4 fatores que mais engajam nas redes sociais e o feijão com arroz

Fazer o feijão com arroz bem feito é muito melhor do que estabelecer uma comunicação bonita mas muitas vezes difícil de engajar.

Atualizado em: Leitura: 3 minutos

A palavra do momento nas redes sociais é engajamento. Sem isso, sua rede não cresce, seus posts não são bem avaliados pelos algoritmos dos canais e consequentemente poucas pessoas irão vê-los se você não investir grana em anúncios.

Mas como engajar o público em meio a tantas informações que são compartilhadas à cada milésimo de segundo? A resposta está em fazer o simples, aquilo que é espontâneo e que estabelece uma conexão com o público.

Na área de Marketing não é raro recebermos pedidos para a construção de um Titanic quando na verdade, ao analisarmos bem o briefing do cliente, chegamos à conclusão de que um barco simples traria o mesmo resultado, porém com menos pompa.

O desafio muitas vezes está em enxergarmos, e mostrarmos, que um feijão com arroz bem feito pode ter um efeito espontâneo maior e um prazo de entrega menor do que algo muito elaborado, rebuscado. Precisamos parar de achar que fazer coisas difíceis e grandiosas vai sempre gerar um resultado superior. Não é por aí.

Quer um exemplo claro disso? Qual o valor que uma timeline bonita e com posts que se encaixam um no outro como quebra-cabeças tem para o público? A minha resposta para você é: depende de qual mensagem você quer fazer chegar até ele. Se a sua empresa comercializa serviços de design, por exemplo, eu digo que uma timeline com posts com um belo design, em que um combina com o outro, faz toda a diferença, afinal, está ajudando a mostrar parte do seu portfólio através do bom planejamento do design dos posts.

Mas, e se sua empresa é um escritório de advocacia ou contabilidade, por exemplo, será que essa organização conta mais do que o teor do conteúdo publicado? A minha resposta é: não, não conta.

OS 4 FATORES DE ENGAJAMENTO

Entre os maiores fatores responsáveis pelo engajamento do público em postagens estão: espontaneidade, timing, polêmica e serventia. Vou explodir eles abaixo para engajar mais você no meu post!

1. Espontaneidade

Este foi o primeiro fator que citei, não à toa, porque é ele a bola da vez nos canais digitais. A espontaneidade é o fator responsável por toda essa chuva de influenciadores digitais que cada vez mais ganham horas dos nossos dias abrindo sua casas, mostrando coisas boas e ruins da sua rotina. Quem diria, há 10 anos, que até o Boninho teria seus vídeos em família publicados no Instagram? Ou que um jovem do Piauí chamado Whindersson chegaria a ser um dos comediantes mais famosos do país por causa de vídeos caseiros, e até com baixa qualidade de gravação no início?

2. Timing

O timing perfeito é quando as pessoas ainda estão falando sobre o assunto. E cada vez mais esse tempo é curto, porque são tantas as variedades de temas polêmicos que a fila anda numa velocidade de poucos dias. Quanto tempo um meme ou tema polêmico ainda fica na pauta das redes? A resposta é, depende. Depende dos resultados gerados por ele e do espaço que é dado nas mídias. As polêmicas costumam durar mais que os memes (os quais muitas vezes são gerados a partir de polêmicas). Portanto, se você vai produzir posts com base em memes, seja rápido. E se vai aproveitar a onda de temas polêmicos, tente analisar a repercussão deles para saber até quando pode surfar nela.

3. Polêmica

Este é o fator mais delicado dos quatro, mas não menos importante e que também deve ser avaliado como uma boa oportunidade de mostrar para o seu público o posicionamento da sua marca. Isso porque marcas que são imparciais demais acabam ficando que nem chuchu: sem gosto. Então, se você identificar algum tema, que realmente tenha a ver com a essência do seu negócio e não prejudique sua imagem, um bom posicionamento pode ajudá-lo a criar identificação com o público, e quem sabe até ajudar a endossar causas sociais, de Direitos Humanos, de igualdade de gêneros etc.

4. Serventia

Ficou até meio estranha esta palavra, mas escolhi ela porque acho que retrata bem a função que os conteúdos precisam ter nas redes. O público precisa enxergar para que o conteúdo serve. Pode ser para animar, para instruir, para avisar, para entreter… Enfim, tem que ter alguma serventia para engajar.

 

Espero ter contribuído com sua busca por fatores de engajamento para suas publicações. Deixo aqui o link do Curso Online e Gratuito Marketing Digital Direto ao Ponto, e do e-book Os 7 passos para a elaboração de um conteúdo altamente eficaz, oferecidos pelo Sebrae RS, onde você vai aprofundar e aprender a estabelecer a sua presença digital, analisando cenários e definindo o seu propósito.

 

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