença Digital além das dancinhas nas Redes Sociais

Saiba como se conectar com o seu público. Ter presença digital é somar as dancinhas nas redes sociais da sua empresa com outras estratégias digitais

Atualizado em: Leitura: 6 minutos

Quando falamos em ter presença digital, muitos já imaginam o “hit do momento” nos reels do Instagram e Tik Tok, colocar a cara na frente da câmera e fazer dancinhas para engajar o público. Errados não estão.

Dancinhas engajam (e muito) também! É importante compreender que a presença digital de qualquer negócio vai além destas divertidas dancinhas nas redes sociais.

Tranquilize-se, pois a presença digital não fará, necessariamente, de você um “refém” das dancinhas, até pode, sem problemas, o que queremos deixar claro aqui é que há outros caminhos para serem procurados e encontrados no mundo digital.

O que é presença Digital?

Presença Digital é quando uma empresa está inserida, se faz presente, em canais online. Como por exemplo o TikTok, Facebook, WhatsApp, Instagram, sites, blog, etc.

Importante considerar que ela não está relacionada somente com a transação, a venda, ela se soma com o compartilhamento do conteúdo e relacionamento com seus clientes.

 

Como a presença digital pode ajudar nos pequenos negócios?

A presença digital é uma ferramenta poderosa para ajudar os pequenos negócios a expandirem sua influência e prosperarem em um ambiente cada vez mais digitalizado.

Vamos compartilhar aqui, o que entendemos ser os 4 primeiros passos para começar a fazer diferença neste mundo virtual:

1. Conheça o seu cliente

Antes de olhar para o cliente, olhe para você e o seu negócio, pois é importante que conheça seus produtos, serviços, estrutura e capacidade, e principalmente quem é o seu cliente.

Sim, o cliente é o centro e está em primeiro lugar nas suas ações, porém é importante você reconhecer e entender o que sua empresa pode ofertar, para assim criar uma relação com transparência desde o início.

Quando pensar em cliente, neste primeiro momento, não queira atingir todo mundo, foque somente no perfil que hoje você consegue atender com a estrutura que tem. Aos poucos você vai conhecendo e ampliando o mercado.

Conhecer o cliente é a pedra angular de uma presença digital eficaz. É a chave para personalizar estratégias de marketing, conteúdo e interações que ressoem com o público-alvo. Quando entendemos suas necessidades, desejos e preferências, podemos criar experiências online mais relevantes e valiosas. Além disso, o conhecimento do cliente permite identificar oportunidades de inovação e ajustar constantemente nossas abordagens para atender às suas expectativas em evolução.

Por meio dessa compreensão profunda, podemos construir relacionamentos mais sólidos, aumentar a fidelidade do cliente e, em última análise, impulsionar o sucesso de nossa presença digital. Portanto, investir tempo e recursos na pesquisa e compreensão do cliente é um passo fundamental para qualquer empresa que deseja prosperar no mundo digital de hoje.

Você pode conhecer seu público por meio de pesquisa de mercado e a partir da construção de personas.

Uma persona é um exemplo fictício de como seria o cliente ideal da sua empresa — e você pode construir quantas forem necessárias.

Como encontrar sua persona?

Existem sites gratuitos que te ajudam a construir uma – coloca no Google e procura sobre “criar personas”. Aqui tem um deles.

Assim que você conhecer e entender melhor o potencial do seu público, gostos, interesses e necessidade, podemos seguir adiante para o passo 2.

2. Crie ações por canais

Você já tem um direcionamento da persona, sabe onde encontrar, os melhores canais, linguagem, o que eles gostam ou não gostam. Você precisa pensar e criar ações nos principais canais que sua empresa deve estar para atingir o cliente.  Cada canal possui objetivos e linguagens diferentes, ou seja, é possível falar do mesmo assunto de diferentes formas, conforme o canal que está inserido. Tenha claro o seu foco e adapte junto com objetivo do canal.

Sobre os principais canais:

  • Crie um site, um blog e esteja presente em pelo menos uma rede social para se comunicar com seu cliente.
  • Forneça conteúdo que seja relevante e apareça nos principais buscadores de pesquisa (lembre-se, não é o seu canal ou sua rede social preferidas, mas sim do seu cliente).
  • No site, você consegue apresentar o seu negócio e os produtos oferecidos.
  • No blog, poderá utilizar para compartilhar conteúdos que são de interesse do seu cliente. Eles auxiliam nos mecanismos de busca (como o google) de forma orgânica, ou seja, te ajudam nas estratégias orgânicas a encontrar o seu cliente, sem custo com anúncios.
  • Nas redes sociais, você deve utilizar para se aproximar dos seus clientes, compartilhando conteúdos relevantes, respondendo as dúvidas e a seus interesses e necessidades, além de também ofertar seu produto. E não esqueça: é importante estar presente nas redes sociais que são de fato utilizadas por seu público-alvo, ser recorrente e criar uma rotina.

Você conhece o Google Meu Negócio?

Ele vai ajudar o seu negócio a ser encontrado com mais facilidade no Google, pois destaca sua empresa nas buscas, ajuda na interação com clientes e amplia sua presença online no principal buscador do mundo (e melhor, sem custo). Lá, ficam disponíveis informações da sua empresa como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções. Pesquise na internet por “Google Meu Negócio (Google Maps)” e cadastra sua empresa!

 

Escolhidos os canais e ferramentas, vamos agora organizar essas ações?

3. Do plano à prática

Chegou a hora de criar um plano (lembre-se: que seja fácil para você executar). Não pense em plano como algo muito complexo, sugerimos que registre as seguintes informações em uma planilha, por exemplo:

  • Defina o seu principal objetivo (foco nele);
  • Depois escolha outros 2 objetivos auxiliares;
  • Defina o investimento disponível (lembre do objetivo);
  • Defina suas ofertas prioritárias;
  • Defina indicadores que possam ser usados para mensurar os resultados de sucesso de suas estratégias (conforme o objetivo principal e os auxiliares);
  • Defina os canais que serão utilizados;
  • Defina os seus conteúdos para atrair, engajar e converter esta oferta (conforme os canais escolhidos);
  • Faça um calendário com dias e horários que serão realizadas as publicações nos canais e o período de monitoramento.

E agora é mão na massa!

Ao começar a implementar essas ações para aumentar a presença digital, sua empresa ganhará mais força no mercado, fortalecendo seu posicionamento.

4. Monitoramento

MONITORE! Faça testes com as ações previstas e crie novas oportunidades no andar desse plano, seja flexível, troque quando for necessário e busque conhecer ainda mais seu cliente na prática do dia a dia na internet.

Aprenda quantas vezes forem necessárias com o comportamento do seu público em suas ações. Você pode aprender muito com as ações “orgânicas” (sem custo), assim, terá mais informações e assertividade nos objetivos quando for investir. Escute seu cliente pelos canais e pelos dados também.

Tenha como objetivo ser a referência de informações sobre o produto que você oferece. Faça seu cliente buscar sempre por você quando ele tem dúvidas sobre o segmento que você atua.

Conheça as ferramentas de monitoramento

Para sites e blogs, o Google Analytics é uma ótima ferramenta para iniciar este monitoramento, conforme os objetivos que definiu. Para as redes sociais, a maioria possui seu próprio painel Analytics com diversos dados que também irão te auxiliar nas informações necessárias para o monitoramento. Basta ter claro o que você definiu como indicador de sucesso para monitorar.

E os Influenciadores? (Sim, pequenos negócios podem ter influenciadores)

A utilização de influenciadores na estratégia de presença digital de uma empresa é de extrema importância e oferece uma série de benefícios significativos.

Primeiramente, os influenciadores têm a capacidade de alcançar um público altamente segmentado e engajado, o que amplia o alcance da marca de forma mais eficaz do que a publicidade tradicional. Além disso, a credibilidade e autenticidade dos influenciadores podem ajudar a construir a confiança dos consumidores, tornando-os mais propensos a experimentar os produtos ou serviços da empresa. A colaboração com influenciadores também possibilita a criação de conteúdo diversificado e atrativo, o que enriquece a estratégia de marketing digital da empresa.

Em resumo, ao investir em parcerias com influenciadores, as empresas podem fortalecer sua presença digital, aumentar a visibilidade da marca e estabelecer conexões mais profundas com seu público-alvo.

Quer descobrir sobre o papel dos influenciadores no consumo? Confira nesta pesquisa realizada em redes sociais, um panorama do marketing de influência, qual visão os consumidores possuem sobre os influencers, e, se as pessoas estão comprando os produtos e serviços recomendados por eles.  Fique por dentro dos desejos dos usuários, gatilhos de compra e relatos de experiências de consumo indicadas por influenciadores digitais! Baixando o estudo completo, você ainda confere oportunidades e insights para aplicar em seu negócio e se destacar no mercado.

 

Finalizando esse tema, acreditamos que seguindo esses passos e dicas, é muito provável que irá perceber os resultados positivos com seus clientes.

Dê o play para complementar essa leitura sobre como fazer um bom gerenciamento nas Redes Sociais

Atualmente, as redes sociais estão entre os principais meios para se encontrar produtos, serviços, conversar e interagir. Estar presente neste meio pode atrair e fidelizar clientes, além de fortalecer a imagem da sua marca.

🎥 Assista ao vídeo e aprenda como gerenciar e acompanhar o perfil da sua empresa nas redes sociais.

📱 Confira também outros materiais que preparamos sobre gerenciamento de redes sociais:

Quer aprofundar esse conhecimento de Presença Digital com especialistas na área?

Conheça o Curso Marketing Digital Direto ao Ponto do Sebrae RS. Com ele você vai aprofundar e aprender a estabelecer a sua presença digital, analisando cenários e definindo o seu propósito.

Caso você queira um planejamento personalizado para a sua presença digital , confira aqui na Unio Sebrae a melhor opção para ajudar você. A Unio é a plataforma do Sebrae criada para agilizar a contratação de prestadores de serviços especialistas em pequenos negócios que vão ajudar a alavancar a sua empresa.

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: