15 Startups gaúchas para ficar de olho em 2023

As startups gaúchas têm cada vez mais mostrado que suas soluções impactam positivamente as pessoas, atraindo olhares do mundo para o RS.

Atualizado em: Leitura: 12 minutos

Em 2022 tivemos a primeira edição do South Summit, evento internacional que aconteceu em Porto Alegre, e isso só reforça o interesse do mundo pela qualidade das soluções que as Startups gaúchas estão desenvolvendo.

São novos modelos de negócios e soluções especializadas com um enorme valor percebido aos públicos que se destinam, atraindo mais clientes e a atenção de diversos players, seja para parcerias ou aquisições e principalmente investimentos.

O cenário é promissor! O RS já rompeu a barreira das 1.000 startups ativas e caminha para alcançar a terceira posição em densidade de startups ativas segundo levantamento da ABStartups, a Associação Brasileira de Startups.

No mês de junho (2022), a StartupBlink, centro de pesquisa que monitora o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação ao redor do mundo, divulgou seu ranking contendo as melhores cidades do mundo para composição de startupsA avaliação foi realizada com mil cidades em 100 países.

Entre as cidades brasileiras do estudo, Porto Alegre ocupa a quinta posição, atrás de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Ainda segundo a StartupBlink, o Brasil lidera o ranking de melhor ecossistema de startups na América Latina.

No ranking 100 Open Startups de 2022, o RS teve 7 startups reconhecidas no ranking geral e outras 6 nos Rankings TOP 10 por categoria.

Ranking 100 Open Startups

25º – Construct IN – São Leopoldo

26º – Pix Force – Porto Alegre

32º – Sirros IoT – Novo Hamburgo

40º – Scoreplan – Caxias do Sul

41º – Trashin Porto Alegre

70º – Pix Mídia – Esteio

84º – meuResíduo – Santa Cruz do Sul

Rankings TOP 10 por categoria

TOP 10 Artificial Intelligence 2022 – Pix Force e Sentimonitor

TOP 10 Big Data 2022 – Postmetria e Econodata

TOP 10 BioTechs 2022 – Regenera Biotecnologia, Syntalgae e TerraMares

TOP 10 CleanTechs 2022 – Trashin e meuResíduo

TOP 10 ConstrucTechs 2022 – Construct IN

TOP 10 Customer Service 2022 – Atendare

TOP 10 EdTechs 2022 – Educação de Jovens e Adultos – Go mining análise de dados

TOP 10 HRTechs 2022 – Engajamento, Performance e Cultura – Pix Mídia

TOP 10 IndTechs 2022 – Scoreplan

TOP 10 IOT 2022 – Sirros IoT

TOP 10 RegTechs 2022 – Privacy Tools

Depois de apresentar um pouco do cenário gaúcho de inovação e todo o reconhecimento que nossas startups estão recebendo, vamos ao Ranking de 15 Startups para ficar de olho em 2023. As startups estão listadas em ordem alfabética.

1 – 5HUB

http://www.5hub.com.br – @5hub_

É uma plataforma de gestão de atendimento focada em estratégias de CS (Customer Success), com diversas soluções para gerenciar toda a jornada de atendimento e relacionamento omnichannel da sua empresa. A ferramenta permite unir os principais canais de comunicação do negócio em uma plataforma intuitiva, automatizando o processo de atendimento e proporcionando uma melhor experiência ao cliente.

Nosso olhar:

Os clientes estão nas redes sociais. Entender e atender esses clientes onde quer que eles estejam são os novos desafios das organizações. A solução da 5Hub é capaz de unir todos os canais do negócio e dar continuidade em um relacionamento com o cliente, independente de qual canal ele esteja, apenas seguindo com a conversa.

Recentemente a PipeRun adquiriu a 5Hub e colocou essa solução na linha de frente do CRM no quesito atendimento omnichannel.

2 – Abbiamo

https://abbiamolog.com/ – @abbiamolog

A Abbiamo é uma ferramenta de “Last Mile”, ou seja, é capaz de realizar a orquestração logística de diferentes players, ajudando a empresa a melhorar o atendimento ao consumidor e fidelizá-lo através de uma experiência incrível de entregas, com todas as informações de entrega sendo exibidas ao cliente de modo transparente, fazendo parte da jornada de compra do cliente, onde quer que eles estejam. A ferramenta é capaz de unir informações de diferentes fornecedores de serviços logísticos, conectando e unificando as suas operações, tudo de forma White Label, melhorando a presença de marca do seu negócio.

Nosso olhar:

Em 2022 o e-commerce brasileiro teve o maior sucesso entre os países da América Latina, atingindo US$ 50 bilhões em receita, isso tudo movido pelo crescente número de jovens realizando compras pela internet, a ampliação do uso de internet no Brasil e a expansão no número de celulares com acesso à internet.

Todo esse crescimento e novos públicos exigem dos lojistas melhores experiências de consumo em toda a jornada, desde a captação do cliente, passando pela venda, o processo de entrega e pós-venda. Desde o início do e-commerce no mundo, a logística é um ponto sensível por diversos fatores como custo, tempo e rastreabilidade, e são exatamente nesses itens que a Abbiamo atua, transformando a experiência de entrega, tanto para o cliente quanto para o lojista.

3 – Agidesk

http://www.agidesk.com.br – @agidesk.com.br

O Agidesk é uma plataforma para Centro de Serviços Compartilhados (CSC), Help Desk e Service Desk. Com ele o gestor é capaz de centralizar o atendimento de chamados, e-mails, demandas de serviços administrativos, distribuir tickets entre setores e muitos mais.

Nosso olhar

O escritor americano Patrick Lencioni, referência em gestão empresarial e de equipes, relaciona em seu livro, The Five Dysfunctions of a Team, os 5 principais pontos que se mal gerenciados atrapalham a performance dos times. São eles: confiança, conflito, comprometimento, responsabilidade e resultado.

Se analisarmos a fundo, todos esses itens estão interligados com a distribuição de tarefas, prazos adequados, análise de entregas e feedback, board de tarefas e funções e knowledge disponível para as equipes. O Agidesk é capaz de atuar e gerenciar todos esses itens, seja para clientes internos ou externos, trazendo agilidade, padronização nas entregas, facilidade na implantação e muito mais. Se o maior desafio dos líderes é gerir equipes, sem dúvidas aqui ele terá um fiel escudeiro nessa tarefa.

4- Aprix

https://www.aprix.com.br/ – @aprixbr

A Aprix é especialista em resolver problemas complexos de precificação com alto volume de dados usando inteligência artificial.

Nosso olhar

A apresentação da startup é simples e direta, não precisamos adicionar por menores. Do mesmo modo, direta é a necessidade de boas estratégias de princing, ainda mais em mercado com baixas margens e ampla gama de fornecedores. O pilar “preços” dentro da área de marketing é, depois da gestão de custos, a principal variável que o gestor pode atuar para melhorar margens. Estratégias corretas de preço podem significar grandes resultados sem perder competitividade.

Analisando vários dados de demanda, sazonalidade, comportamento do consumidor, histórico de venda e outros fatores externos ao negócio, através de Inteligência Artificial aplicada ao grande volume de dados, a Aprix é capaz de entregar a melhor estratégia de preços para seu posto de combustíveis ou para a indústria. Setores que cada vez mais necessitam buscar competitividade de preços para alcançar um market share sustentável.

5 – Atendare

http://www.atendare.com – @atendareoficial

O Atendare engloba sistema CRM e ferramenta de automação de marketing para simplificar o processo de vendas complexas, centralizando todo o processo desde o lead até o fechamento de vendas e pós-venda.

Nosso olhar

Vendas complexas dependem de vários tomadores de decisão, possuem normalmente tickets altos e longo período de implantação, sem falar no Alto Custo de Aquisição desses leads. Uma grande dificuldade das equipes de venda está em manter o relacionamento ativo e o tom de continuidade na conversa de venda, interligando os vários pontos de contato com o potencial cliente. Perder a oportunidade de uma venda por falta da gestão do relacionamento com o cliente gera dois custos, um do lead perdido e outro para adquirir um novo potencial cliente.

Ferramentas e campanhas de marketing também são de grande custo para as empresas, e retirar o melhor e mais qualificado perfil de potenciais clientes desse processo otimiza os custos de aquisição e amplia os indicadores de conversão.

São nesses pontos que a solução da Atendare atua, resolvendo grandes gargalos do processo de vendas complexas, de longa duração ou que exigem equipes técnicas especializadas. Com isso, essa solução tem posição de destaque entre outros sistemas de CRM.

6 – Augen

https://augenengenharia.com/ – @augenengenharia

Tecnologia para análise, tratamento e gestão digital da água e efluentes.

A tecnologia da Augen foi desenvolvida para automatizar análises, otimizar dosagens e transformar os dados coletados em informação durante o processo de tratamento da água. Os produtos são modulares, intuitivos e podem operar em módulos individuais ou sistemas compostos por vários módulos.

Nosso olhar

O maior ativo da humanidade é a água, e ela é finita. Com o avanço das pautas ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa e ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a preocupação das empresas no correto uso da água, seu reuso e destinação do efluente deixará de ser apenas “Responsabilidade Ambiental”. Se tornará um requisito de clientes, uma condição para que o negócio continue no mercado.

Uma solução capaz de analisar em tempo real os parâmetros físico/químicos da água e prover o tratamento conforme a necessidade daquele momento, além de reduzir significativamente os custos com tratamento de água bruta (poço e vertente), reuso e efluente ao mesmo tempo que amplia a qualidade e o padrão do tratamento.

7 – Delta Global

https://www.deltaglobal.com.br/ – @deltaglobalbr

Gestão de Frotas Completa, serviços e tecnologia juntos na mais completa plataforma de gestão de frotas da América Latina. Rastreamento, assistência 24h, telemetria, manutenção, abastecimento, gestão de motoristas e outros serviços. Tudo isso coloca a Delta como referência em gestão de frotas. A Delta ainda atende as principais seguradoras e players do setor de transporte e logística.

Nosso olhar

O modal de transporte rodoviário, de carga e de pessoas, é responsável por mais de 60% dos deslocamentos no Brasil, cenário que ainda levará tempo para ter alguma alteração significativa. O crescimento das vendas online e das entregas “last mile” (Dados do Fórum Econômico Mundial apontam que até 2030 as entregas na última milha poderão crescer em até 78%) trazem um mercado promissor para a gestão de frotas.

A Delta salta na frente nessa oportunidade por já possuir uma ampla rede consolidada, além de tecnologias que agregam valor de forma significativa aos seus clientes. Recentemente a Global ainda recebeu investimento da Randon, uma das maiores empresas globais em solução de transporte. Foram R$ 13 milhões aplicados através da Randon Ventures. Esse investimento, além de toda a expertise da Randon no ecossistema de transportes, vai permitir à Delta ampliar o uso e aplicação de tecnologias e novos serviços na plataforma.

8 – Diário Escola – SuperApp

https://diarioescola.com.br/ – @diarioescola

Gestão da comunicação escolar completa, eficiente, simples e rápida! Um diferencial 100% customizável que conecta e aproxima escolas e famílias.

Completo como gestão e simples como um SuperApp, Diário Escola entende as necessidades de cada instituição de ensino. Por isso, oferece múltiplas soluções e a melhor experiência em agenda escolar online. O app possui funcionalidades e recursos completos e supereficientes para viabilizar e simplificar campanhas de matrículas, diminuir o trabalho da secretaria, reduzir custos e a inadimplência além da gestão pedagógica.

Nosso olhar

A solução da Diário Escola tem alguns pontos importantes que a colocam em destaque: não é apenas uma agenda virtual, controla todo o processo da escola, desde matrículas, centros de custos, contas a pagar e receber, controle de contratos, planejamento pedagógico, histórico escolar, entre outras funções. É uma solução completa para o gestor escolar e um grande adicional para a família que pode acompanhar de perto a vida escolar dos filhos.

Outro diferencial é a integração com controles de portaria aumentando a segurança escolar e professores e alunos, e ainda reduzindo o tempo gasto na hora de buscar os filhos.

9 – Instor – Projetos e Robótica

https://instor.com.br/ – @instor.robotica

A Instor Projetos e Robótica é uma startup que desenvolve tecnologia robótica de ponta no intuito de reduzir horas de exposição humana a riscos. Atua em O&G, mineração, saúde, logística, nuclear e agricultura.

Nosso olhar

Que a robótica chegou para ficar não é novidade para ninguém, mas o uso da robótica e sistemas autônomos ainda carece de especialização. Não é qualquer robô que serve em qualquer aplicação e a indústria como um todo ainda está aprendendo sobre essas especializações de uso e aplicação.

Talvez esse seja o maior diferencial da Instor, apesar da sua grande linha de produtos, as soluções são altamente dedicadas, e em cenários que exigem dos equipamentos os mais altos níveis de garantia e segurança. Atuar em ambientes com risco de explosão, contaminação, inspeção térmica, nuclear, entre outros, exige da Instor estar sempre na vanguarda do P&D, trazendo soluções únicas ao mercado e agregando de forma singular valor aos seus clientes.

10 – Int6 Tech

https://int6tech.com/ – @int6tech

Automação da rede óptica GPON e dos equipamentos Wi-fi, virtualização de funções de rede e controle remoto de dispositivos de assinantes para operadoras e provedores de internet.

Nosso olhar

Das startups dessa lista, talvez a Int6 seja a que possui o mercado mais nichado de todas, o que não reduz em nada seus méritos que fazem ela merecer uma posição nessa lista.

O crescimento da internet no Brasil é significativo, chegando a atingir 90,0% dos domicílios do país em 2021, com alta de 6 pontos percentuais (p.p.) frente a 2019, quando 84,0% dos domicílios tinham acesso à grande rede. Na área rural, a proporção de domicílios com internet foi de 57,8% para 74,7%, entre 2019 e 2021, enquanto na área urbana, ela subiu de 88,1% para 92,3%.

Todo esse crescimento exige cada vez mais dos provedores melhores ferramentas de gestão, controle e suporte de seus backbones, ramais de distribuição e usuários. É nesse ponto que a Int6 mostra seu valor, já monitorando mais de 1 milhão de assinantes e realizando a ativação de 30 mil novas conexões por mês nos principais provedores de internet fibra do Brasil.

11 – Kiskadi

https://kiskadi.com/ – @kiskadi_crm

Chega de descontos, ofereça cashback aos seus clientes. Aumente suas vendas e recorrência de compras com a nossa plataforma.

É assim que a Kiskadi se apresenta em seu site. Olhando com um pouco mais de atenção, logo se percebe que é mais que uma ferramenta de cashback. Na verdade, trata-se de um CRM para o varejo, uma ferramenta que pode atuar ampliando a atração de clientes, na reativação de clientes, gestão de campanhas de novos produtos e datas comemorativas, além de diversas funcionalidades.

Nosso olhar

Já falamos muito nesse ranking sobre o crescimento do e-commerce e da internet, mas ainda há mais. Segundo uma pesquisa da CNI – Confederação Nacional da Indústria, realizada em abril de 2021, a resistência dos consumidores em comprar pela internet melhorou em 4%, de 43% para 39%. Pode não parecer muito, mas em um contingente de 155,7 milhões de usuários no Brasil, estamos falando de quase 7 milhões de potenciais clientes dispostos a comprar online. Isso coloca o e-commerce brasileiro num desafio de alcançar e atrair essa massa de novos consumidores para suas plataformas.

É nesse contexto que a Kiskadi se destaca, com uma ótima ferramenta de aquisição de clientes 1ª compra, usando o cashback como atrativo para conversão e ainda dispondo de um exército de ferramentas para auxiliar o lojista na fidelização desses novos clientes.

12 – Lagom

https://lagombrasil.com.br – @lagom.brasil

Sistema ágil e sustentável de construir que melhora sua qualidade de vida e conecta você à natureza. Inovação com patente verde.

A Lagom desenvolveu um sistema construtivo modular, seco, reutilizável, sustentável e renovável, com grandes possibilidades de aplicações e inúmeros benefícios sobre a alvenaria e carpintaria tradicional, como controle térmico, acústico e de umidade.

Nosso olhar

O Brasil ainda constrói como no século passado. Métodos construtivos à seco com o Wood Frame e o Steel Frame ainda “não pegaram” em terras tupiniquins, mas muito mais que uma tendência, começa a se tornar uma necessidade. Tanto por custos produtivos, qualidade de acabamento, limpeza e menor geração de resíduos da obra.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) previu uma desaceleração no crescimento da construção civil em 2022, mas o índice ainda permanece positivo, em torno de 2%. Comparado ao ano de 2021, que alcançou 7,6%, a CBIC afirma que a construção civil continua animada.

O Brasil figura entre os 10 maiores produtores de madeira do mundo. As exportações de madeira serrada de pinus cresceram significativamente (29%) em valor entre abril de 2021 (US$ 59,7 milhões) e abril de 2022 (US$ 77,2 milhões). Em volume, as exportações diminuíram ligeiramente no mesmo período de 285.500 m3 para 281.100 m3.

Dito isso, a matéria prima temos, falta apenas o brasileiro conhecer os benefícios da construção à seco. A Lagom apresenta um diferencial interessante, pois suas placas possuem uma tecnologia própria, uma espécie de sanduíche de tabuas de pinus com um recheio isolante térmico. O processo construtivo é similar à montagem de um lego para projetos especiais, ou ainda a Lagom oferece ambientes modulados construídos em fábrica e levados prontos para o local de instalação da edificação.

13 – Syntalgae

https://www.syntalgae.com.br/ – @syntalgae

Alta tecnologia baseada na biodiversidade brasileira de microalgas. A Syntalgae é uma empresa de biotecnologia e P&DI voltada para a bioeconomia, combinando de forma criativa tecnologias de ponta com os recursos naturais brasileiros. Dispõe de um banco de células de microalgas de alto valor biotecnológico para a geração de produtos à base de biomassa ou bioativos de alta pureza. Especialistas em soluções para bioprocessos e produtos mais sustentáveis, que vem para resolver uma forte dor do mercado de microalgas: a baixa produtividade. Atuam na área de nutrição animal, humana, cosméticos, farmacêutica, química verde, biocombustíveis e agricultura.

Nosso olhar

Sim, microalgas! E por diversos motivos. Enorme potencial nutritivo, tanto para alimentação humana como animal. Grande potencial para uso como adubo, sendo uma alternativa aos adubos químicos. Alta taxa de captura de carbono, de 2 toneladas de carbono capturado para cada tonelada de biomassa produzida. Alto nível de micro e macro nutrientes, sendo uma matéria prima de alto valor para a indústria farmacêutica e de cosméticos. Enfim, daria para encher páginas e páginas sobre os usos e aplicações das algas.

O interesse mundial na proteína advindo das microalgas também está enorme. Durante a conferência “EIT Future of Food”, em junho de 2022, Virginijus Sinkevičius, comissário europeu para o ambiente, oceanos e pescas, e um dos sete membros do Grupo de Comissários sobre o Pacto Ecológico Europeu, destacou o interesse da UE (União Europeia) em elevar esse setor nos estados membros, criando uma iniciativa para melhorar a cooperação entre os produtores, vendedores e desenvolvedores de tecnologia de algas no continente.

Mas e a Syntalgae? Mais que uma startup, ela já se posiciona como uma plataforma de soluções para a indústria de microalgas, mas não apenas um produtor. São vários segmentos de atuação da startup:

Banco de microalgas – Um enorme banco de algas mapeado, oriundo da rica biodiversidade brasileira, com microalgas para diversas aplicações e com diferentes parâmetros biotecnológicos.

Processo de produção – Tecnologia própria para produção em alto rendimento, garantido maior produtividade, padronização e níveis de qualidade do que os métodos tradicionais.

Inteligência Artificial – Outro ativo dessa startup. Através de um algoritmo que utiliza inteligência artificial para acelerar o estudo dos parâmetros de produção das microalgas. Essa solução também pode ser aplicada para outros processos.

Knowledge – A Syntalgae já é reconhecida pelo seu pioneirismo em Pesquisa e Desenvolvimento, participando de outros projetos ao redor do mundo, principalmente na Europa.

14 – Tecredi

https://www.tecredi.com.br/ – @tecredi.com.br

Plataforma 100% digital de crédito para veículos, bem como garantia.

Fintech com apenas dois anos de atuação. A estratégia aplicada aos negócios comprovam o êxito empresarial. A Tecredi prevê encerrar 2022 com R$ 67 milhões em crédito concedido. Para 2023, o alvo é uma carteira com R$ 350 milhões em crédito.

Nosso olhar

Com o aumento das taxas de câmbio, de juros, escassez de componentes entre outros fatores, o preço dos veículos zero km não são mais uma opção para muitos consumidores, o que aqueceu o mercado de seminovos. Pesquisa da FIPE de janeiro de 2020 a maio de 2022 mostrou alta de 70,8% no mercado de seminovos de até três anos e a tendência é de continuidade.

Com esse cenário positivo, a Tecredi ainda tem outras cartas na manga. Possui uma ferramenta própria de análise de crédito, capaz de analisar o perfil de crédito de forma diferenciada e com taxas realmente competitivas, o que está atraindo um público criterioso que faz pesquisa de taxas e que valoriza seu próprio score.

15 – Zelle

https://www.zelle.com.br/ – @zelle.app

A Zelle é uma plataforma que auxilia pais, mães e familiares a manterem a comunicação e a troca de informações de forma equilibrada e eficiente, sendo uma solução exclusiva e completa para ajudar no cuidado dos filhos.

Através do app é possível compartilhar a agenda da criança, dados de saúde e educação, indicando responsáveis para cada atividade da criança.

Nosso olhar

Encontre uma dor e crie uma solução, se essa é a premissa de uma startup de sucesso o app da Zelle seguiu essa cartilha à risca! Surgindo da necessidade de organizar a rotina de filhos com pais separados, o propósito aqui é zelar pelo bem-estar dos filhos e das relações familiares.

No país, o número de registros de guarda compartilhada quase triplicou entre 2014 e 2020, passando de 7,5% dos casos de divórcio de casais com filhos menores para 31,3% de acordo com as Estatísticas do Registro Civil, do IBGE. E quando a solução é boa, o consumidor dá novo uso. Já há registros de uso do Zelle para os cuidados de pais idosos, que dependem do apoio dos filhos para mercado, idas ao médico e tudo mais.

E essas são dores não só no Brasil. Com grande potencial de expansão em países de língua portuguesa e logo mais a américa latina, sem dúvidas em breve serão milhares de downloads.

Confira aqui um material que ensina tudo que você precisa saber para elaborar um pitch de arrasar.

Acesse Aqui

Gostou desse post?

Conteúdo escrito por:

Você também pode gostar de: